Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 3 de fevereiro de 2024

V DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B

 




Comprometidos com o Evangelho

   


A liturgia do 5.º Domingo do Tempo Comum coloca-nos face a questões que, desde sempre, inquietaram os seres humanos: qual o sentido do sofrimento e da dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? A Palavra de Deus que hoje escutamos não tem respostas absolutas para estas questões; mas deixa-nos uma certeza fundamental: o projecto que Deus tem para nós não é um projecto de morte, mas é um projecto de felicidade e de vida sem fim.

Na primeira leitura, um crente chamado Job comenta, com amargura e desilusão, o facto de a sua vida estar marcada por um sofrimento atroz e de Deus parecer ausente e indiferente face ao desespero em que a sua existência decorre… Apesar disso, é a Deus que Job se dirige, pois sabe que Deus é a sua única esperança e que fora d’Ele não há possibilidade de salvação.

No Evangelho manifesta-se a eterna preocupação de Deus com a felicidade dos seus filhos. Na acção libertadora de Jesus em favor dos homens, começa a manifestar-se esse mundo novo sem sofrimento, sem opressão, sem exclusão que Deus sonhou para os seus filhos e filhas. O texto sugere, ainda, que a acção de Jesus tem de ser continuada pelos seus discípulos.

Na segunda leitura, Paulo de Tarso revela aos coríntios – e aos crentes de todas as épocas e lugares – que o amor é o princípio fundamental que guia cada um dos seus passos. Foi por amor que ele se fez servidor do Evangelho, sem exigir nada de ninguém. É de acordo com este princípio que os discípulos de Jesus devem viver.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I – Job 7,1-4.6-7

Leitura do Livro de Job

Job tomou a palavra, dizendo:

«Não vive o homem sobre a terra como um soldado? Não são os seus dias como os de um mercenário? Como o escravo que suspira pela sombra e o trabalhador que espera pelo seu salário, assim eu recebi em herança meses de desilusão e couberam-me em sorte noites de amargura. Se me deito, digo: ‘Quando é que me levanto?’ Se me levanto: ‘Quando chegará a noite?’ e agito-me angustiado até ao crepúsculo. Os meus dias passam mais velozes que uma lançadeira de tear e desvanecem-se sem esperança. – Recordai-Vos que a minha vida não passa de um sopro e que os meus olhos nunca mais verão a felicidade».


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 146 (147)

Refrão: Louvai o Senhor, que salva os corações atribulados.

Louvai o Senhor, porque é bom cantar, é agradável e justo celebrar o seu louvor. O Senhor edificou Jerusalém, congregou os dispersos de Israel.

Sarou os corações dilacerados e ligou as suas feridas. Fixou o número das estrelas e deu a cada uma o seu nome.

Grande é o nosso Deus e todo-poderoso, é sem limites a sua sabedoria. O Senhor conforta os humildes e abate os ímpios até ao chão.


LEITURA II – 1 Coríntios 9,16-19.22-23

Leitura da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios

Irmãos:

Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho! Se o fizesse por minha iniciativa, teria direito a recompensa. Mas, como não o faço por minha iniciativa, desempenho apenas um cargo que me está confiado. Em que consiste, então, a minha recompensa? Em anunciar gratuitamente o Evangelho, sem fazer valer os direitos que o Evangelho me confere. Livre como sou em relação a todos, de todos me fiz escravo, para ganhar o maior número possível. Com os fracos tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de ganhar alguns a todo o custo. E tudo faço por causa do Evangelho, para me tornar participante dos seus bens.


EVANGELHO – Marcos 1,29-39

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los.

Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam qual Ele era. De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram».

Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim».

E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.


Avisos à Comunidade Paroquial:

Na Quarta-feira dia 7 de Fevereiro não haverá Missa.

No próximo Sábado, celebraremos na nossa comunidade o Dia Mundial do Doente com a Missa às 15H30 no Salão Paroquial.

Quem quiser, no final Eucaristia, pode adquirir na sacristia as velas benzidas ontem na Festa da Apresentação do Senhor / Senhora das Candeias.


Contributo Paroquial

No próximo fim-de-semana, dias 10 e 11 de Fevereiro, o Conselho Económico irá iniciar a recolha dos Direitos Paroquiais. Sendo a sua única fonte de rendimento, o nosso pároco desde já pede e apela à generosidade de todos os paroquianos.


Dia Mundial do Doente

No próximo Sábado, dia 10 de Fevereiro a Conferência Vicentina vai promover Dia Mundial Doente, com Missa às 15H30 no Salão Paroquial. No final será servido um lanche seguido de animação.


Procissão do Senhor dos Passos

No dia 24 de Fevereiro, a nossa Paróquia, através das Zeladoras, vai organizar um jantar de angariação de fundos, na Escola Primária, para fazer face às despesas da nossa Procissão dos Passos. A procissão implica a despesa de alguns milhares de euros, nomeadamente com a participação da Banda de Música. Estamos todos convidados a, desta forma, ajudar a nossa Comunidade Paroquial. No Terceiro Domingo da Quaresma, dias 2 e 3 de Março, os ofertórios das Eucaristias serão destinados para o mesmo efeito.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 4Fev, às 09H30, V Domingo do Tempo Comum - Ano B


Sábado dia 10Fev, às 15H30 – Eucaristia do Dia Mundial do Doente, no Salão Paroquial

Domingo dia 11Fev, às 09H30, VI Domingo do Tempo Comum - Ano B


Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário