Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 1 de março de 2024

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE MARÇO

 


INTENÇÃO DE ORAÇÃO:


Pelos novos mártires,

testemunhas de Cristo

   


Intenção de Oração:

Rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário.


Reflexão

Este mês, o Papa convida-nos a rezar por todos os missionários(as) que vivem a sua fé até às últimas consequências.

Martyria é uma palavra grega que significa o testemunho de fidelidade a Cristo. Na história da Igreja, os mártires, são «os campeões da fé» (como lhes chama o Papa Bento XVI), os quais nos ensinam, com as suas próprias vidas, que só é capaz de ser testemunha de Cristo quem o conheceu.

Há regiões do mundo onde dar testemunho público da fé cristã implica correr o risco de ser assassinado. A coragem e o testemunho dos mártires hodiernos despertam as nossas consciências adormecidas, reavivando em cada cristão o espírito missionário e levando a Igreja a ser cada vez mais corajosa e missionária.

Todos os anos, na Quarta-feira depois da solenidade de Cristo Rei, os católicos recordam os cristãos perseguidos em todo o mundo, naquela que agora é conhecida como «Quarta-feira vermelha». Como disse o Papa a 11 Dezembro de 2019, «haverá sempre mártires entre nós: este é o sinal de que estamos no caminho de Jesus. É uma bênção do Senhor que haja, entre o povo de Deus, algum testemunho de martírio».

Nesta intenção, recordamos os cristãos que vivem em países onde não são reconhecidas as liberdades humanas básicas, como a liberdade de consciência, de religião, de culto. Também quem vive em países onde o cristianismo é proibido ou considerado como uma ameaça.


Oração

Pai de bondade, porque fomos salvos pelo teu Filho, Jesus, o príncipe do mundo odeia-nos e suscita a perseguição que, desde os tempos de Jesus e da Igreja nascente, continua até aos nossos dias.

Os mártires tiveram a graça de confessar Jesus até ao fim, até à morte. Eles sofrem, eles dão a vida, e nós recebemos a tua bênção pelo seu testemunho.

Que a recordação destes testemunhos heróicos, antigos e recentes, nos confirme, Senhor, na consciência de que a Igreja é Igreja quando é Igreja de mártires.

Pedimos-te, hoje, pelos novos mártires escondidos, esses homens e essas mulheres fiéis à força mansa do amor, à voz do Espírito Santo, que na vida de cada dia procuram ajudar os irmãos e amar-te sem reservas.

A Igreja necessita daqueles que têm a coragem de aceitar a graça de ser testemunhas até ao fim, até à morte. Eles são o sangue vivo da Igreja, são as testemunhas que levam a Igreja por diante; os que demonstram que Jesus ressuscitou, que está vivo. Que, pela sua coerência de vida, aprendamos que, com a força do amor, com a mansidão, se pode lutar contra a prepotência, a violência, a guerra e se pode realizar, com paciência, a paz.

Ámen.


Desafios

- TESTEMUNHAR COM A PRÓPRIA VIDA: A tua vida é testemunho do amor de Jesus pelos irmãos? És bênção para eles?

Os mártires… tiveram a graça de confessar Jesus até ao fim, até à morte. Eles sofrem, eles dão a vida e nós recebemos a bênção de Deus pelo seu testemunho”. (Papa Francisco)

- ENCARNAR O EVANGELHO: Qual é o motor de cada um dos teus dias? É o amor ou os teus interesses pessoais?

Também há muitos mártires escondidos, esses homens e essas mulheres fiéis à força mansa do amor, à voz do Espírito Santo, que, na vida de cada dia, procuram ajudar os irmãos e amar a Deus sem reservas”. (Papa Francisco)

- CONTAGIAR CORAGEM: Toma um tempo para acolher o Espírito. Terás assim a coragem de não te comprometeres com os enganos do mundo.

Acolher o seu Espírito pode levar-nos a ter nos corações um amor tão grande que nos leve a oferecer as nossas vidas pelo mundo, sem nos comprometermos com os seus enganos e aceitando a sua rejeição”. (Papa Francisco)

- CORRER RISCOS: Que postura queres adoptar? Não tenhas medo de escolher Jesus: ganhas mais do que perdes.

Se o mundo vive baseado no dinheiro, qualquer pessoa que demonstre que a vida se pode realizar no dom e na renúncia transforma-se num incómodo para o sistema da cobiça … nessa beleza há algo incómodo que apela a adotar uma posição: ou deixar-se questionar e abrir-se à bondade, ou rejeitar essa luz e endurecer o coração”. (Papa Francisco).

- LEVAR À MISSÃO: Que a tua vida seja coerente. Vive o que acreditas, pois o teu testemunho de cada dia é importante.

«De que precisa a Igreja de hoje?» De mártires, de testemunhas, isto é, de santos de todos os dias … os santos da vida ordinária, levada por diante com coerência; mas também daqueles que têm a coragem de aceitar a graça de ser testemunhas até ao fim, até à morte. Todos esses são o sangue vivo da Igreja. São as testemunhas que levam por diante a Igreja; aqueles que demonstram que Jesus ressuscitou, que Jesus está vivo”. (Papa Francisco).


O VÍDEO DO PAPA – Pelos novos mártires, testemunhas de Cristo


"Este mês quero contar-lhes uma história que é um reflexo da Igreja de hoje. É a história de um testemunho de fé pouco conhecido.

Ao visitar um campo de refugiados em Lesbos, um homem disse-me: “Padre, sou muçulmano. A minha mulher era cristã. Os terroristas chegaram ao nosso país, olharam-nos e perguntaram qual era a nossa religião. Viram a minha mulher com o crucifixo e disseram-lhe para o atirar ao chão. Ela não o fez e degolaram-na à minha frente." Histórico.

Sei que ele não tinha rancor. Centrava-se no exemplo de amor da sua esposa, um amor a Cristo que a levou a aceitar e ser leal até à morte.

Irmãos, irmãs, sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo.

Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo.

A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos.

Rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam a sua vida pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário. E abertos à graça do martírio."


Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário