A catequese de hoje
foi sobre a virtude da Fé
O Papa Francisco abordou hoje a virtude da Fé que junto com a Caridade e a Esperança formam as Virtudes Teologais.
“As três Virtudes Teologais são os grandes dons que Deus dá à nossa capacidade moral.”
“Sem elas poderíamos ser prudentes, justos, fortes e temperantes, mas não teríamos olhos que vêem mesmo no escuro, não teríamos um coração que ama mesmo quando não é amado, não teríamos uma esperança que ousa contra toda esperança.”
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, "a fé é o acto com o qual o homem se entrega total e livremente a Deus".
“A fé é a virtude que faz o cristão. Porque ser cristão não é antes de tudo aceitar uma cultura, com os valores que a acompanham, mas acolher e preservar um vínculo, um vínculo com Deus: eu e Deus; a minha pessoa e o rosto amável de Jesus. Este vínculo é o que nos torna cristãos.”
O Papa Francisco disse ainda que "nem todos têm fé", "e mesmo nós, que cremos, muitas vezes percebemos que temos apenas uma pequena quantidade dela. Muitas vezes Jesus pode censurar-nos, como fez com os seus discípulos, por sermos 'homens de pouca fé'”.
“Mas é o dom mais feliz, a única virtude que podemos invejar. Porque quem tem fé é habitado por uma força que não é só humana; de facto, a fé “desencadeia” em nós a graça e abre a mente ao mistério de Deus.”
PAPA FRANCISCO - AUDIÊNCIA GERAL
Sala Paulo VI, Quarta-feira, 1° de maio de 2024
Catequeses - Vícios e virtudes.
17. A Fé
Locutor (Resumo da catequese de hoje):
Hoje reflectimos sobre a virtude da fé que, antes de tudo, é dom de Deus. Ela conserva a nossa relação com Ele e possibilita ver o invisível. Foi a fé que fez Abraão, Moisés e a Virgem Maria sentirem-se seguros nas mãos do Senhor e completamente abandonados à sua vontade. Pela fé venceram o medo, que por vezes tenta submergir-nos, como sucedeu no Evangelho aos discípulos quando se debateram com uma tempestade em alto mar. Enquanto eram tomados pelo pânico, Jesus dormia na barca. Apavorados, acordaram-no e sentiram o Senhor perguntar-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?». Na verdade, sem a fé, podemos afogar-nos no mar do medo. Porém, com ela, revestidos da força que vem de Deus, saímos sempre vitoriosos.
Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário