Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 1 de maio de 2024

A FÉ É O PRIMEIRO DOM A SER ACOLHIDO NA VIDA CRISTÃ

 



A catequese de hoje

foi sobre a virtude da Fé

   


O Papa Francisco abordou hoje a virtude da Fé que junto com a Caridade e a Esperança formam as Virtudes Teologais.

As três Virtudes Teologais são os grandes dons que Deus dá à nossa capacidade moral.”

Sem elas poderíamos ser prudentes, justos, fortes e temperantes, mas não teríamos olhos que vêem mesmo no escuro, não teríamos um coração que ama mesmo quando não é amado, não teríamos uma esperança que ousa contra toda esperança.”

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, "a fé é o acto com o qual o homem se entrega total e livremente a Deus".

A fé é a virtude que faz o cristão. Porque ser cristão não é antes de tudo aceitar uma cultura, com os valores que a acompanham, mas acolher e preservar um vínculo, um vínculo com Deus: eu e Deus; a minha pessoa e o rosto amável de Jesus. Este vínculo é o que nos torna cristãos.”

O Papa Francisco disse ainda que "nem todos têm fé", "e mesmo nós, que cremos, muitas vezes percebemos que temos apenas uma pequena quantidade dela. Muitas vezes Jesus pode censurar-nos, como fez com os seus discípulos, por sermos 'homens de pouca fé'”.

Mas é o dom mais feliz, a única virtude que podemos invejar. Porque quem tem fé é habitado por uma força que não é só humana; de facto, a fé “desencadeia” em nós a graça e abre a mente ao mistério de Deus.”


PAPA FRANCISCO - AUDIÊNCIA GERAL

Sala Paulo VI, Quarta-feira, 1° de maio de 2024

Catequeses - Vícios e virtudes.

17. A Fé

Locutor (Resumo da catequese de hoje):

Hoje reflectimos sobre a virtude da fé que, antes de tudo, é dom de Deus. Ela conserva a nossa relação com Ele e possibilita ver o invisível. Foi a fé que fez Abraão, Moisés e a Virgem Maria sentirem-se seguros nas mãos do Senhor e completamente abandonados à sua vontade. Pela fé venceram o medo, que por vezes tenta submergir-nos, como sucedeu no Evangelho aos discípulos quando se debateram com uma tempestade em alto mar. Enquanto eram tomados pelo pânico, Jesus dormia na barca. Apavorados, acordaram-no e sentiram o Senhor perguntar-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?». Na verdade, sem a fé, podemos afogar-nos no mar do medo. Porém, com ela, revestidos da força que vem de Deus, saímos sempre vitoriosos.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário