Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 4 de maio de 2024

VI DOMINGO DA PÁSCOA - Ano B

 




Amai-vos como Eu vos amei”

   


A liturgia do sexto Domingo da Páscoa expõe, diante dos nossos olhos, a “rede” de amor que atravessa toda a história da salvação: Deus é a fonte primeira do amor; Ele ama o seu Filho Jesus, comunica-lhe o seu amor e envia-o ao encontro dos homens; Jesus mostrou aos homens, em gestos e palavras, o amor de Deus; os discípulos de Jesus acompanharam-no desde a Galileia até Jerusalém e foram testemunhas do seu amor “até ao extremo”; transformados em Homens Novos pelo amor de Jesus, os discípulos são agora no mundo os arautos do amor de Deus.

A segunda leitura confirma que Deus é a origem do amor (“Deus é amor”) e que foi d’Ele que partiu essa corrente de amor que nos alcançou, em Jesus e por Jesus. Nós, transformados por esse amor, podemos agora aproximar-nos de Deus, conhecer a Deus e tornarmo-nos filhos de Deus.

No Evangelho Jesus, em contexto de despedida, deixa aos discípulos “o seu” mandamento fundamental: “amai-vos como Eu vos amei”. Eles são os “amigos” a quem Jesus amou até ao fim e revelou o amor do Pai. A missão dos discípulos é testemunhar, no mundo e na história, esse jeito de viver que aprenderam com Jesus.

A primeira leitura afirma que a salvação oferecida por Deus através de Jesus Cristo, e levada ao mundo pelos discípulos, se destina a todos os homens e mulheres, sem excepção. Para Deus, o que é decisivo não é a pertença a uma raça ou a um determinado grupo social, mas sim a disponibilidade para acolher o amor de Deus e para dar testem unho desse amor.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:


LEITURA I – Actos dos Apóstolos 10,25-26.34-35.44-48

Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornélio. Este veio-lhe ao encontro

e prostrou-se a seus pés. Mas Pedro levantou-o, dizendo: «Levanta-te, que eu também sou um simples homem».

Pedro disse-lhe ainda: «Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável».

Ainda Pedro falava, quando o Espírito desceu sobre todos os que estavam a ouvir a palavra. E todos os fiéis convertidos do judaísmo, que tinham vindo com Pedro, ficaram maravilhados ao verem que o Espírito Santo se difundia também sobre os gentios, pois ouviam-nos falar em diversas línguas e glorificar a Deus.

Pedro então declarou: «Poderá alguém recusar a água do Baptismo aos que receberam o Espírito Santo, como nós?»

E ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. Então, pediram-lhe que ficasse alguns dias com eles.


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 97 (98)

Refrão: O Senhor manifestou a salvação a todos os povos.

Cantai ao Senhor um cântico novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mão e o seu santo braço Lhe deram a vitória.

O Senhor deu a conhecer a salvação, revelou aos olhos das nações a sua justiça. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel.

Os confins da terra puderam ver a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai.


LEITURA II – 1 João 4,7-10

Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos:

Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim se manifestou o amor de Deus para connosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que vivamos por Ele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.


EVANGELHO – João 14,23

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».


Avisos à Comunidade Paroquial:


Visita Pastoral

Como já foi divulgado (VER Programa), a Vista Pastoral de Sr. D. Joaquim Dionísio à nossa paróquia vai decorrer de 7 a 12 de Maio. Na última reunião do Conselho Paroquial de Pastoral foi decidido que os ofertórios deste fim-de-semana, dias 4 e 5, destinam-se a fazer face às despesas com a Visita Pastoral.

No próximo fim-de-semana a Missa Comunitária não será no Domingo mas no Sábado, dia 11 de Maio, na Capela de São Pantaleão. No Domingo, a Eucaristia será às 10H30 para administração do Sacramento do Crisma e destinada aos crismandos.


Mês de Maria


DIA / Recitação do Terço

HORA

LOCAL

GRUPO RESPONSÁVEL

5Mai

Domingo

20H00

Igreja

Zeladoras

6Mai

Segunda-feira

21H00

Igreja

Acólitos

7Mai

Terça-feira

20H30

Igreja

Conferência Vicentina

8Mai

Quarta-feira

21H00

Igreja

Grupo de Jovens

9Mai

Quinta-feira

20H00

Igreja

10 e 11º ano Catequese

10Mai

Sexta-feira

21H00

Igreja

5º ano Catequese

11Mai

Sábado

18H00

S. Pantaleão

3º ano Catequese

12Mai

Domingo

20H00

Igreja

Grupo Coral da Catequese


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 5Mai, às 09H30, VI Domingo da Páscoa - Ano B


Quarta-feira dia 8Mai, às 19H00 – Eucaristia seguida de Romagem ao Cemitério


Sábado dia 11Mai, às 17H00 – Eucaristia Vespertina na Capela de São Pantaleão

Domingo dia 12Mai, às 10H30, Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano B – Missa com o Sacramento do Crisma



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário