Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

D. ARMANDO ESTEVES DOMINGUES NOMEADO BISPO AUXILIAR DO PORTO









A ordenação episcopal está marcada para dia 16 de Dezembro na Catedral de Viseu
   
   
O Papa Francisco nomeou no dia 27 de Outubro de 2018, Mons. Armando Esteves Domingues, até agora Vigário Geral da Diocese de Viseu, como Bispo titular de Centenaria e Auxiliar do Porto.

A ordenação episcopal será na Catedral de Viseu no dia 16 de Dezembro de 2018 às 15H30.

O senhor D. Armando Esteves Domingues substitui o senhor D. António Maria Bessa Taipa que, entretanto, já tinha atingido a idade prevista para efeitos de resignação.


Dados biográficos

Nascimento: 10MAR1957, em Oleiros, Castelo Branco
Ordenação Presbiteral: 03JAN1982, na Sé Catedral de Viseu

Nasceu a 10 de Março de 1957, na paróquia e freguesia de Oleiros, no distrito de Castelo Branco.
Filho de Manuel Domingues e de Maria Rosa Esteves, é o oitavo de onze irmãos e, nesta família numerosa, há já 17 sobrinhos e 18 sobrinhos netos.

Após o exame da 4ª Classe na Vila de Oleiros, ruma a Viseu e ingressa no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres, em Outubro de 1967. Concluiu, em Junho de 1980, o Curso de Teologia dos Seminários no Seminário Maior de Viseu.

A partir de Julho de 1980 até Outubro de 1981, faz um ano de estágio pastoral em Roma e, especificamente, frequentou estudos sobre pastoral juvenil, espiritualidade e pastoral familiar com incidência na preparação de noivos para o matrimónio.
Realizou também trabalhos como tradutor de Italiano/português em Congressos internacionais.

Ao regressar à Diocese, é ordenado Diácono a 25 de Novembro de 1981 e Presbítero a 3 de Janeiro de 1982, na Sé catedral de Viseu.

No dia 15 de Janeiro de 1982, é chamado a dar apoio pastoral às paróquias de Fragosela e Santos Evos.
Posteriormente, a 24 de Maio de 1982, é nomeado pároco de S. Martinho das Moitas, Gafanhão e Covas do Rio e, em Outubro de 1983, assume também a paroquialidade de Reriz, nos concelhos de S. Pedro do Sul e Castro Daire.

A 2 de Setembro de 1984, frequenta o Curso de Capelães Militares e, no final, fica como Capelão Militar na Força Aérea Portuguesa, colocado no Estado Maior da Força Aérea e capelão da Base de Tropas Paraquedistas de Monsanto, Comando da Força Aérea, comando das Tropas Paraquedistas, DGAFA e Aeroporto de Trânsito nº1.
Em Março de 1984, é nomeado Capelão da Base de Alfragide e adjunto do Capelão Chefe da Força Aérea.
Ainda como militar, entre Dezembro de 1984 e Janeiro de 1987 é Assistente da 4ª Secção do Escutismo na Região de Lisboa e Adjunto do Assistente Regional, colaborando também com os Cursilhos de Cristandade.

Em Fevereiro de 1987, regressando à Diocese, é nomeado Professor de Religião e Moral da Escola Secundária Emídio Navarro, Assistente do Agrupamento 102 do CNE, Assistente do Movimento de Educadores Católicos e Assistente Regional do CNE até 1996.

A partir de Outubro 1987 é eleito para Membro do Conselho Presbiteral até ao presente, onde foi, em 2 mandatos, Coordenador do seu Secretariado Permanente.
É membro do Conselho Pastoral Diocesano e do Colégio de Consultores.

É Assistente do Movimento Equipas de Casais de Nossa Senhora, sendo Conselheiro Espiritual de 2 Equipas.

A 17 de Setembro de 1989 é Pároco “in solidum” de Torredeita, Boaldeia e Farminhão do Arciprestado Viseu 1 e com responsabilidades pastorais em Caparrosa e Queirã, do conselho de Tondela e Vouzela.
Foi Arcipreste do Arciprestado Viseu 1.
Naquelas paróquias, desenvolveu funções e animou Projectos na área do Ensino e Social: com o Projecto Vida, IPJ, IEFP, Segurança Social, Centro de Alcoologia de Coimbra, Pró Habit para reconstrução de casas degradadas.
Após alguns anos deste trabalho, constituíram-se duas novas IPSS canónicas e construíram-se as respectivas instalações em Torredeita e Boaldeia.

Entre 1989 e 2014 é professor de Ética e Desenvolvimento Pessoal na Escola Profissional de Torredeita, sendo ainda membro do Conselho de Amigos da Fundação Joaquim dos Santos.
De 1989 a 2016 foi Director do Jornal “Voz de Torredeita e Boaldeia.

Em Novembro de 2004 é nomeado Ecónomo Diocesano até Julho de 2015.

Em Setembro de 2006, é Pároco “in solidum” da Paróquia de S. Salvador e do Vicariato de Nossa Senhora do Viso, onde se veio a construir o Centro Pastoral de Nossa Senhora do Viso, com um novo templo e demais estruturas pastorais, construído com grande envolvimento de toda a comunidade e inaugurado a 6 de Novembro de 2011.
A 8 de Setembro de 2012 é nomeado pároco desta “já” paróquia.
Acolheu seminaristas do Seminário Maior de Viseu em percurso pastoral formativo, recebeu e orientou o Ano de Estágio Pastoral de quatro actuais Presbíteros.
Em 2016/17 foi professor dos alunos do Seminário Maior de Viseu no último ano de formação.

Desde 20 de Julho de 2015 até ao momento é Vigário Geral da Diocese de Viseu.




A propósito da nomeação de D. Armando Domingues, o Bispo de Viseu D. António Luciano dos Santos Costa refere na sua Mensagem ao presbitério e à Diocese de Viseu:

Por tanto bem realizado na nossa Diocese de Viseu, o nosso obrigado sincero, alargado a todos os seus familiares Que Deus o recompense e o ajude a ser um bom Bispo.
Que tenha um ministério episcopal alegre e fecundo, marcado pela esperança e abençoado por Deus.

Desejamos-lhe as maiores felicidades, sabedoria e força espiritual para com humildade e fé anunciar a todos como Bispo a “Alegria do Evangelho”.

Seguindo o caminho da santidade, verdadeiramente abandonado nas mãos de Deus, unido a Jesus Cristo morto e ressuscitado e com uma filial confiança em Nossa Senhora do Viso, a Rainha dos Apóstolos, tenha um ministério episcopal feliz, duradoiro e fecundo.


Mensagem de agradecimento e saudação do nosso Bispo D. Manuel:

Na sua solicitude apostólica por todas as Igrejas, o Santo Padre, o Papa Francisco, atendeu o pedido desta Diocese do Porto e nomeou o senhor D. Armando Esteves Domingues para substituir o senhor D. António Maria Bessa Taipa que, entretanto, já tinha atingido a idade prevista nos cânones 411 e 401, para efeitos de resignação.

O senhor D. António Taipa tem servido exemplarmente esta Diocese há mais de cinquenta anos e nos ofícios mais delicados: formador e Reitor do Seminário Maior, no estudo e no ensino da teologia bíblica, membro das mais diversas estruturas pastorais e de participação diocesanas e nacionais, Bispo Auxiliar e Administrador Diocesano.
Sensível, afectuoso, sociável, culto e fidelíssimo, marcou positivamente uma geração de sacerdotes e conquistou a simpatia e admiração do laicado.

O novo bispo, o senhor D. Armando Domingues, actual Pároco e Vigário Geral da Igreja irmã de Viseu, traz consigo uma sólida formação sacerdodal e o exercício de uma grande amplitude de funções.
Isso permite-lhe conhecer bem a Igreja e o seu funcionamento, colocar a espiritualidade como a ambiência que nos envolve, responder às exigências pastorais deste tempo e perspectivar o futuro em chave missionária. Constituirá, portanto, uma forte mais-valia para um dinamismo pastoral que se deseja de proximidade, de sintonia com todos os outros agentes evangelizadores, de sensibilidade para com a cultura que nos envolve e de diligente busca da «ovelha perdida» que importa pôr aos ombros.
Integrará, enfim, uma equipa episcopal e pastoral que vive e fomenta a unidade, a colaboração, o optimismo e a dedicação apostólica.

Obrigado, senhor D. António Taipa. Seja bem-vindo, senhor D. Armando Domingues.
Conte com todos nós, Santo Padre, para a edificação da única Igreja de Jesus Cristo: simples, próxima, missionária, evangélica.

Porto, 27 de Outubro de 2018
+ Manuel, Bispo do Porto



Fontes: Diocese do Porto; Diocese de Viseu; Conferência Episcopal Portuguesa


Sem comentários:

Enviar um comentário