Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 29 de julho de 2013

JMJ Rio2013 - VÍDEOS DA PARTICIPAÇÃO DO PAPA FRANCISCO

O Papa Francisco nas JMJ Rio2013


O Papa Francisco chegou a Roma hoje, 29 de Julho de 2013, depois de uma viagem de sete dias ao Brasil onde participou na 28ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude subordinada ao tema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".

Para acesso mais rápido aos vídeos publicados, TECLAR NO DIA

  • Partida do Rio de Janeiro
  • Encontro com o CELAM [não transmitido]
  • Encontro com os voluntários
  • Missa e Angelus para as JMJ
27JUL2013
  • Vigília de oração com os jovens
  • Encontro com os líderes Brasileiros
  • Santa Missa com o Clero das JMJ
26JUL2013
  • Via Sacra com os jovens
  • Angelus e saudações do Papa
25JUL2013
  • Festa de Acolhimento dos Jovens
  • Encontro com Argentinos [não transmitido em directo]
  • Na Comunidade de Varginha (favela)
  • Entrega das chaves da cidade
24JUL2013
  • Visita Hospital de S. Francisco de Assis
  • Eucaristia na Sª da Aparecida [não transmitido em directo] 
23JUL2013
  • Abertura das JMJ Rio2013
22JUL2013
  • Papa chega ao Rio de Janeiro

adicionado em 09AGO2013:

OBRIGADO PAPA FRANCISCO
Uma semana rica de graça, emoção e juventude.
Obrigado Papa Francisco por esta XXVIII Jornada Mundial da Juventude Rio2013!



Boletim Paroquial nº 60

Semana de 28 de Julho a 4 de Agosto 2013
XVII Domingo do Tempo Comum - ANO C


PAI NOSSO...”


O tema fundamental que a liturgia nos convida a reflectir, neste domingo, é o tema da oração.

Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão e de Jesus, a Palavra de Deus mostra-nos a importância da oração e ensina-nos a atitude que os crentes devem assumir no seu diálogo com Deus.

A primeira leitura sugere que a verdadeira oração é um diálogo “face a face”, no qual o homem – com humildade, reverência, respeito, mas também com ousadia e confiança – apresenta a Deus as suas inquietações, as suas dúvidas, os seus anseios e tenta perceber os projectos de Deus para o mundo e para os homens.

O Evangelho senta-nos no banco da “escola de oração” de Jesus.

Ensina que a oração do crente deve ser um diálogo confiante de uma criança com o seu “papá”.

Com Jesus, o crente é convidado a descobrir em Deus “o Pai” e a dialogar frequentemente com Ele acerca desse mundo novo que o Pai/Deus quer oferecer aos homens.

A segunda leitura, sem aludir directamente ao tema da oração, convida a fazer de Cristo a referência fundamental (neste contexto de reflexão sobre a oração, podemos dizer que Cristo tem de ser a referência e o modelo do crente que reza: quer na frequência com que se dirige ao Pai, quer na forma como dialoga com o Pai).



Rio de Janeiro: PAPA RECEBE CHAVES DA CIDADE E PEDE QUE O DESPORTO REJEITE «VIOLÊNCIA» E ÓDIO

Políticos e atletas brasileiros estiveram com Francisco em cerimónia de bênção das bandeiras dos Jogos Olímpicos e Para-olímpicos 2016



Rio de Janeiro, Brasil, 25 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje com responsáveis municipais do Rio de Janeiro e atletas brasileiros, no Palácio da Cidade, onde abençoou as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Para-olímpicos de 2016.

Francisco assinalou este momento com uma mensagem na rede social Twitter, pedindo que o desporto “seja sempre instrumento de intercâmbio e crescimento e nunca de violência nem de ódio".

O quarto dia da visita ao Brasil iniciou-se com uma missa na residência do Sumaré, que acolhe o Papa, seguindo-se um percurso de automóvel até à sede do município do Rio de Janeiro, para receber as chaves da cidade.

À chegada, Francisco recebeu uma camisola das mãos de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comité Olímpico Brasileiro, e foi recebido pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, vários desportistas e antigos atletas, como o ex-futebolista Zico.

O ex-jogador de basquetebol Oscar Schmidt ajoelhou-se e foi abençoado pelo Papa, que brincou com a sua altura.

O Papa dirigiu-se depois para a varanda do palácio, onde recebeu as chaves da cidade do Rio de Janeiro das mãos atleta para-olímpico Guilherme de Lima Sales.

Bom dia a todos”, disse em português, agradecendo a presença de centenas de pessoas nesta breve cerimónia.

Agora, de coração, vou a dar a bênção a todos vós, a vossa família, vossos amigos, a todos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

E rezem por mim”, acrescentou, já em espanhol



Portugal: CÁRITAS PROMOVE «PLATAFORMA ONLINE» DE PROCURA DE TRABALHO PARA DESEMPREGADOS COM MAIS DE 45 ANOS

Portugal está hoje a «desperdiçar os saberes e competências de meio milhão de pessoas», alerta Maria do Rosário Carneiro


Lisboa, 24 jul 2013 (Ecclesia) – Um projecto mediado pela Cáritas Portuguesa vai permitir a pessoas desempregadas com mais de 45 anos procurarem trabalho e contactarem com empresas, através de uma “plataforma online” que deverá estar disponível a partir de Novembro.

Em declarações concedidas à Agência ECCLESIA, o presidente do organismo católico sublinha que na base desta iniciativa está a necessidade de apoiar pessoas que encontram-se hoje num beco sem saída: por um lado “são consideradas para o mercado de trabalho muito envelhecidas” e por outro “são novas para poderem ser aposentadas”.

Ao acederem a esta ferramenta, elas vão ter oportunidade de demonstrar a sua “vontade em colocarem competências” e experiências “adquiridas ao longo de tantos anos” ao serviço de potenciais empregadores, tanto no plano nacional como internacional.

É um instrumento que pode atravessar fronteiras, e eventualmente se as pessoas aqui não puderem ter trabalho garantido, quem sabe se o poderão ter em outras paragens”, realça Eugénio da Fonseca.

A “Rede de Competências” – nome atribuído ao projecto – surgiu no seguimento do trabalho desenvolvido pela Cáritas Portuguesa durante o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações, que a União Europeia promoveu em 2012.

Para a organização católica, era essencial que os frutos do evento não ficassem limitados a um espaço de 12 meses mas que tivessem repercussões práticas e claras para o futuro, especialmente numa altura em que o desemprego em Portugal, concretamente o desemprego de longa duração, atinge uma parte considerável da população.

De acordo com as estatísticas de emprego referentes ao último trimestre de 2012, existem neste momento em Portugal pelo menos “500 mil desempregados com mais de 45 anos ou pessoas reformadas ou inactivas mas com vontade de trabalhar”, aponta Maria do Rosário Carneiro.

Nenhuma sociedade pode desperdiçar um capital tão rico que são os saberes e as competências de meio milhão de pessoas e que estão inactivos”, sustenta a coordenadora da “Rede de Competências”.

A antiga deputada da Assembleia da República destaca ainda a importância desta plataforma online para a “comunicação entre pessoas que procuram trabalho”, já que “pela permuta de experiências podem entre si encontrar alternativas de realização e concretização de uma actividade”.

Em suma, o projecto promove “de uma forma muito positiva e concreta, um direito fundamental, que é o direito ao trabalho, à realização pessoal”, conclui.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 30 de Julho, às 19:30 – 7º dia de José Ferreira Azevedo
                                                                     30º dia de Elisa de Azevedo Ferreira

Sábado, dia 3 de Agosto, às 17:00
Domingo, dia 4 de Agosto, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:30 às 19:00

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP)
Na próxima Quinta-feira, dia 1 de Agosto, há uma reunião do CPP, no salão pelas 21:00.
Este encontro destina-se à planificação do próximo ano pastoral, como ficou decidido na última reunião.

NOTA:
Quero deixar uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que tornaram possível a realização da Festa em honra de S. Cristóvão e S. Pantaleão.
Queria ainda agradecer em nome da comunidade paroquial a todas as pessoas que contribuíram para a requalificação da nossa Capela de S. Pantaleão, de forma especial ao Conselho Económico que se empenhou de uma forma maravilhosa.

O meu muito obrigado!!!

domingo, 28 de julho de 2013

HOJE À TARDE FOI A PROCISSÃO DO MÁRTIR SÃO PANTALEÃO


 
[antiga pagela com a imagem do Mártir São Pantaleão furtada nos anos 80 do século passado]

HOJE FOI DIA DE PROFISSÃO DE FÉ, a COMUNHÃO SOLENE


Na Eucaristia das 9H15, na Igreja Paroquial, foi o dia da Profissão de Fé para 12 raparigas e 11 rapazes.

Na homilia, o Sr. Padre Rui deu a catequese a partir da oração que o Senhor nos ensinou.




































JMJ Rio2013 EM DIRECTO 28 de Julho


Pode acompanhar em directo a presença do Papa Francisco nas JMJ Rio2013


[No Rio de Janeiro são menos 4 horas que em Portugal]

Já transmitido, ver gravações:

28JUL2013 às 22:20 (hora de Portugal)Partida do Rio de Janeiro


O Papa Francisco despediu-se do Brasil.

Num clima de gratidão e saudades, o Santo Padre pediu aos jovens, “protagonistas desse grande encontro”:

A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor.

Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho.

Foi Ele que viemos buscar nestes dias, porque Ele nos buscou primeiro, Ele nos faz arder o coração para anunciar a Boa Nova nas grandes metrópoles e nos pequenos povoados, no campo e em todos os locais deste nosso vasto mundo”.


Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 28Jul2013:



28JUL2013 às 21:15 (hora de Portugal)Encontro com os voluntários

Há quem diga que hoje o casamento está “fora de moda”; na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã”.

Então o Papa pediu aos jovens, para que sejam revolucionários, que andem contra a corrente:

"Sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade.

Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês.

Tenham a coragem de “ir contra a corrente”.

Tenham a coragem de ser felizes!”

"Não se esqueçam de nada do que vocês viveram aqui!

Podem contar sempre com minhas orações, e sei que posso contar com as orações de vocês.

Uma última coisa: rezem por mim".


Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 28Jul2013:




28JUL2013 às 19:50 (hora de Portugal)Encontro com o CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano)

[Não Transmitido]




28JUL2013 às 13:45 (hora de Portugal)Missa e Angelus para as JMJ


Papa Francisco presidiu a celebração eucarística dominical conclusiva da JMJ do Rio de Janeiro.
Na homilia, sublinhou:

Queridos jovens!

«Ide e fazei discípulos entre todas as nações».

Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo:

«Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais».

Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão!

Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor?

Três palavras: Ide, sem medo, para servir.
Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 28Jul2013:




sábado, 27 de julho de 2013

NO DIA DE SÃO PANTALEÃO FOI BENZIDO O NOVO ALTAR


Hoje, dia de São Pantaleão, pelas 20H00, teve início a Eucaristia em Acção de Graças a São Pantaleão, presidida pelo Senhor Bispo D. Pio Alves, Administrador Apostólico da Diocese do Porto.

JMJ Rio2013 EM DIRECTO 27 de Julho


Pode acompanhar em directo a presença do Papa Francisco nas JMJ Rio2013

[No Rio de Janeiro são menos 4 horas que em Portugal]

Já transmitido, ver gravações:

27JUL2013 às 23:15 (hora de Portugal)Vigília de oração com os jovens


Palavras do Papa Francisco:

O coração de vocês, coração jovem, quer construir um mundo melhor. Acompanho as notícias do mundo e vejo que muitos jovens, em tantas partes do mundo, saíram pelas estradas para expressar o desejo de uma civilização mais justa e fraterna.

Os jovens nas estradas; são jovens que querem ser protagonistas da mudança.

Por favor, não deixem para outros o ser protagonistas da mudança!

Vocês são aqueles que tem o futuro!

Vocês… Através de vocês, entra o futuro no mundo.

Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança.

Continuem a vencer a apatia, dando uma resposta cristã às inquietações sociais e políticas que estão surgindo em várias partes do mundo.

Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor.

Queridos jovens, por favor, não «olhem da sacada» a vida, entrem nela.

Jesus não ficou na sacada, mergulhou… «Não olhem da sacada» a vida, mergulhem nela, como fez Jesus.

Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 27Jul2013:



27JUL2013 às 15:20 (hora de Portugal)Encontro com os líderes Brasileiros


O Papa ressaltou uma vez mais a necessidade do diálogo:

Quando os líderes dos diferentes sectores me pedem um conselho, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo, diálogo, diálogo.

A única maneira para uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer, a única maneira para fazer avançar a vida dos povos é a cultura do encontro; uma cultura segundo a qual todos têm algo de bom para dar, e todos podem receber em troca algo de bom.

O outro tem sempre algo para nos dar, desde que saibamos nos aproximar dele com uma atitude aberta e disponível, sem preconceitos.

Só assim pode crescer o bom entendimento entre as culturas e as religiões, a estima de umas pelas outras livre de suposições gratuitas e no respeito pelos direitos de cada uma.

Hoje, ou se aposta na cultura do encontro, ou todos perdem; percorrer a estrada justa torna o caminho fecundo e seguro”.

Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 27Jul2013:




27JUL2013 às 12:50 (hora de Portugal)Santa Missa com os Bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas da JMJ


O Papa Francisco presidiu na manhã deste sábado, na Catedral do Rio de Janeiro, a uma Missa na presença de Bispos, Sacerdotes, seminaristas e religiosos.

Foi acolhido com muito entusiasmo e emoção por 655 Bispos, 8 mil Presbíteros, 9 mil Religiosos, 7 mil seminaristas e 700 diáconos, entre outros.

O Papa reflectiu sobre três aspectos da vocação: chamados por Deus, chamados para anunciar o Evangelho e chamados para promover a cultura do encontro.

Queridos Bispos, sacerdotes, religiosos e também vocês, seminaristas, que se preparam para o ministério, tenham a coragem de ir contra a corrente.

Não renunciemos a este dom de Deus: a única família dos seus filhos.

O encontro e o acolhimento de todos, a solidariedade e a fraternidade são os elementos que tornam a nossa civilização verdadeiramente humana.

Temos de ser servidores da comunhão e da cultura do encontro.

Permitam-me dizer: deveríamos ser quase obsessivos neste aspecto!

Não queremos ser presunçosos, impondo as “nossas verdades”.

O que nos guia é a certeza humilde e feliz de quem foi encontrado, alcançado e transformado pela Verdade que é Cristo, e não pode deixar de anunciá-la”.

Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 27Jul2013:



sexta-feira, 26 de julho de 2013

ESTÃO A FICAR CONCLUÍDAS AS OBRAS DE CONSERVAÇÃO NA CAPELA DE SÃO PANTALEÃO E NO ESPAÇO ENVOLVENTE



As obras realizadas na capela, a cargo do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos, estão concluídas.
No que se refere ao arranjo urbanístico, a cargo da Junta de Freguesia, apenas foi possível concluir a aplicação do piso em granito na zona envolvente à capela, ainda que para isso tivessem trabalhado durante a noite passada até às 7H00 da manhã.

JMJ Rio2013 EM DIRECTO - 26 Julho

 

Pode acompanhar em directo a presença do Papa Francisco nas JMJ Rio2013

[No Rio de Janeiro são menos 4 horas que em Portugal]

Já transmitido, ver gravações:


26JUL2013 às 21:45 (hora de Portugal)Via-Sacra com os jovens
Na Via Sacra, Papa Francisco fala dos jovens que perderam a fé na Igreja pela incoerêcia de seus filhos e recorda das vítimas do incêndio em Santa Maria

O Papa Francisco participou, com os mais de um milhão de jovens reunidos na Praia de Copacabana, da Via Sacra, sempre um dos momentos mais intensos das Jornadas Mundiais da Juventude.

280 artistas e voluntários do Brasil, Porto Rico, México, Argentina, Alemanha e Estados Unidos representaram as treze das estações distribuídas ao longo de 900 metros da Av. Atlântica, sendo a última representada no palco central, onde se encontrava o Santo Padre.

Missionaridade, conversão, comunidade, jovens mães, seminaristas, a religião em defesa da vida, casais, mulheres sofredoras, estudantes, redes sociais, jovens detidos e a pastoral carcerária, doenças terminais, morte dos jovens e a juventude de todo o mundo foram temas lembrados nas Estações.

O Papa Francisco afirmou:

Com a Cruz, Jesus une-se ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem clamar, sobretudo os inocentes e indefesos; com a Cruz Jesus une-se às famílias que passam por dificuldades pela trágica perda de seus filhos, como no caso dos 242 jovens vítimas do incêndio em Santa Maria no início do ano. Rezemos por eles!

Com a Cruz, Jesus une-se a todas as pessoas que passam fome, num mundo que, por outro lado, se dá ao luxo de todos os dias jogar fora toneladas de comida; pela cruz Jesus une-se aos pais que vêem seus filhos presos nos paraísos artificiais da droga; nela Jesus une-se a quem é perseguido pela religião, pelas ideias, ou simplesmente pela cor da pele; nela Jesus une-se a tantos jovens que perderam a confiança nas instituições políticas, por verem egoísmo e corrupção, ou que perderam a fé na Igreja, e até mesmo em Deus, pela incoerência de cristãos e de ministros do Evangelho.

Na Cruz de Cristo, está o sofrimento, o pecado do homem, o nosso também, e Ele acolhe tudo com seus braços abertos, carrega nas suas costas as nossas cruzes e diz-nos:

- Coragem! Você não está sozinho a levá-la! Eu levo-a com você. Eu venci a morte e vim para lhe dar esperança, dar-lhe vida”.
 
Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 26Jul2013:




26JUL2013 às 15:45 (hora de Portugal)Angelus e saudações do Papa

O Papa Francisco presidiu à recitação do Angelus no Rio de Janeiro, elogiando o papel dos avós e pedindo diálogo entre gerações.

O Papa defendeu hoje no Brasil a necessidade de respeitar os avós e valorizar o “diálogo entre as gerações” como “um tesouro” para as famílias e a sociedade.

Como são importantes os avós na vida da família, para comunicar o património de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família”, disse o Papa antes da recitação da oração do Angelus.

No dia da memória litúrgica dos santos Joaquim e Ana, pais de Maria e avós de Jesus, Francisco destacou estas figuras que “fazem parte de uma longa corrente que transmitiu o amor a Deus, no calor da família”.
Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé”, acrescentou.
 
Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 26Jul2013:
 




quinta-feira, 25 de julho de 2013

INICIARAM AS FESTAS EM HONRA DE S. CRISTÓVÃO E DE S. PANTALEÃO


Hoje, 25 de Julho, dia de São Cristóvão, tiveram início as festividades em honra de São Cristóvão e de São Pantaleão.


AS LENDAS DE SÃO CRISTÓVÃO

 
Apesar de São Cristóvão ser dos santos mais populares, não é conhecida informação histórica sobre a sua vida e morte.
 
Em algumas fontes é referido que teria nascido na Síria, no século II, tendo-se entregado de alma e coração ao cristianismo e sido capturado e martirizado durante o período das perseguições aos cristãos no tempo do imperador Décio ou imperador Diocleciano, no século III .
 
No entanto, existem várias versões lendárias do nosso Santo Padroeiro.

 
A versão mais conhecida de todos nós refere-se a um possante homem que, pela sua mania das grandezas, queria servir o mais poderoso do mundo.

Tendo-se colocado ao serviço de um rei que, segundo o informaram, seria o homem mais poderoso de todos, depressa o abandona quando constata que o rei tem grande temor de Satanás.

Estando ao serviço de Satanás, vem a saber por um eremita que Cristo era muito mais poderoso.

O próprio eremita vem a convencê-lo que servir a Cristo seria dar provas de amor ao próximo.

Assim, para servir a Cristo, o gigante vai dedicar a sua vida a facilitar a travessia das pessoas entre as margens de um rio.

Até que, numa certa noite de tempestade, é acordado por um menino que lhe pede para o transportar para a outra margem.

Pegando no menino ao ombro, o que seria uma fácil travessia rapidamente se transforma numa grande dificuldade porque o menino a cada momento se tornava vez mais pesado.

Exausto, ao chegar à outra margem, Cristóvão diz ao menino que mais fácil seria atravessar o rio com o mundo às costas.

Ao que o menino afirmou:

- Transportaste às costas mais que o mundo, transportaste o seu Criador. Eu sou Jesus a quem tu serves.

Depois, o Menino Jesus ordenou a Cristóvão que espetasse o seu bastão na terra.

Na manhã seguinte o bastão estava transformado numa palmeira.

Este milagre veio a converter muitas pessoas o que indignou o rei local.

Por isso veio a ser preso e, depois de supliciado, decapitado.



Desta versão podemos ver uma recriação realizada nas Festas do Concelho de Boticas em 2010:




Numa outra versão, de origem grega, Cristóvão é um bárbaro convertido ao cristianismo e que se recusa a renegar a fé quando se alista no exército romano.

Essa recusa fez com que fosse supliciado e morto.

 
 
Uma versão menos conhecida, foi-nos trazida de uma deslocação a Riga em 2005.

Na capital da Letónia consideram que o grande Cristóvão vivia nas margens do rio Daugava, precisamente no local onde viria a ser construída a cidade de Riga.


Num espaço público existe uma imagem de S. Cristóvão, réplica da original datada do século XVII.



Junto à imagem de S. Cristóvão encontra-se uma placa de latão onde é descrita a Lenda de Riga


Deixamos a tradução livre do texto:

LENDA DE RIGA

"Era uma vez, há muito tempo, antes da cidade de Riga ter sido fundada, um homem alto e forte chamado Lielais Kristaps (grande Cristóvão) que transportava pessoas de um lado ao outro do rio Daugava.

Kristaps vivia numa cabana na margem direita do rio.

Uma noite enquanto dormia, Kristaps ouviu uma criança a chorar do outro lado do rio. Levantou-se imediatamente para ir buscar a criança e começou a transportá-la do outro lado do rio. A meio do caminho, a criança tornou-se tão pesada que Kristaps mal conseguia chegar à outra margem. Exausto, ele deitou a criança a dormir no seu barracão e ele próprio adormeceu.

Na manhã seguinte Kristaps acordou e encontrou um grande baú de moedas de ouro no local onde a criança tinha estado. Após a sua morte, o dinheiro foi usado para fundar a cidade de Riga, o primeiro edifício foi construido no local onde a cabana de Kristaps existiu."

Gints Upitis em 1997 fez cópia da escultura de madeira original construída por Michael Brinkman em 1683. A estátua original está localizada no Museu de Riga e Navegação.




Podemos ainda referir uma outra lenda, a Lenda de S. Cristóvão do Eça de Queirós - ainda que esta seja uma versão, ao estilo do autor, passada na Idade Média.

Assim como O Evangelho segundo Jesus Cristo do José Saramago não é um texto bíblico, também não podemos considerar o escrito do Eça como uma das lendas de S. Cristóvão.

Fica o registo.

JMJ Rio2013 EM DIRECTO - 25 Julho

 

Pode acompanhar em directo a presença do Papa Francisco nas JMJ Rio2013

[No Rio de Janeiro são menos 4 horas que em Portugal]


Já transmitido, ver gravações:
 

25JUL2013 às 21:45 (hora de Portugal)Festa de Acolhimento dos Jovens



Na noite desta quinta-feira o Papa Francisco realizou seu primeiro encontro oficial com os jovens, na Festa do Acolhimento, na Praia de Copacabana.

Antes de chegar ao palco montado na praia, o Papa Francisco percorreu de Papamóvel a Av. Atlântica com milhares de pessoas.

No percurso, o Papa beijou e abençoou crianças, trocou seu solidéu ao receber outro de um dos presentes, mandou beijos para a multidão e tomou chimarrão.

Mas o que podemos fazer? «Bote fé».
A cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou através do Brasil inteiro com este apelo.

«Bote fé»: o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então "bota" o sal; falta o azeite, então «bota» o azeite... «Botar», ou seja, colocar, derramar.

É assim também na nossa vida, queridos jovens: se queremos que ela tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: «bote fé» e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direcção; «bote esperança» e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; «bote amor» e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você.

«Bote fé», «bote esperança», «bote amor»!

Por isso, hoje, lhes digo com força: «Bote Cristo» na sua vida, e você encontrará um amigo em quem sempre confiar; «bote Cristo», e você verá crescer as asas da esperança para percorrer com alegria o caminho do futuro; «bote Cristo» e a sua vida ficará cheia do seu amor, será uma vida fecunda.

 
Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 25Jul2013:






25JUL2013 às 16:30 (hora de Portugal)Encontro com os jovens da Argentina
Encontro fora de programa com os jovens argentinos e um convite a "se fazerem ouvir"

O encontro do Papa Bergoglio com os jovens argentinos e com 30 Bispos na Catedral do Rio de Janeiro.
 
A Catedral estava lotada de 5 mil fiéis argentinos, enquanto outros 13 mil tiveram que ficar do lado de fora.

Os jovens devem fazer sentir sua voz, devem lutar pelos valores, e os idosos devem falar. Idosos, falem e transmitam-nos a sabedoria dos povos. Peço com o coração aos idosos do povo argentino que não hesitem em ser a reserva cultural do nosso povo, que transmitam a justiça, que transmitam a história, que transmitam os valores, que transmitam a memória do povo"
disse o Santo Padre, que depois continuou:
“A fé em Jesus Cristo não é uma brincadeira: é um escândalo! Que Deus se tenha feito um de nós, que tenha morrido na Cruz, é um escândalo. A Cruz continua a ser escândalo, mas é o único caminho certo, o da Cruz, a Encarnação de Jesus”.

Não transmitido em directo, publicado no dia 25Jul2013:






25JUL2013 às 14:30 (hora de Portugal)Visita à Comunidade de Varginha (favela de 10 mil pessoas)

Foi mais um momento cheio de humanidade e comoção o encontro que o Papa Francisco teve, nesta quinta-feira, com a população da comunidade de um bairro muito modesto do Rio de Janeiro, a Comunidade de Varginha.
Acolhido pelo Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade, Papa Francisco dirigiu-se à capelinha ali existente, para um momento de oração e a bênção do novo altar.
Depois, a pé, seguiu para o campo de futebol, para encontrar a comunidade, dirigindo-lhe a palavra.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Que bom poder estar com vocês aqui! Desde o início, quando planeava a minha visita ao Brasil, o meu desejo era poder visitar todos os bairros deste País. Queria bater em cada porta, dizer “bom dia”, pedir um copo de água fresca, beber um "cafezinho", não um copo de cachaça, falar como a amigos de casa, ouvir o coração de cada um, dos pais, dos filhos, dos avós... Mas o Brasil é tão grande! Não é possível bater em todas as portas! Então escolhi vir aqui, visitar a Comunidade de vocês que hoje representa todos os bairros do Brasil.

Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo! Cada um, na medida das próprias possibilidades e responsabilidades, saiba dar a sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais! Não é, não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula a nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, não é, mas sim a cultura da solidariedade; a cultura da solidariedade, ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão, e todos nós somos irmãos.

A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo com o bem. A Igreja está ao lado de vocês, trazendo-lhes o bem precioso da fé, de Jesus Cristo, que veio «para que todos tenham vida, e vida em abundância» (Jo 10,10).

Finalmente, um “fora-programa” desejado pelo Papa argentino: um desvio até à catedral do Rio de Janeiro, para se encontrar com os jovens vindos à JMJ provenientes da Argentina.

Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 25Jul2013:




25JUL2013 às 13:45 (hora de Portugal)Entrega das chaves da cidade

Depois da missa na residência do Sumaré, o Papa fez um percurso de automóvel até à sede do município do Rio de Janeiro, para receber as chaves da cidade.
Na varanda do palácio recebeu as chaves da cidade do Rio de Janeiro das mãos do atleta para-olímpico Guilherme de Lima Sales.
Bom dia a todos”, disse em português, agradecendo a presença de centenas de pessoas nesta breve cerimónia.
Em castelhano, acrescentou: “Agora, de coração, vou a dar a bênção a todos vós, a vossa família, vossos amigos, a todos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E rezem por mim”.

Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 25Jul2013: