Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 13 de julho de 2013

Boletim Paroquial nº 58

Semana de 14 a 21 de Julho 2013
XV Domingo do Tempo Comum - ANO C


VIVER O AMOR


A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna.
É no amor a Deus e aos outros – dizem os textos que nos são propostos – que encontramos a vida em plenitude.

O Evangelho sugere que essa vida plena não está no cumprimento de determinados ritos, mas no amor (a Deus e aos irmãos).
Como exemplo, apresenta-se a figura de um samaritano – um herege, um infiel, segundo os padrões judaicos, mas que é capaz de deixar tudo para estender a mão a um irmão caído na berma da estrada.
Vai e faz o mesmo” – diz Jesus a cada um dos que o querem seguir no caminho da vida plena.

A primeira leitura reflecte, sobretudo, sobre a questão do amor a Deus.
Convida os crentes a fazer de Deus o centro da sua vida e a amá-lo de todo o coração.
Como? Escutando a sua voz no íntimo do coração e percorrendo o caminho dos seus mandamentos.

Na segunda leitura, Paulo apresenta-nos um hino que propõe Cristo como a referência fundamental, como o centro à volta do qual se constrói a história e a vida de cada crente.
O texto foge, um tanto, à temática geral das outras duas leituras; no entanto, a catequese sobre a centralidade de Cristo leva-nos a pensar na importância do que Ele nos diz no Evangelho de hoje.
Se Cristo é o centro a partir do qual tudo se constrói, convém escutá-l’O atentamente e fazer do amor a Deus e aos outros uma exigência fundamental da nossa caminhada.


Turismo: VATICANO PEDE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
Mensagem dedicada ao tema da água projecta jornada mundial


Cidade do Vaticano, 11 jul 2013 (Ecclesia) – O Vaticano apelou hoje a uma maior consciência ecológica por parte dos turistas em todo o mundo, numa mensagem intitulada ‘Turismo e água: proteger o nosso futuro comum’.

É importante reiterar que todos os que estão envolvidos no fenómeno do turismo têm uma forte responsabilidade na gestão da água, de modo a que este sector seja efectivamente fonte de riqueza a nível social, ecológico, cultural e económico”, destaca o documento do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes a respeito do Dia Mundial do Turismo 2013, que se celebra a 27 de setembro.

O organismo da Santa Sé advoga uma “uma mudança de mentalidade” que leve a adoptar um estilo de vida diferente, “caracterizado pela sobriedade e a autodisciplina”.

Deve garantir-se que o turista esteja consciente e reflicta sobre as suas responsabilidades e sobre o impacto da sua viagem. Ele deve ser capaz de chegar à convicção de que nem tudo é permitido, mesmo que pessoalmente possa assumir o seu custo económico”, sublinha a mensagem.

O Conselho Pontifício propõe a educação para “pequenos gestos” que combatam o desperdício ou contaminação da água e incentivem o seu “uso racional”, promovendo políticas adequadas e implementando equipamentos eficientes.

É necessária, portanto, uma maior determinação por parte dos políticos e empresários, pois apesar de estarmos conscientes dos desafios que o problema da água nos coloca, temos consciência de que isto tem ainda de concretizar-se em compromissos vinculantes, precisos e verificáveis”, acrescenta a nota.

O tema escolhido pela Organização Mundial do Turismo associa-se ao Ano Internacional da Cooperação para a Água (2013), proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Para o sector turístico, a água é de crucial importância, um bem e um recurso”, destaca o Vaticano.

O documento sustenta a necessidade de uma “economia verde”, cujo impacto ambiental se mantenha dentro de “limites aceitáveis”, e de um turismo ecológico, “respeitoso e sustentável”.

O organismo da Santa Sé recorda que uma em cada três pessoas vive num país com escassez de água de moderada a alta, e refere ser possível que em 2030 essa escassez afecte “quase metade da população mundial”.

Segundo dados das Nações Unidas, cerca de mil milhões de pessoas não têm acesso à água potável.

A gestão sustentável deste recurso natural é um desafio de ordem social, económica e ambiental, mas sobretudo de natureza ética, a partir do princípio do destino universal dos bens da terra, que é um direito natural”, assinala o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.

Este dicastério evoca as mensagens do Papa Francisco em favor do respeito pela natureza e sublinha a importância da água na simbologia católica.


D. PIO ALVES – ADMINISTRADOR APOSTÓLICO


O Papa Francisco nomeou D. Pio Alves como administrador apostólico da Diocese do Porto, depois de D. Manuel Clemente ter cessado funções para assumir o governo do Patriarcado de Lisboa.

Por nomeação de sua santidade o Papa Francisco, a partir do dia 1 de julho o senhor D. Pio Alves desempenha as funções de administrador apostólico da Diocese do Porto até à designação do novo bispo do Porto”, anuncia um comunicado diocesano enviado à Agência ECCLESIA.

D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, de 68 anos, é um dos bispos auxiliares da diocese e foi nomeado para o cargo a 18 de fevereiro de 2011, por Bento XVI; a ordenação episcopal decorreu em Braga, a 10 de abril do mesmo ano.

O responsável preside actualmente à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais da Igreja.

O prelado é natural de Lanheses, em Viana do Castelo, onde nasceu a 20 de abril de 1945; ordenado sacerdote em 1968, após o ter frequentado o Seminário de Braga, doutorou-se em Teologia Patrística, na Universidade de Navarra, onde ficou como docente até 1983.

D. Pio Alves voltou a Braga, onde permanece no mundo académico, primeiro no Instituto Superior de Teologia e, a partir de 1987, na Universidade Católica Portuguesa, tendo sido director adjunto da Faculdade de Teologia, em Braga, vice-reitor e presidente da Comissão Instaladora do Centro Regional (2007-2009).

Para além do trabalho académico, com investigação e publicação bibliográfica sobre a vida das comunidades cristãs nos primeiros séculos do cristianismo, D. Pio Alves liderou o trabalho de conservação e restauro do património da Sé de Braga, onde dirigiu o Arquivo, a Biblioteca e o Tesouro-Museu.

A Diocese do Porto tem como ainda como bispos auxiliares D. António Bessa Taipa e D. João Lavrador.

Ver mais em mensagem anterior

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 16 de Julho, às 19:30 – 1º Anivº Alzira Moreira da Silva
Sábado, dia 20 de Julho, às 17:00
Domingo, dia 21 de Julho, às 9:15

ATENDIMENTO
Não há atendimento na próxima Terça-feira


ENSAIOS DE PREPARAÇÃO PARA A PROFISSÃO DE FÉ
Os ensaios serão nos dias 17, 18, 19, 22, 23 e 24 de Julho, na Igreja, das 19:00 às 20:00.


CONFISSÕES PARA AS CRIANÇAS, PAIS E PADRINHOS DA PROFISSÃO DE FÉ
Serão no dia 26 de Julho, sexta-feira, das 18:00 às 19:30.

FESTA EM HONRA DE S. CRISTÓVÃO E SÃO PANTALEÃO

HORÁRIO DAS MISSAS:
Quinta-feira, dia 25 de julho
20:30 - Eucaristia em Acção de Graças a São Cristóvão, seguida de procissão.

Sábado, dia 27 de julho
20:00 – Eucaristia na Capela de São Pantaleão, em Acção de Graças a São Pantaleão, presidida pelo Sr. D. Pio Alves, com a sagração do novo Altar. 

Domingo, dia 28 de julho
09:15 - Eucaristia na Igreja Paroquial, Profissão de Fé.
11:00 - Eucaristia na Capela de São Pantaleão.
17:00 - Procissão com o itinerário habitual e com as crianças da Profissão de Fé e as que fizeram a 1ª Comunhão.

Sem comentários:

Enviar um comentário