Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 12 de outubro de 2013

Boletim Paroquial nº 70

Semana de 13 a 20 de Outubro 2013
XXVIII Domingo do Tempo Comum - ANO C


PROJECTO DE SALVAÇÃO

A liturgia deste domingo mostra-nos, com exemplos concretos, como Deus tem um projecto de salvação para oferecer a todos os homens, sem excepção; reconhecer o dom de Deus, acolhê-lo com amor e gratidão, é a condição para vencer a alienação, o sofrimento, o afastamento de Deus e dos irmãos e chegar à vida plena.

A primeira leitura apresenta-nos a história de um leproso (o sírio Naamã).
O episódio revela que só Jahwéh oferece ao homem a vida e a salvação, sem limites nem excepções; ao homem resta acolher o dom de Deus, reconhecê-l’O como o único salvador e manifestar-Lhe gratidão.

O Evangelho apresenta-nos um grupo de leprosos que se encontram com Jesus e que através de Jesus descobrem a misericórdia e o amor de Deus.
Eles representam toda a humanidade, envolvida pela miséria e pelo sofrimento, sobre quem Deus derrama a sua bondade, o seu amor, a sua salvação.
Também aqui se chama a atenção para a resposta do homem ao dom de Deus: todos os que experimentam a salvação que Deus oferece devem reconhecer o dom, acolhê-lo e manifestar a Deus a sua gratidão.

A segunda leitura define a existência cristã como identificação com Cristo.
Quem acolhe o dom de Deus torna-se discípulo: identifica-se com Cristo, vive no amor e na entrega aos irmãos e chega à vida nova da ressurreição.


Fátima: IMAGEM DA CAPELINHA DAS APARIÇÕES DEIXOU COVA DA IRIA PELA 12ª VEZ
Papa Francisco decidiu consagrar mundo ao Imaculado Coração de Maria, no dia 13 de Outubro


Fátima, Santarém, 12 out 2013 (Ecclesia) – A imagem da Virgem de Fátima venerada na Capelinha das Aparições partiu hoje rumo ao Vaticano, para uma celebração de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, a pedido do Papa.

A escultura vai estar no centro da Jornada Mariana do Ano da Fé, com a presença de milhares de pessoas ligadas a movimentos e associações católicas, e será recebida por Francisco, na Praça de São Pedro, pelas 17h00, ao som do 'Avé de Fátima'.

O 'ato de entrega', como é apresentado pelo Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, vai acontecer na parte final da missa presidida pelo Papa, este domingo, cujo início está marcado para as 10h30.

Em carta dirigida ao bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, comunicou que “é um desejo vivo do Santo Padre que a Jornada Mariana possa ter como especial sinal um dos ícones marianos entre os mais significativos para os cristãos em todo o mundo”.

Esta será a primeira vez que a imagem vai estar ausente da Cova da Iria durante uma peregrinação internacional aniversária, celebradas nos dias 13 de cada mês entre Maio e Outubro, evocando as seis aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos em 1917.

"Ao Santo Padre não se pode dizer que não", justificou D. António Marto.

Francisco vai repetir um gesto realizado por João Paulo II (1920-2005), diante da mesma imagem, a 25 de Março de 1984, na Praça de São Pedro, Vaticano.

O Papa polaco, que visitou Fátima em três ocasiões (1982, 1991, 2000), proferiu então diante da imagem da Virgem o ‘ato de entrega e consagração’ que já tinha feito na Cova da Iria, a 13 de maio de 1982.

A força desta consagração permanece por todos os tempos e abrange todos os homens, os povos e as nações”, disse João Paulo II, que entregou a D. Alberto Cosme do Amaral, bispo de Leiria-Fátima (falecido a 7 de Outubro de 2005) a bala que o tinha atingido no atentado de que tinha sido vítima a 13 de maio de 1981.

Pio XII tinha realizado a consagração do mundo ao coração Imaculado de Maria em 1942 e 1952, tendo como pano de fundo o sofrimento provocado pela II Guerra Mundial.

A imagem da Capelinha das Aparições voltaria ao Vaticano a 8 de outubro do ano 2000, quando João Paulo II decidiu consagrar o novo milénio à Virgem Maria, na presença de 1500 bispos de todo o mundo.

A imagem original apenas deixa a Capelinha das Aparições em situações consideradas “muito especiais”, segundo explicou o reitor do Santuário, e esta será a 12ª ocasião em que tal acontece.

Além das duas viagens ao Vaticano, a escultura esteve em Lisboa (1942 e 2005),Estremadura e Ribatejo (1946), Alentejo e Algarve com passagens por Espanha (Outubro de 1947 a Janeiro de 1948), Madrid e outras localidades de Espanha (22 de maio e 2 de Junho de 1948), Diocese de Leiria (1951 e 2010), Santuário de Cristo Rei e Lisboa (1959 e 2009).

No comentário teológico ao ‘segredo de Fátima’, o então cardeal Joseph Ratzinger, hoje o Papa emérito de Bento XVI, apresentava como “palavra-chave” para a mensagem transmitida aos pastorinhos a frase ‘O meu Imaculado Coração triunfará’.


Vaticano: IGREJA TEM DE SER «CASA DE TODOS» EM VEZ DE «GRUPO DE ELITE», DIZ O PAPA
O Papa Francisco apresentou reflexão sobre o significado da «catolicidade»

Cidade do Vaticano, 09 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Igreja Católica deve apresentar-se como uma “casa de todos” e destacou a sua dimensão de universalidade.

A Igreja é católica porque é universal, está espalhada por todas as partes do mundo e anuncia o Evangelho a todos os homens e todas as mulheres. A Igreja não é um grupo de elite, não diz respeito só a alguns”, assinalou, na catequese da audiência pública semanal, que decorreu na Praça de São Pedro.

Francisco percorreu o local, debaixo de chuva, no meio de milhares de pessoas e questionou os presentes sobre a sua atitude em relação à Igreja.

Quando vou à Igreja, é como se fosse ao estádio, a um jogo de futebol? É como se fosse ao cinema? Não, é outra coisa”, sustentou, pedindo que os membros das comunidades se sintam “chamados a anunciar e a dar testemunho da fé”.

Segundo o Papa, a Igreja é “católica porque é a casa de todos”, a “casa da harmonia”.

É como uma grande orquestra que sabe integrar a diversidade de cada elemento na harmonia de uma sinfonia. Sabemos viver a harmonia nas nossas comunidades, aceitando o outro com as suas diferenças, ou tendemos à uniformidade?”, declarou.

Francisco dirigiu-se aos peregrinos de língua portuguesa, agradecendo a sua presença e as suas orações.

À Virgem Maria confio os vossos corações e os vossos passos ao serviço da evangelização e do anúncio da Palavra de Deus. Sobre vós e vossas famílias desça a minha bênção”, acrescentou.

Na conclusão do encontro, o Papa encorajou os católicos a “ouvirem as ‘chagas de Jesus’, mediante uma atenção solícita pelos mais fracos e os mais necessitados”.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 15 de Outubro, às 19:00 – 1º Anivº Joaquim da Costa Maia
Sábado, dia 19 de Outubro, às 17:00
Domingo, dia 20 de Outubro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

SACRAMENTO DO CRISMA
Quem tiver 18 anos ou mais e pretender receber o Sacramento do Crisma, deverá fazer a sua inscrição no horário de atendimento.
A preparação começará em Janeiro do próximo ano e terminará em Julho do mesmo ano.
A inscrição será feita até final do presente ano civil.



O EVANGELHO DESTE DOMINGO [S. Lucas 17,11-19], POR OUTRAS PALAVRAS...

Um deles, ao ver-se curado,
voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz,
e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus
para Lhe agradecer.



Publicado em: My ECCLESIA TV

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário