Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O DIGITAL É AMBIENTE DA EVANGELIZAÇÃO

Padre Antonio Spadaro debateu nas Jornadas de Comunicação Social os desafios que a internet coloca à Igreja


O padre Antonio Spadaro, director da Civiltà Cattolica, disse hoje em Fátima que a internet “não é um instrumento, mas um ambiente de evangelização” que desafia o modo de “pensar a fé”.

Quando falamos de internet estamos a falar de vida, não de uma ferramenta, de instrumentos, mas de um ambiente de evangelização”, disse o sacerdote jesuíta nas Jornadas de Comunicação Social que debatem o tema COMUNICAR NO AMBIENTE DIGITAL.

Para Antonio Spadaro, a tecnologia “não é um conjunto de objectos modernos”, mas um ambiente de vida.

Vemos a técnica como destrutiva, capaz de ser potencialmente destrutiva”, afirmou Antonio Spadaro, sublinhando que “o campo para compreender a tecnologia é a teologia espiritual”.

Ocupar-me de tecnologia, de teologia, de poesia e do Papa é tudo a mesma coisa”, disse o director da Civiltà Cattolica, autor da primeira grande entrevista a Francisco, publicada nas revistas dos Jesuítas.

Numa conferência sobre “CIBERTEOLOGIA: PENSAR O CRISTIANISMO NO TEMPO DA REDE”, o padre Antonio Spadaro afirmou que não devemos falar em “meios de comunicação”, mas em “ambiente comunicativo”, onde é necessário comunicar a vida de forma “natural, não artefacta”, questionando “qual o lugar da rede no plano de Deus sobre a humanidade”.

O impacto da rede é de tal modo forte que temos de colocar uma pergunta teológica: Deus o que quer da humanidade graças à rede?”, questionou o director da Civiltà Cattolica.

Para Antonio Spadaro, o ambiente de comunicação em rede coloca questões novas à pastoral da Igreja e à comunicação do Evangelho, que já não acontece “ad gentes” [para os povos], mas “inter gentes” [entre as pessoas], sendo diferente a forma de “procurar Deus” hoje quando todas as interrogações encontram resposta nos “motores de busca”.

O que significa procurar Deus no tempo dos motores de busca?”, interrogou Spadaro referindo que o homem hoje “não é um radar”, mas um descodificador de mensagens.

O importante hoje não é procurar algum conteúdo, mas estar em condições de o poder receber”, afirmou.

O Padre Antonio Spadaro sublinhou que é neste ambiente que é necessário anunciar, fazer “a comunicação do Evangelho”, não de forma “abstracta”, mas na “partilha da vida no universo da rede”, onde o virtual e o real se encontram.

O espaço digital não é uma outra coisa, não é um ambiente paralelo. Não há a minha vida física e a minha vida digital. Por isso, não há uma diocese física e uma diocese digital”, insistiu o director da Civiltà Cattolica.

"COMUNICAR NO AMBIENTE DIGITAL” foi o tema em debate nas Jornadas de Comunicação Social, organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e que hoje terminaram em Fátima, na casa Domus Carmeli.

O padre Antonio Spadaro foi entrevistado pelo programa 70x7 da Igreja Católica.

Agência Ecclesia, Fátima, 04 Out 2013






A entrevista ao programa 70X7, passada na RTP2 no dia 6 Out 2013:




 

Sem comentários:

Enviar um comentário