Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 19 de outubro de 2013

Boletim Paroquial nº 71

Semana de 20 a 27 de Outubro 2013
XXIX Domingo do Tempo Comum - ANO C

O AMOR INCONDICIONAL



A Palavra que a liturgia de hoje nos apresenta convida-nos a manter com Deus uma relação estreita, uma comunhão íntima, um diálogo insistente: só dessa forma será possível ao crente aceitar os projectos de Deus, compreender os seus silêncios, respeitar os seus ritmos, acreditar no seu amor.

O Evangelho sugere que Deus não está ausente nem fica insensível diante do sofrimento do seu Povo… Os crentes devem descobrir que Deus os ama e que tem um projecto de salvação para todos os homens; e essa descoberta só se pode fazer através da oração, de um diálogo contínuo e perseverante com Deus.

A primeira leitura dá a entender que Deus intervém no mundo e salva o seu Povo servindo-Se, muitas vezes, da acção do homem; mas, para que o homem possa ganhar as duras batalhas da existência, ele tem que contar com a ajuda e a força de Deus… Ora, essa ajuda e essa força brotam da oração, do diálogo com Deus.

A segunda leitura, sem se referir directamente ao tema da relação do crente com Deus, apresenta uma outra fonte privilegiada de encontro entre Deus e o homem: a Escritura Sagrada… Sendo a Palavra com que Deus indica aos homens o caminho da vida plena, ela deve assumir um lugar preponderante na experiência cristã.


Vaticano: PAPA PEDE CRISTÃOS COM FÉ EM VEZ DE «IDEOLOGIA»
Francisco fala numa doença «grave» que fecha as portas da Igreja

 
Cidade do Vaticano, 17 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os cristãos devem rezar e propor a sua fé em Jesus, em vez de uma “ideologia” que se transformaria em moralismo.

A fé que se transforma em ideologia assusta, a ideologia persegue as pessoas, afasta, afasta as pessoas e afasta a Igreja das pessoas. É uma doença grave, esta dos cristãos ideológicos”, declarou, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Francisco sublinhou que na ideologia “não há Jesus”, com a sua ternura e amor, porque “as ideologias são sempre rígidas”.

O Papa falou num processo em que a fé “passa, por assim dizer, por um alambique e se transforma em ideologia”, levando a que alguns cristãos se tornem “discípulos desta forma de pensar”.

Estas pessoas, acrescentou, colocam a “chave no bolso e fecham a porta”, por falta de “testemunho cristão” e de oração, o que gera situações estranhas, porque “uma Igreja fechada não se entende”.

Peçamos ao Senhora graça de nunca deixar de rezar, para não perder a fé, de permanecer humildes. E assim não ficaremos fechados, fechando a estrada ao Senhor”, concluiu.

Vaticano: PAPA DIZ QUE IGREJA «FECHADA» ATRAIÇOA A SUA NATUREZA
Cristianismo é mais do que uma filosofia, defende Francisco

 
Cidade do Vaticano, 16 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje que uma Igreja “fechada”, constituída por “cristãos de sacristia”, atraiçoa a sua natureza e a missão que lhe foi confiada.

Uma Igreja que se fecha em si própria e no passado, uma Igreja que apenas olha para as pequenas regras de costumes, de atitudes, é uma Igreja que atraiçoa a sua própria identidade. Uma Igreja fechada trai a sua própria identidade”, declarou, na catequese da audiência pública semanal, perante dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

A intervenção partiu da definição da Igreja Católica como “apostólica”, porque tem “as suas raízes no ensinamento dos apóstolos, testemunhas autênticas de Jesus”.

Essa Igreja, referiu o Papa, tem os olhos postos no futuro com a “firme consciência de ser enviada, enviada por Jesus, de ser missionária, levando o nome de Jesus com a oração, o anúncio e o testemunho”.

Redescubramos hoje toda a beleza e a responsabilidade de ser Igreja apostólica. E lembrai-vos: apostólica porque rezamos – a primeira missão – e porque anunciamos o Evangelho com a nossa vida e também com as palavras”, pediu aos presentes.

O Papa Francisco sublinhou que a fé cristã não se funda sobre “uma ideia, uma filosofia”, mas sobre a pessoa de Jesus, a partir da “experiência fundamental de Cristo que tiveram os apóstolos”.

Confessar que a Igreja é apostólica significa sublinhar a profunda ligação, constitutiva, que ela tem com os apóstolos, aquele pequeno grupo de doze homens que Jesus chamou um dia para si, que chamou pelo nome, para que permanecessem com Ele e para enviá-los a pregar”, prosseguiu.

O Papa deixou uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa, particularmente os da Paróquia do Olival, em Portugal: “Queridos amigos, Jesus chama-vos a levar a alegria do Evangelho a todos os homens e mulheres, como suas autênticas testemunhas! Que Deus vos abençoe a todos”.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 22 de Outubro, às 8:00
Sábado, dia 26 de Outubro, às 17:00
Domingo, dia 27 de Outubro, às 9:15

ATENDIMENTO
Esta semana não há atendimento.

SACRAMENTO DO CRISMA
Quem tiver 18 anos ou mais e pretender receber o Sacramento do Crisma, deverá fazer a sua inscrição no horário de atendimento.
A preparação começará em Janeiro do próximo ano e terminará em Julho do mesmo ano.
A inscrição será feita até final do presente ano civil.

NOTA
Com o ofertório das Eucaristias do passado fim de semana a favor dos Bombeiros, conseguiu-se amealhar um total de 545,00€.
A todos muito obrigado.



O EVANGELHO DESTE DOMINGO [S. Lucas 18,1-8]

Naquele tempo,
Jesus disse aos seus discípulos uma parábola
sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar.

Perseverar é de santos
POR OUTRAS PALAVRAS...



Texto: Cónego João Aguiar Campos
Publicado em: My ECCLESIA TV

Sem comentários:

Enviar um comentário