Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 20 de dezembro de 2014

Boletim Paroquial nº 128

Semana de 21 a 28 de Dezembro de 2014
IV Domingo do Advento – Ano B

MENSAGEM DE NATAL

Luzes felizes, coloridas a piscar,
Com bolinhas reluzentes, transmitindo todo o amor.
Fazem meus sonhos, mais felizes,
Estou pulsante, como as asas de um anjo protector.

Que venha o Natal, singelo, sincero,
E nos traga muita luz, amor.
Mensagens belas e verdadeiras,
Trazidas pela voz do Senhor.

Querendo a felicidade,
Todos cantam numa só voz.
Dentro do coração guardamos o amor,
Por este homem que nasceu e morreu por nós.

O vosso Pároco deseja-vos um Santo Natal


4º DOMINGO DO ADVENTO

A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projecto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos homens.
Esse projecto, anunciado já no Antigo Testamento, torna-se uma realidade concreta, tangível e plena com a Incarnação de Jesus.

A primeira leitura apresenta a “promessa” de Deus a David.
Deus anuncia, pela boca do profeta Natã, que nunca abandonará o seu Povo nem desistirá de o conduzir ao encontro da felicidade e da realização plenas.
A “promessa” de Deus irá concretizar-se num “filho” de David, através do qual Deus oferecerá ao seu Povo a estabilidade, a segurança, a paz, a abundância, a fecundidade, a felicidade sem fim.

A segunda leitura chama a esse projecto de salvação, preparado por Deus desde sempre, o “mistério”; e, sobretudo, garante que esse projecto se manifestou, em Jesus, a todos os povos, a fim de que a humanidade inteira integre a família de Deus.

O Evangelho refere-se ao momento em que Jesus encarna na história dos homens, a fim de lhes trazer a salvação e a vida definitivas.
Mostra como a concretização do projecto de Deus só é possível quando os homens e as mulheres que Ele chama aceitam dizer “sim” ao projecto de Deus, acolher Jesus e apresentá-l’O ao mundo.


4º DOMINGO DO ADVENTO: ESPERAR / ACREDITAR

Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.

A liturgia deste IV Domingo do Advento está dominada por três ideias-chave: o “sim” de Maria, a construção do templo, a glória de Deus. O “sim” de Maria convida ao sim de todos os cristãos. Dizer sim a Deus e aos homens significa uma generosidade total para entrar no plano de Deus.

Nas palavras do Papa: “Aquilo que descobriste, o que te ajuda a viver e te dá esperança, isso é o que deves comunicar aos outros.” (EG121)

- Símbolo: Maria

- Atitude para a família/comunidade: Esta semana dizer SIM mais vezes aos outros, prontificando-nos a ajudar e a colaborar com todos.

- Actividade: Colocar no presépio a imagem de Maria. Na Igreja acender a 4ª vela e colocar as palavras ESPERAR e ACREDITAR.

- Convite à oração: Preparemos o nosso coração para acolher, expectantes como Maria, a Palavra de Deus, e continuarmos o caminho de Advento esperando e acreditando no encontro com o seu Filho Jesus.

- Evangelho: Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Disse-lhe o Anjo: […] «Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. […] Maria disse então: «Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1,26-27.30-31.38).

- Breve diálogo sobre este evangelho: Maria disse um sim sem condições “servirei o Senhor como Ele quiser”.
Deus, nosso Pai, ao aproximarmo-nos da festa do nascimento de Jesus, vosso Filho e diante da figura de Maria, queremos pedir-Vos um coração humilde como o dela, para levar a alegria do Evangelho aos que encontramos ao longo destes dias. Como Maria, queremos esperar e acreditar que a nossa vida frutifique para os outros.

NATAL DO SENHOR – MISSA DO DIA

A liturgia deste dia convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na incarnação de Jesus… Ele é a “Palavra” que se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos de Deus”.

A primeira leitura anuncia a chegada do Deus libertador.
Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao seu Povo uma era de felicidade sem fim.
O profeta convida, pois, a substituir a tristeza pela alegria, o desalento pela esperança.

A segunda leitura apresenta, em traços largos, o plano salvador de Deus. Insiste, sobretudo, que esse projecto alcança o seu ponto mais alto com o envio de Jesus, a “Palavra” de Deus que os homens devem escutar e acolher.

O Evangelho desenvolve o tema esboçado na segunda leitura e apresenta a “Palavra” viva de Deus, tornada pessoa em Jesus.
Sugere que a missão do Filho/”Palavra” é completar a criação primeira, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nasça o Homem Novo, o homem da vida em plenitude, o homem que vive uma relação filial com Deus.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Quinta-feira, dia 25 de Dezembro:
00:00 – Missa do Galo na Capela de São Bartolomeu em São Romão
09:00 – Eucaristia de Natal na Igreja de São Mamede
10:30 Eucaristia de Natal na Igreja de São Romão
16:00 – Eucaristia de Natal na Igreja de São Cristóvão
Sábado, dia 27 de Dezembro, às 17:00
Domingo, dia 28 de Dezembro, às 9:15Festa da Sagrada Família

ATENDIMENTO
Na próxima semana não há atendimento.

NOTAS

No próximo domingo, dia 28, celebramos a Festa da Sagrada Família.
Na Eucaristia Dominical teremos presentes todas as famílias da nossa Comunidade Paroquial.

No próximo domingo, dia 28, no Salão Paroquial, a partir das 14H30, temos a festa de Natal com a Catequese Paroquial.

No próximo domingo, dia 28, pelas 15H00, há concerto dos Coros Paroquiais da Vigararia, na Igreja Paroquial de Gião, Vila do Conde.

CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio)
Os casais que marcaram casamento para o ano 2015 devem fazer a sua inscrição para o CPM, no horário de atendimento, até ao final do presente ano.
O CPM começará no próximo dia 6 de Fevereiro de 2015, pelas 21H30, na Igreja Nova da Trofa.


VISITA AOS DOENTES – Durante o mês de Dezembro andarei a visitar os doentes das 3 comunidades a que presido!

Sem comentários:

Enviar um comentário