Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SÃO PANTALEÃO E O DIA 12 DE DEZEMBRO




Mais precisamente o dia 12 de Dezembro de 1499, o dia em que por vontade de Bispo D. Diogo de Sousa as relíquias de São Pantaleão foram trasladadas, em solene procissão, da Igreja de S. Pedro de Miragaia para a Sé



Segundo a tradição medieval, teriam sido os “arménios”, quando a cidade de Constantinopla foi invadida pelos turcos em 1453, que trouxeram por mar as relíquias do santo, deixando-as em São Pedro de Miragaia.

Por essa época, de meados do século XV ao finais do XVI, registaram-se cerca de 24 surtos epidémicos no Porto o que certamente contribuiu para a grande devoção a São Pantaleão – médico e antipestífero, ao ponto de o Bispo do Porto D. Diogo de Sousa ter promovido a alteração do padroeiro da cidade de S. Vicente para S. Pantaleão, com a aprovação do Papa Alexandre VI.

O que consta do Martirológio Romano de 1748:
Aos 12 de Dezembro:
Na cidade do Porto, a Trasladação do corpo de S. Pantaleão Mártir, Padroeiro da mesma Cidade, o qual estando primeiramente na Igreja Paroquial de S. Pedro de Miragaia, foi levado para a Catedral; cuja memória se celebra neste dia.

O próprio rei D. João II que esteve entre Dezembro de 1483 e Janeiro de 1484, viria a determinar no seu testamento de 1495: “… queria que se acabasse a sepultura de S. Pantaleão do Porto na forma e maneira que os Cónegos da sé têm algumas cartas que segundo a minha lembrança havia de ser a sepultura de comprido até sete palmos […] e havia de ter imagens dos seus martírios…”.
O destino das relíquias acabou por ter outros destinos que não os estipulados por D. João II.
(posteriormente, procuraremos abordar o destino das relíquias de São Pantaleão)

A festa a S. Pantaleão, no Porto, manteve-se pujante até aos inícios do século XIX, acabando em 1910.
Em 1949 ainda houve uma tentativa de retorno, com a iniciativa de uma procissão da Catedral.
Posteriormente, invocando-se o facto de S. Pantaleão ser "quase desconhecido na cidade", a partir de 1964 a Diocese do Porto acabou por substituiu o mártir como padroeiro da cidade por Nossa Senhora da Assunção.

Em 1981, a Congregação para os Sacramentos e o Culto Divino, da Santa
Sé, aprovou o próprio litúrgico da Diocese do Porto, incluindo a Memória obrigatória de S. Pantaleão a 27 de Julho.
É nesse dia que na nossa paróquia celebramos a memória do culto a São Pantaleão.

O que consta do Martirológio Romano, Secretariado Nacional de Liturgia, 2013:
27 de Julho,
Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, São Pantaleão ou Pantalaimão, († c. 305), mártir, venerado no Oriente por ter exercitado a profissão de medicina sem receber recompensa alguma pelo seu trabalho.


Fontes: Martirológio Romano de 1748, Martirológio Romano de 2013, D. Manuel Clemente, Secretariado Diocesano de Liturgia da Diocese do Porto, Museu Nacional de Soares dos Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário