Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 1 de julho de 2021

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE JULHO

 


INTENÇÃO UNIVERSAL:

A amizade social

   


Intenção de oração Universal:

Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, económicos e políticos, sejamos artífices corajosos e apaixonados do diálogo e da amizade.



REFLEXÃO

A intenção que o Papa Francisco propõe a toda a Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade para este mês de Julho retoma, de alguma forma, o desafio que apresentou no mês de Janeiro, sobre a fraternidade humana. Como se, a meio do ano, desejasse que todos voltemos à intuição com que iniciámos 2021, para recordar como este é um assunto decisivo para o mundo, nos dias de hoje, e renovar esse mesmo compromisso.

De facto, na sua última Encíclica "Fratelli tutti”, o Santo Padre une estes dois conceitos: a fraternidade humana, como um apelo à tomada de consciência de que qualquer pessoa é um irmão, filho amado de Deus, independentemente do seu credo ou cultura; e a amizade social, que apresenta como pressuposto que o outro é amigo. E sabemos bem que a amizade é um caminho a percorrer nos dois sentidos, é um encontro gerador de paz e unidade.

No documento, o Papa Francisco explica bem o que pretende apontar com a amizade social: “O amor que se estende para além das fronteiras está na base daquilo que chamamos «amizade social» em cada cidade ou em cada país. Se for genuína, esta amizade social dentro duma sociedade é condição para possibilitar uma verdadeira abertura universal. Não se trata daquele falso universalismo de quem precisa de viajar constantemente, porque não suporta nem ama o próprio povo. Quem olha para a sua gente com desprezo, estabelece na própria sociedade categorias de primeira e segunda classe, de pessoas com mais ou menos dignidade e direitos. Deste modo, nega que haja espaço para todos" (Fratelli tutti, n. 99).

Que neste mês possamos abrir o nosso coração, a oração e a nossa ação à experiência de ver no outro um amigo e, com ele, começar um caminho que o faça ter lugar na vida de todos os dias. O que faríamos pelos nossos amigos, podemos fazer por todos: esta é uma grande e preciosa intuição.


ORAÇÃO

Deus, meu Pai e Pai de todos.

Agradeço-te o me teres dado irmãos e irmãs que partilham comigo o caminho da vida.

Muitas vezes, o meu olhar egoísta vê o outro como um obstáculo ou um incómodo, e não como um caminho para te amar e servir.

Ajuda-me a reconhecer no rosto de cada pessoa um irmão e uma irmã digno de ser respeitado, amado e promovido na sua dignidade.

Dá-me um coração de Filho, como o teu Filho Jesus.

Pai-Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Valorizar e acolher a diferença, evitando a tentação de olhar o outro a partir do meu paradigma, da minha cultura, com preconceito, mas vendo nele um filho amado de Deus.

  • Dialogar com sinceridade e caridade, encontrando aqui o caminho para uma convivência pacífica, que não me rouba a identidade, mas que também respeita a identidade do outro.

  • Sentir com o outro, desenvolvendo uma atitude de compaixão para com o que o outro vive, as suas alegrias, desejos, anseios, dificuldades, e fazer-me próximo, como o Bom Samaritano.

  • Cultivar a amizade, dedicando tempo e espaço no coração às pessoas com que nutro relações de amizade, valorizando o dom da estima, da partilha e da comunhão fraternas.



O VÍDEO DO PAPA – A amizade social


Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, económicos e políticos, sejamos artífices corajosos e apaixonados do diálogo e da amizade.

Papa Francisco – Julho 2021


"A Bíblia diz que quem encontra um amigo encontra um tesouro.

Gostaria de propor a todos que fossem além dos grupos de amigos e construíssem a amizade social, que é tão necessária para a boa convivência.

Que nos reencontremos especialmente com os mais pobres e vulneráveis. Os que estão nas periferias. Que nos afastemos dos populismos que exploram a angústia do povo sem oferecer soluções, propondo uma mística que nada resolve.

Que fujamos da inimizade social, que só destrói, e escapemos da “polarização”.

Isto nem sempre é fácil, principalmente hoje, quando parte da política, da sociedade e os meios de comunicação social está decidida a criar inimigos, para derrotá-los num jogo de poder.

O diálogo é o caminho para ver a realidade de uma maneira nova, para viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum.

Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, económicos e políticos, sejamos arquitectos do diálogo, arquitectos da amizade, corajosos e apaixonados, homens e mulheres que sempre estendem a mão, e que não haja espaços de inimizade e de guerra."



Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário