Tempo da vinda do Senhor
[publicação actualizada]
Neste 1º Domingo do Tempo do Advento, a Palavra de Deus apresenta-nos uma primeira abordagem à “vinda” do Senhor.
Na primeira leitura, pela boca do profeta Jeremias, o Deus da aliança anuncia que é fiel às suas promessas e vai enviar ao seu Povo um “rebento” da família de David. A sua missão será concretizar esse mundo sonhado de justiça e de paz: fecundidade, bem-estar, vida em abundância, serão os frutos da acção do Messias.
O Evangelho apresenta-nos Jesus, o Messias filho de David, a anunciar a todos os que se sentem prisioneiros: “alegrai-vos, a vossa libertação está próxima. O mundo velho a que estais presos vai cair e, em seu lugar, vai nascer um mundo novo, onde conhecereis a liberdade e a vida em plenitude. Estai atentos, a fim de acolherdes o Filho do Homem que vos traz o projecto desse mundo novo”. É preciso, no entanto, reconhecê-l’O, saber identificar os seus apelos e ter a coragem de construir, com Ele, a justiça e a paz.
A segunda leitura convida-nos a não nos instalarmos na mediocridade e no comodismo, mas a esperar numa atitude activa a vinda do Senhor. É fundamental, nessa atitude, a vivência do amor: é ele o centro do nosso testemunho pessoal, comunitário, eclesial.
Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:
LEITURA I – Jer 33,14-16
Leitura do Livro de Jeremias
Eis o que diz o Senhor:
«Dias virão, em que cumprirei a promessa que fiz à casa de Israel e à casa de Judá: Naqueles dias, naquele tempo, farei germinar para David um rebento de justiça que exercerá o direito e a justiça na terra. Naqueles dias, o reino de Judá será salvo e Jerusalém viverá em segurança. Este é o nome que chamarão à cidade: ‘O Senhor é a nossa justiça’».
LEITURA II – 1 Tes 3,12–4,2
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses
Irmãos:
O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade uns para com os outros e para com todos, tal como nós a temos tido para convosco. O Senhor confirme os vossos corações numa santidade irrepreensível, diante de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de Jesus, nosso Senhor, com todos os santos. Finalmente, irmãos, eis o que vos pedimos e recomendamos no Senhor Jesus: recebestes de nós instruções sobre o modo como deveis proceder para agradar a Deus, e assim estais procedendo; mas deveis progredir ainda mais. Conheceis bem as normas que vos demos da parte do Senhor Jesus.
EVANGELHO – Lc 21,25-28.34-36
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
«Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguês e as preocupações da vida, e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele atingirá todos os que habitam a face da terra. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem».
Avisos à Comunidade Paroquial:
Celebrações Eucarísticas
Domingo dia 28Nov, às 9H30 – 1.º Domingo do Tempo do Advento – Ano C, na Igreja Paroquial.
Quarta-feira dia 1Dez, às 19H00 – Eucaristia na Igreja Paroquial.
Sábado dia 4Dez, às 17H00 – Eucaristia Vespertina na Capela de São Pantaleão.
Domingo dia 5Dez, às 9H30 – 2.º Domingo do Tempo do Advento – Ano C, na Igreja Paroquial.
Sínodo dos Bispos 2022 - Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão
A partir da Solenidade de Cristo-Rei, todas as comunidades vão ser chamadas a responder a um conjunto de perguntas a respeito do Sínodo.
Em cada Domingo do Tempo do Advento somos convidados a levar um pequeno texto introdutório com uma pergunta para, quem quiser, responder.
Os textos serão distribuídos no final das Eucaristias Vespertinas e Dominicais, ao fundo da igreja, onde haverá também um local para deixar as respostas.
Coroa do Advento – 1.ª vela: «Vigiai!»
Sugerimos que em família preparem a Coroa do Advento - quatro velas unidas de acordo com a vossa imaginação, acendendo uma vela em cada Domingo do Advento e fazendo a oração proposta em cada semana.
Oração proposta:
Erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados… Vigiai e orai em todo o tempo (Lu 21, 25-36).
Sempre que nos reunimos para a Eucaristia, és tu, Jesus, que nos chamas e reúnes: somos teus convidados e hóspedes. Tu vens ao nosso encontro, escutas, caminhas a nosso lado, acolhes a nossa vida com as nossas preocupações e esperanças, com as nossas alegrias e tristezas, com o bem que fazemos e o pecado que ainda nos habita.
Senhor Jesus, no início de cada Eucaristia, reunidos no teu amor, somos convidados a acolher a tua luz que renova a nossa esperança. A tua luz faz-nos levantar a cabeça e vigiar, e não deixa que os nossos corações fiquem pesados. Ao iniciar esta caminhada de Advento, em caminho sinodal, ajuda-nos a viver como Povo de Deus, a reconhecer-te realmente presente na Eucaristia, e perdoa as nossas faltas de fé e de amor. Ámen.
Folha do 1.º Domingo do Advento com proposta de Oração e as duas primeiras questões da Consulta Sinodal.
Boletim Vicarial
Foi publicado e distribuído esta semana o Boletim Vicarial de Novembro de 2021.
Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário