INTENÇÃO DE ORAÇÃO UNIVERSAL:
As pessoas que sofrem de depressão
Intenção de Oração Universal:
Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de stress encontrem nos outros um apoio e uma luz que as abra à vida.
REFLEXÃO
Neste mês, o Santo Padre dirige o nosso olhar e o nosso coração para as pessoas que sofrem de depressão ou de stress. Sabemos que estas doenças afectam muitas pessoas que, para além dos seus efeitos específicos, sentem ainda a solidão e o estigma associado à doença mental.
As grandes exigências da vida de hoje submetem as pessoas a enormes pressões, sejam sociais, laborais e até mesmo nas relações familiares ou de amizade, onde as expectativas que o próprio cria em relação aos outros, ao modo como deseja ser acolhido, acabam por não fazer bem à sua saúde.
O Papa Francisco, atento aos sofrimentos do tempo presente, vê esta ameaça ao bem-estar integral da pessoa, que tem origem nas nossas sociedades, no seu ritmo de vida, nas tecnologias cada vez mais velozes que, inadvertidamente, favorecem a síndrome de esgotamento e stress chamada burnout. As tecnologias de comunicação, redes sociais e emails, concebidas para poupar energia, converteram-se em factores de stress. A depressão e o esgotamento extremo são enfermidades modernas e exigem acompanhamento e apoio para identificar o que esgota e o que regenera a vida.
Algo que podemos fazer diante destas situações é ajudar a perceber o que está a acontecer e a procurar ajuda, sem preconceito e sem medo. Mas também devemos ter em conta a resposta espiritual, que é diferente de um acompanhamento psicológico, pois não procura curar, mas orientar o coração para uma relação pessoal e gratuita com o Senhor. O caminho espiritual, o silêncio, a escuta da Palavra de Deus ajudarão a entrar numa maior harmonia consigo e com a criação, a ordenar a própria vida, e isto pode ter efeitos muito benéficos na situação da pessoa. Este tipo de ajuda está sempre ao nosso alcance: levar a conhecer a paz e o abraço que Deus sempre dá aos seus filhos.
ORAÇÃO
Deus, nosso Pai, que és a fonte da vida e da paz. Em ti encontramos refúgio e consolação.
No teu imenso amor, lembra-te de todos os teus filhos que, sujeitos a tantas pressões, hoje sofrem no seu corpo, mente e espírito os efeitos de tantas exigências.
Põe no seu caminho Bons Samaritanos que os ajudem a reencontrar a serenidade, a paz e a ordem nas suas vidas.
Pai-Nosso...
DESAFIOS PARA O MÊS
Ordenar a vida, fazendo um exame de consciência sobre os meus horários e ritmos, a que dou prioridade e se estou a cuidar do meu descanso e bem-estar.
Dar sentido ao trabalho, mesmo que difícil e penoso, procurando relativizar as pressões ou mau ambiente que possa experimentar e não trazer constantemente os problemas e as mágoas no coração.
Cultivar o silêncio para o encontro com o Senhor, procurando a sua paz, cuidando o discernimento, para ver onde poderei encontrar aquilo que me renova interiormente.
Apoiar e ajudar os que sofrem, escutando, fazendo-me próximo, disponível e cheio de ternura, sendo manso e humilde de coração, como Jesus.
O VÍDEO DO PAPA – As pessoas que sofrem de depressão
"A sobrecarga de trabalho e o stresse laboral fazem com que muitas pessoas experimentem uma exaustão extrema, um esgotamento mental, emocional, afectivo e físico.
A tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam por dominar a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida actual.
Procuremos estar perto daqueles que estão esgotados, daqueles que estão desesperados, sem esperança, muitas vezes simplesmente escutando em silêncio , porque não podemos chegar e dizer a uma pessoa: “Não, a vida não é assim. Escuta-me, vou dar-te a receita”. Não existe receita.
E, além disso, não esqueçamos que, junto com o imprescindível acompanhamento psicológico, útil e eficaz, as palavras de Jesus também ajudam. Vem-me à mente e ao coração: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso”.
Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de esgotamento extremo recebam o apoio de todos e recebam uma luz que as abram à vida."
Papa Francisco – Novembro 2021
Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa
Sem comentários:
Enviar um comentário