Tomar consciência da realeza de Jesus
No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo. A Palavra de Deus que nos é proposta neste último domingo do ano litúrgico convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus; deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se concretiza de acordo com uma lógica própria, a lógica de Deus. O Evangelho, especialmente, explica qual é a lógica da realeza de Jesus.
A primeira leitura anuncia que Deus vai intervir no mundo, a fim de eliminar a crueza, a ambição, a violência, a opressão que marcam a história dos reinos humanos. Através de um “filho de homem” que vai aparecer “sobre as nuvens”, Deus vai devolver à história a sua dimensão de “humanidade”, possibilitando que os homens sejam livres e vivam na paz e na tranquilidade. Os cristãos verão nesse “filho de homem” vitorioso um anúncio da realeza de Jesus.
Na segunda leitura, o autor do Livro do Apocalipse apresenta Jesus como o Senhor do Tempo e da História, o princípio e o fim de todas as coisas, o “príncipe dos reis da terra”, Aquele que há-de vir “por entre as nuvens” cheio de poder, de glória e de majestade para instaurar um reino definitivo de felicidade, de vida e de paz. É, precisamente, a interpretação cristã dessa figura de “filho de homem” de que falava a primeira leitura.
O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, Jesus a assumir a sua condição de rei diante de Pontius Pilatus. A cena revela, contudo, que a realeza reivindicada por Jesus não assenta em esquemas de ambição, de poder, de autoridade, de violência, como acontece com os reis da terra. A missão “real” de Jesus é dar “testemunho da verdade”; e concretiza-se no amor, no serviço, no perdão, na partilha, no dom da vida.
Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:
LEITURA I – Dan 7,13-14
Leitura da Profecia de Daniel
Contemplava eu as visões da noite, quando, sobre as nuvens do céu, veio alguém semelhante a um filho do homem. Dirigiu-Se para o Ancião venerável e conduziram-no à sua presença. Foi-lhe entregue o poder, a honra e a realeza,
e todos os povos e nações O serviram. O seu poder é eterno, não passará jamais, e o seu reino não será destruído.
LEITURA II – Ap 1,5-8
Leitura do Apocalipse
Jesus Cristo é a Testemunha fiel, o Primogénito dos mortos, o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou do pecado e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus seu Pai, a Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amen. Ei-l’O que vem entre as nuvens, e todos os olhos O verão, mesmo aqueles que O trespassaram; e por sua causa hão-de lamentar-se todas as tribos da terra. Sim. Amen. «Eu sou o Alfa e o Ómega», diz o Senhor Deus, «Aquele que é, que era e que há-de vir, o Senhor do Universo».
EVANGELHO – Jo 18,33b-37
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus: «Tu és o Rei dos judeus?»
Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?»
Disse-Lhe Pilatos: «Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste?»
Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui».
Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és Rei?»
Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo,
a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».
Avisos à Comunidade Paroquial:
Celebrações Eucarísticas
Domingo dia 21Nov, às 9H30 – Eucaristia da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (34º Domingo do Tempo Comum, Ano B), na Igreja Paroquial; no final da Eucaristia, Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 12H30.
Quarta-feira dia 24Nov, às 19H00 – Eucaristia na Igreja Paroquial.
Sábado dia 27Nov, às 17H00 – Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial.
Domingo dia 28Nov, às 9H30 – 1.º Domingo do Tempo do Advento – Ano C, na Igreja Paroquial.
Confraria do Santíssimo Sacramento
Na próxima Sexta-feira dia 26 de Novembro, às 20H30, realiza-se uma Assembleia Geral da Confraria para apresentação, discussão e aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2022.
Sínodo dos Bispos 2022 - Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão
A partir desta Solenidade de Cristo-Rei, todas as comunidades vão ser chamadas a responder a um conjunto de perguntas a respeito do Sínodo.
Em cada Domingo do Tempo do Advento somos convidados a levar um pequeno texto introdutório com uma pergunta para, quem quiser, responder.
Os textos serão distribuídos no final das Eucaristias Vespertinas e Dominicais, ao fundo da igreja, onde haverá também um local para deixar as respostas.
Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário