Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 19 de fevereiro de 2022

VII DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano C

 




Amar sem limites


   


A liturgia deste domingo exige-nos o amor total, o amor sem limites, mesmo para com os nossos inimigos. Convida-nos a pôr de lado a lógica da violência e a substituí-la pela lógica do amor.

A primeira leitura apresenta-nos o exemplo concreto de um homem de coração magnânimo (David) que, tendo a possibilidade de eliminar o seu inimigo, escolhe o perdão.

O Evangelho reforça esta proposta. Exige dos seguidores de Jesus um coração sempre disponível para perdoar, para acolher, para dar a mão, independentemente de quem esteja do outro lado. Não se trata de amar apenas os membros do próprio grupo social, da própria raça, do próprio povo, da própria classe, partido, igreja ou clube de futebol; trata-se de um amor sem discriminações, que nos leve a ver em cada homem – mesmo no inimigo – um nosso irmão.

A segunda leitura continua a catequese iniciada há uns domingos atrás sobre a ressurreição. Podemos ligá-la com o tema central da Palavra de Deus deste Domingo – o amor aos inimigos – dizendo que é na lógica do amor que preparamos essa vida plena que Deus nos reserva; e que o amor vivido com radicalidade e sem limitações é um anúncio desse mundo novo que nos espera para além desta terra.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:


LEITURA I – 1 Sam 26, 2.7-9.12-13.22-23

Leitura do Primeiro Livro de Samuel

Naqueles dias, Saul, rei de Israel, pôs-se a caminho e desceu ao deserto de Zif com três mil homens escolhidos de Israel, para irem em busca de David no deserto. David e Abisaí penetraram de noite no meio das tropas: Saul estava deitado a dormir no acampamento, com a lança cravada na terra à sua cabeceira; Abner e a sua gente dormia à volta dele.

Então Abisaí disse a David: «Deus entregou-te hoje nas mãos o teu inimigo. Deixa que de um só golpe eu o crave na terra com a sua lança e não terei de o atingir segunda vez».

Mas David respondeu a Abisaí: «Não o mates. Quem poderia estender a mão contra o ungido do Senhor e ficar impune?»

David levou da cabeceira de Saul a lança e o cantil e os dois foram-se embora. Ninguém viu, ninguém soube, ninguém acordou. Todos dormiam, por causa do sono profundo que o Senhor tinha feito cair sobre eles. David passou ao lado oposto e ficou ao longe, no cimo do monte, de sorte que uma grande distância os separava.

Então David exclamou: «Aqui está a lança do rei. Um dos servos venha buscá-la. O Senhor retribuirá a cada um segundo a sua justiça e fidelidade. Ele entregou-te hoje nas minhas mãos e eu não quis atentar contra o ungido do Senhor».


LEITURA II – 1 Cor 15, 45-49

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos:

O primeiro homem, Adão, foi criado como um ser vivo; o último Adão tornou-se um espírito que dá vida. O primeiro não foi o espiritual, mas o natural; depois é que veio o espiritual. O primeiro homem, tirado da terra, é terreno; o segundo homem veio do Céu. O homem que veio da terra é o modelo dos homens terrenos; O homem que veio do Céu é o modelo dos homens celestes. E assim como trouxemos em nós a imagem do homem terreno, procuremos também trazer em nós a imagem do homem celeste.


EVANGELHO – Lc 6, 27-38

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus falou aos seus discípulos, dizendo:

«Digo-vos a vós que Me escutais: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, deixa-lhe também a túnica. Dá a todo aquele que te pedir e ao que levar o que é teu, não o reclames. Como quereis que os outros vos façam, fazei-lho vós também. Se amais aqueles que vos amam, que agradecimento mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto. Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á: deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco».


Avisos à Comunidade Paroquial:


Direitos Paroquiais

Os membros do Conselho Económico iniciaram hoje a recolha dos direitos paroquiais, a contribuição dos paroquianos para o sustento do nosso Pároco.


Jantar de angariação de fundos

No Sábado dia 5 de Março, às 20H00, vai realizar-se um jantar de angariação de fundos, organizado pelo Grupo das Zeladoras, para fazer face às despesas da paróquia, nomeadamente as relativas à Procissão do Senhor dos Passos.

O jantar vai realizar-se na cantina da Escola Primária e quem pretender participar deve fazer a inscrição junto das zeladoras.


Comissão de Festas

Já se constituiu uma Comissão de Festas para a realização das festas em honra a São Cristóvão e São Pantaleão.


Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

A nossa paróquia está a organizar uma Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, acompanhada pelo Sr. Padre José Ricardo, a realizar de 22 a 26 de Agosto de 2022.

Tem como mínimo de participantes 25 pessoas e um custo de 700,00€ com tudo incluído. Se o número de participantes for superior o custo será inferior.

Quem pretender inscrever-se, ou obter mais informações, pode fazê-lo junto do nosso pároco.

Recitação do Santo Rosário com os peregrinos, transmitido hoje 19 de Fevereiro de 2022, desde a Gruta onde a Nossa Senhora apareceu 18 vezes a Santa Bernadette:



Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 20Fev, às 9H30 VII Domingo do Tempo Comum – Ano C.


Quarta-feira dia 23Fev, às 19H00Eucaristia


Sábado dia 26Fev, às 17H00 – Eucaristia Vespertina.

Domingo dia 27Fev, às 9H30 – VIII Domingo do Tempo Comum – Ano C.


Na próxima semana ocorre o 1.º Aniversário do falecimento de:

22 Fev – Joaquim de Sá Couto Reis

27 Fev – Maria Emília Maia da Costa



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário