Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 26 de fevereiro de 2022

VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano C

 




Viver e testemunhar a verdade de Jesus


   


O tema central da liturgia deste domingo convida-nos a reflectir sobre esta questão: aquilo que nos enche o coração e que nós testemunhamos é a verdade de Jesus, ou são os nossos interesses e os nossos critérios egoístas?

O Evangelho dá-nos os critérios para discernir o verdadeiro do falso “mestre”: o verdadeiro “mestre” é aquele que apenas apresenta a proposta de Jesus gerando, com o seu testemunho, comunhão, união, fraternidade, amor; o falso “mestre”, ao contrário, é aquele que manifesta intolerância, hipocrisia, autoritarismo e cujo testemunho gera divisões e confusões: o seu anúncio não tem nada a ver com o de Jesus.

A primeira leitura, na mesma linha, dá um conselho muito prático, mas muito útil: não julguemos as pessoas pela primeira impressão ou por atitudes mais ou menos teatrais: deixemo-las falar, pois as palavras revelam a verdade ou a mentira que há em cada coração.

A segunda leitura não tem, aparentemente, muito a ver com esta temática: é a conclusão da catequese de Paulo aos coríntios sobre a ressurreição. No entanto, podemos dizer que viver e testemunhar com verdade, sinceridade e coerência a proposta de Jesus é o caminho necessário para essa vida plena que Deus nos reserva. Do nosso anúncio sincero de Jesus, nasce essa comunidade de Homens Novos que é anúncio do tempo escatológico e da vida que nos espera.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:


LEITURA I – Sir 27, 4-7

Leitura do Livro de Ben-Sirá

Quando agitamos o crivo, só ficam impurezas: assim os defeitos do homem aparecem nas suas palavras. O forno prova os vasos do oleiro e o homem é posto à prova pelos seus pensamentos. O fruto da árvore manifesta a qualidade do campo: assim as palavras do homem revelam os seus sentimentos. Não elogies ninguém antes de ele falar, porque é assim que se experimentam os homens.


LEITURA II – 1 Cor 15, 54-58

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos:

Quando este nosso corpo corruptível se tornar incorruptível e este nosso corpo mortal se tornar imortal, então se realizará a palavra da Escritura:

«A morte foi absorvida na vitória. Ó morte, onde está a tua vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão?»

O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei. Mas dêmos graças a Deus, que nos dá a vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, caríssimos irmãos, permanecei firmes e inabaláveis, cada vez mais diligentes na obra do Senhor, sabendo que o vosso esforço não é inútil no Senhor.


EVANGELHO – Lc 6, 39-45

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos a seguinte parábola:

«Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? O discípulo não é superior ao mestre, mas todo o discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre. Porque vês o argueiro que o teu irmão tem na vista e não reparas na trave que está na tua? Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o argueiro que tens na vista’, se tu não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e então verás bem para tirar o argueiro da vista do teu irmão. Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto: não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas das sarças. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem: e o homem mau, da sua maldade tira o mal; pois a boca fala do que transborda do coração».


Avisos à Comunidade Paroquial:


Via-sacra paroquial

No próximo Domingo, 1.º Domingo da Quaresma, às 16H00, na Igreja Paroquial.


Jantar de angariação de fundos

Como foi anunciado anteriormente, no próximo Sábado, dia 5 de Março às 20H00, vai realizar-se um jantar de angariação de fundos, organizado pelo Grupo das Zeladoras, para fazer face às despesas da paróquia, nomeadamente as relativas à Procissão do Senhor dos Passos.

O valor é de 15,00€ e vai realizar-se na cantina da Escola Primária. Quem pretender participar deve fazer a inscrição junto das zeladoras.


Confraria do Santíssimo Sacramento

A partir do dia 5 de Março, no final das Eucaristias, na Casa da Fábrica, pode ser efectuado o pagamento das cotas.


Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

A nossa paróquia está a organizar uma Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, acompanhada pelo Sr. Padre José Ricardo, a realizar de 22 a 26 de Agosto de 2022.

Tem como mínimo de participantes 25 pessoas e um custo de 700,00€ por pessoa, com tudo incluído. Se o número de participantes for superior o custo será inferior.

Quem pretender inscrever-se, ou obter mais informações, pode fazê-lo junto do nosso pároco.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 20Fev, às 9H30 VIII Domingo do Tempo Comum – Ano C.


Quarta-feira dia 2Mar, às 20H30Eucaristia da Quarta-feira de Cinzas.


Sábado dia 5Mar, às 17H00 – Eucaristia Vespertina na Capela de São Pantaleão.

Domingo dia 6Mar, às 9H30 – I Domingo da Quaresma – Ano C.



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário