Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 11 de junho de 2022

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - Ano C

 



Contemplar o Amor da Trindade


   


A Solenidade que hoje celebrámos não é um convite a decifrar a mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

A primeira leitura sugere-nos a contemplação do Deus criador. A sua bondade e o seu amor estão inscritos e manifestam-se aos homens na beleza e na harmonia das obras criadas (Jesus Cristo é “sabedoria” de Deus e o grande revelador do amor do Pai).

A segunda leitura convida-nos a contemplar o Deus que nos ama e que, por isso, nos “justifica”, de forma gratuita e incondicional. É através do Filho que os dons de Deus/Pai se derramam sobre nós e nos oferecem a vida em plenitude.

O Evangelho convoca-nos, outra vez, para contemplar o amor do Pai, que se manifesta na doação e na entrega do Filho e que continua a acompanhar a nossa caminhada histórica através do Espírito. A meta final desta “história de amor” é a nossa inserção plena na comunhão com o Deus/amor, com o Deus/família, com o Deus/comunidade.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:


LEITURA I – Prov 8,22-31

Leitura do Livro dos Provérbios

Eis o que diz a Sabedoria de Deus:

«O Senhor me criou como primícias da sua actividade, antes das suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui formada, desde o princípio, antes das origens da terra. Antes de existirem os abismos e de brotarem as fontes das águas, já eu tinha sido concebida. Antes de se implantarem as montanhas e as colinas, já eu tinha nascido; ainda o Senhor não tinha feito a terra e os campos, nem os primeiros elementos do mundo. Quando Ele consolidava os céus, eu estava presente; Quando traçava sobre o abismo a linha do horizonte, quando condensava as nuvens nas alturas, quando fortalecia as fontes dos abismos, quando impunha ao mar os seus limites para que as águas não ultrapassassem o seu termo, quando lançava os fundamentos da terra, eu estava a seu lado como arquitecto, cheia de júbilo, dia após dia, deleitando-me continuamente na sua presença. Deleitava-me sobre a face da terra e as minhas delícias eram estar com os filhos dos homens».


LEITURA II – Rom 5,1-5

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos:

Tendo sido justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, na fé, a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Mais ainda, gloriamo-nos nas nossas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz a constância, a constância a virtude sólida, a virtude sólida a esperança. Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.


EVANGELHO – Jo 16,12-15

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará».


Avisos à Comunidade Paroquial:

Catequese Paroquial

A Festa da Eucaristia / 1ª Comunhão para as crianças do 3º ano da Catequese Paroquial realiza-se este Domingo, dia 12Jun, na Eucaristia a celebrar às 10H30. A Eucaristia comunitária é antecipada para as 9H00.


Dia do Corpo de Deus

No dia 16 de Junho celebra-se a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Haverá Adoração ao Santíssimo desde o final da Eucaristia até às 17H00, altura em que terá início a Procissão do Corpo de Deus.

Momentos de Oração dos Grupos Paroquiais na Adoração ao Santíssimo:

10H30 às 11H30 – Confraria do Santíssimo Sacramento;

11H30 às 12H30 – Leitores e Acólitos;

12H30 às 13H30 – Ministros Extraordinários da Comunhão e Vicentinos;

13H30 às 14H30 – Grupo de Jovens;

14H30 às 15H30 – Catequese Paroquial;

15H30 às 16H30 – Zeladoras e Comissão de Festas;

16H30 às 17H00 – Coro Paroquial.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 12Jun:

- às 9H00 Eucaristia da Solenidade da Santíssima Trindade - Ano C

- às 10H30 Eucaristia da Festa da Eucaristia do 3º ano da Catequese


Quinta-feira dia 16Jun, às 9H30 – Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - Ano C


Sábado dia 18Jun, às 17H00 – Eucaristia Vespertina

Domingo dia 19Jun, às 9H30 XII Domingo do Tempo Comum - Ano C



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário