O segundo dia
do Papa Francisco
em Budapeste
Depois de celebrar a Missa de forma privada na Nunciatura Apostólica, o primeiro compromisso do Papa Francisco na manhã deste Sábado foi a visita ao Instituto Católico para Deficientes Visuais e Casa Especial para Crianças Beato Lázló Batthyány-Strattmann, em Budapeste, um encontro marcado pela emoção, familiaridade, ternura e muita música.
Ainda na manhã deste Sábado, o Papa Francisco encontrou-se com os pobres e os refugiados, na Igreja de Santa Isabel, em Budapeste. "Os pobres e os necessitados – nunca o esqueçamos – estão no coração do Evangelho: de facto, Jesus veio «anunciar a Boa-Nova aos pobres». Assim eles indicam-nos um desafio apaixonante, para que a fé que professamos não fique prisioneira de um culto distante da vida, nem se torne presa de uma espécie de «egoísmo espiritual», isto é, de uma espiritualidade que eu mesmo construo à medida da minha tranquilidade interior e da minha satisfação", disse o Papa.
Após o encontro com os pobres e refugiados, o Papa Francisco efectuou uma visita à comunidade Greco-Católica para um breve momento de oração.
À tarde, o Papa Francisco encontrou-se com os jovens no estádio desportivo da capital. O Papa indicou caminhos para vencer na vida, a partir de duas coisas fundamentais, apostar alto e treinar, mas sempre em equipe, nunca sozinhos:
"Mas como se faz para vencer na vida? Há duas coisas fundamentais, como no desporto: primeira, apostar alto; segunda, treinar-se. Apostar alto. Possuis um talento? De certeza que o tens! Não o ponhas de lado, pensando que, para ser feliz, basta o mínimo indispensável: um diploma, um emprego para ganhar dinheiro, divertir-se um pouco... Não basta! Põe em campo aquilo que tens." "Não penses que são desejos irrealizáveis, mas investe sobre os grandes objectivos da vida! E, depois, treinar-se. Como? Em diálogo com Jesus, que é o melhor treinador possível: ouve-te, motiva-te, acredita em ti, sabe como tirar o melhor de ti. E sempre nos convida a fazer equipe: nunca sozinhos, mas com os outros; na Igreja, na comunidade, juntos, vivendo experiências comuns."
Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário