Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 2 de dezembro de 2018

PRESÉPIO, UM LUGAR DE ENCONTRO PARA TODOS






Iniciamos hoje a Caminhada Diocesana do Advento ao Baptismo do Senhor
   
   
O PRESÉPIO, LUGAR DE ENCONTRO:
EM CASA, NA IGREJA E NA RUA!

A caminhada diocesana, que nos guiará do início do Advento à Festa do Baptismo do Senhor, tem como símbolo o tradicional Presépio, que se apresenta como um lugar convidativo, de entrada livre para todos.

O tradicional Presépio é assim o ponto de encontro para todos, um lugar de encontro entre todos e por todos os meios possíveis.
Por isso, propomos que se faça um Presépio familiar, em casa, na pequenina Igreja, à semelhança do Presépio comunitário, que construiremos na Igreja, logo na primeira semana do Advento.
Mas porque o Presépio e a árvore de Natal comovem o coração de todos, até mesmo daqueles que não crêem, propomos que se faça um Presépio em lugar público, convocando e envolvendo as forças vivas locais, para a sua construção e dinamização.

Esta ideia de propor também um Presépio numa rua, numa encruzilhada, numa praça, permitir-nos-á, segundo o nosso Plano Diocesano de Pastoral, “criar comunidades missionárias que não passem a vida a repetir indefinidamente o que sempre se fez, mas a «fazer» evangelicamente o que há que fazer neste nosso tempo. E, hoje, temos de ser uma Igreja «fora de portas», uma «Igreja na rua». Particularmente as Paróquias” (Dom Manuel Linda, Plano Diocesano de Pastoral 2018/2019, n.º 5).

A ideia dominante desta caminhada é viver o Natal como festa do encontro e anúncio de alegria para todos, na certeza de que “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG 1).
O nosso desafio é criar uma cultura do encontro, que alente cada pessoa e cada grupo a partilhar a riqueza das suas tradições e experiências, a abater muros e a construir pontes.
Vão neste sentido as propostas que envolvem, além dos cristãos, todas as pessoas de boa vontade.
Queremos dar à celebração do Natal deste ano, à sua preparação e vivência, esta perspectiva ampla do “encontro”, porque o Natal é, por excelência, a festa do encontro com Jesus, que inspira, mobiliza e motiva tantos outros encontros pessoais, familiares, eclesiais, sociais e culturais.




Roteiro de Advento na Diocese do Porto











Fonte: Diocese do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário