Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O PAPA FRANCISCO REGRESSOU DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS




Chegou a Roma às 15H14 concluindo a sua 27ª Viagem Apostólica
   
   
Viagem Apostólica cujo lema foi inspirado no início da famosa oração de São Francisco de Assis: "Fazei-me instrumento da vossa paz".

Como é habitual, depois de deixar o aeroporto de Roma-Ciampino e antes retornar ao Vaticano, o Papa Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior, onde se deteve em oração.



Cerimónia de boas-vindas aos Emirados Árabes Unidos






Nesta segunda-feira (4Fev), o Santo Padre participou do Encontro inter-religioso sobre a “Fraternidade Humana”, no Founder’s Memorial (Memorial do Fundador), onde proferiu o seu discurso.

Chegou o tempo de as religiões se gastarem mais activamente, com coragem e ousadia e sem fingimento, em ajudar a família humana a amadurecer a capacidade de reconciliação, a visão de esperança e os itinerários concretos de paz.”

A paz, para levantar voo, precisa de asas que a sustentem: as asas da educação e da justiça.
Investir na cultura favorece a diminuição do ódio e o aumento da civilidade e prosperidade”.

A justiça é a segunda asa da paz.
Uma justiça circunscrita apenas aos familiares, aos compatriotas, aos fiéis da mesma fé é uma justiça claudicante… uma injustiça disfarçada!”

Que as religiões sejam voz dos últimos, que não são estatísticas, mas irmãos, e estejam da parte dos pobres; velem como sentinelas de fraternidade na noite dos conflitos, sejam apelos diligentes à humanidade para que não feche os olhos perante as injustiças e nunca se resigne com os dramas sem conta no mundo”.

A corrida aos armamentos, o alargamento das respectivas áreas de influência, as políticas agressivas em detrimento dos outros nunca trarão estabilidade.
A guerra nada mais pode criar a não ser miséria e morte”.

Que o nosso estar juntos hoje seja uma mensagem de confiança, um encorajamento a todos os homens de boa vontade para que não se rendam aos dilúvios da violência nem à desertificação do altruísmo.
Deus está com o homem que procura a paz.

E, do céu, abençoa cada passo sobre a terra que se realiza nesta direcção”.







Hoje (5Fev), no estádio Zayed, em Abu Dhabi, o Papa celebrou a Eucaristia para milhares de fiéis: caldeus, coptas, greco-católicos, greco-melquitas, latinos, maronitas, sírio-católicos, siro-malabarenses e siro-malancareses.

Na homilia, proferida em italiano mas traduzida simultaneamente em língua árabe, o Papa Francisco começou por dar um conselho fundamental para se viver como cristão: ser feliz, a mensagem basilar de Jesus, que não é prescrição para se cumprir, nem conjunto complexo de doutrinas para se conhecer.

Amados irmãos e irmãs, na alegria de encontrar vocês, esta é a palavra que vim lhes dizer: Felizes!”.

Peçamos hoje, aqui juntos, a graça de voltar a descobrir o encanto de seguir Jesus, de O imitar, de nada mais procurar senão a Ele e seu amor humilde.
Com efeito, é na comunhão com Ele e no amor pelos outros que está o sentido da vida na terra.

Acreditam nisso? ”






Cerimónia de despedida





Fonte: Notícias do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário