Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

O ESPÍRITO SANTO É O PROTAGONISTA DA EVANGELIZAÇÃO




O Papa Francisco na continuação do ciclo de catequeses sobre o Livro dos Actos dos Apóstolos
   
   
A catequese de hoje teve como tema “«Anunciou Jesus» (Actos 8:35). Filipe e a “corrida” do Evangelho em novos caminhos”.

No livro dos Actos dos Apóstolos, a perseguição aparece como o estado permanente da vida dos discípulos, de acordo com o que Jesus disse: "Se eles me perseguiram, também o perseguiam" (Jo 15:20).
Mas a perseguição, em vez de extinguir o fogo da evangelização, alimenta-a ainda mais.”

Segundo o Papa Francisco, o diálogo entre Filipe e o etíope leva a reflectir sobre o facto de que não é suficiente ler a Escritura, mas é preciso entender o seu sentido, encontrar a “essência”, indo além da “superfície”.

Filipe aproxima-se da carruagem e pergunta: "Você entende o que está a ler?" (Actos 8:30).
O etíope responde: "Como posso entender, se ninguém me explica?" (Actos 8:31).
Aquele homem poderoso reconhece que precisa ser guiado para entender a Palavra de Deus.
Ele era o grande banqueiro, ele era o ministro da economia, ele tinha todo o poder do dinheiro, mas sabia que sem explicação ele não podia entender, era humilde.”

O Papa concluiu sua catequese, pedindo


Que o Espírito faça homens e mulheres baptizados que anunciam o Evangelho para atrair outros, não para si mesmos, mas para Cristo, que sabe abrir espaço para a acção de Deus, que sabe tornar os outros livres e responsáveis perante o Senhor.”




Resumo da catequese do Santo Padre:

Depois do martírio de Estêvão que marcou o início duma violenta perseguição contra a Igreja, muitos cristãos deixaram Jerusalém dispersando-se pela Judeia e a Samaria.
Mas a perseguição, em vez de apagar a paixão de evangelizar, ainda a acendeu mais.
O livro dos Actos do Apóstolos mostra-nos esta «corrida» – chamemos-lhe assim – esta «corrida» imparável do Evangelho pelas estradas do mundo.

O diácono Filipe, obedecendo ao Espírito Santo e levado por Ele, consegue alcançar o carro dum alto funcionário da rainha de Candace, da Etiópia, que voltava de Jerusalém ao seu país, sentado no carro a ler o IV Canto do Servo de Jahvé, no livro de Isaías.
Filipe pergunta-lhe: «Compreendes verdadeiramente o que estás a ler?»
Resposta do outro: «E como poderei compreender, sem alguém que me oriente?»

É que não basta ler a Palavra de Deus; para entrar nela, é preciso estar disposto a sair da nossa visão limitada para nos configurarmos a Cristo que é a Palavra viva do Pai.
O Servo de Jahvé, de quem fala Isaías, é Cristo: assim explica Filipe anunciando que Jesus, com a sua Páscoa, ilumina a vida daquele homem, servo de confiança da rainha mas eunuco, isto é, incapaz de dar fruto.
Toda a pessoa desanimada ou marginalizada pode renascer em Cristo.
Então o eunuco pede o Baptismo e, das águas, sai um homem novo que deixa de ser estrangeiro discriminado e marginalizado para se tornar membro do Corpo de Cristo.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano



Sem comentários:

Enviar um comentário