Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 1 de outubro de 2019

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE OUTUBRO



INTENÇÃO DE ORAÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO:

Primavera missionária na Igreja
   
   
Intenção de oração pela Evangelização:
Para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja.


REFLEXÃO

O Papa Francisco proclamou o mês de Outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário, com o motivo da celebração dos 100 anos da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV.
Esta Carta, escrita no final da Primeira Guerra Mundial, alertava a Igreja para a necessidade de «requalificar evangelicamente a missão no mundo» (1), superando as tendências colonialistas, nacionalistas e expansionistas que levaram a humanidade aos trágicos acontecimentos da Primeira Grande Guerra.
Pretendia, assim, reforçar o impulso que deveria ser dado às missões ad gentes, pois, para a Igreja, nenhum povo lhe é estranho.

O tema da missão no contexto da Nova Evangelização é muito caro ao Papa Francisco, que lhe dedica abundantes reflexões na sua primeira Exortação Apostólica, "A Alegria do Evangelho".
Para o Papa Francisco, este Mês Missionário Extraordinário tem como objectivo «despertar em medida maior a consciência da "missio ad gentes" e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral».
O convite que se faz este mês é que cada cristão leve a peito este novo impulso, transformando as comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras.

É uma nova forma de olhar para as comunidades, não apenas como lugar de encontro dos que aí vivem e celebram a mesma fé, como se fosse um ponto de chegada, mas, sobretudo, como lugar de saída e de anúncio.
Esta saída far-se-á, no desejo do Papa Francisco, pela intensificação da oração – «a alma de toda a missão» –, pela prática das boas obras e através de iniciativas de reflexão bíblica e teológica sobre a missão, de modo que a Igreja nunca deixe roubarem-lhe o entusiasmo missionário, pois esta é a característica que mais define o seu lugar no mundo: anunciar a presença do Ressuscitado no mundo.

(1) Carta do Papa Francisco por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”, 22 de Outubro de 2017.



ORAÇÃO

Pai Nosso
o Teu Filho Unigénito Jesus Cristo
ressuscitado de entre os mortos
confiou aos seus discípulos:
Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que pelo Baptismo
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.

Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a Graça,
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
possa encontrar novas e eficazes expressões,
que levem vida e luz ao mundo.

Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, e vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.

Pai Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Conhecer, divulgar e participar nas iniciativas promovidas na própria comunidade ou na Diocese, por ocasião deste Mês Missionário Extraordinário.
  • Rezar, individualmente ou em comunidade, pelos missionários que anunciam o Evangelho aos povos que não o conhecem e pedindo o dom de mais vocações para as missio ad gentes.
  • Promover um momento de reflexão e partilha para definir algumas acções concretas de evangelização e dinamismo missionário no contexto onde a comunidade se insere.




O VÍDEO DO PAPA – Primavera missionária na Igreja




Neste mês missionário extraordinário, rezemos para que o Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja.
Papa Francisco – Outubro 2019


Hoje, é necessário um novo impulso na actividade missionária da Igreja para enfrentar o desafio de anunciar Jesus morto e ressuscitado.

Chegar às periferias, aos ambientes humanos, aos ambientes culturais e religiosos ainda alheios ao Evangelho: nisto consiste o que chamamos missio ad gentes.
E recordar que o coração da missão da Igreja é a oração.

Neste mês missionário extraordinário, rezemos para que o Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária para todos os baptizados e enviados pela Igreja de Cristo.”




Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa



Sem comentários:

Enviar um comentário