Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 8 de outubro de 2019

DEUS NOS PRESERVE DA GANÂNCIA DOS NOVOS COLONIALISMOS



- o Papa Francisco na Missa para a abertura do Sínodo dos Bispos para a Amazónia
   
   

Na passada Sexta-feira, a festa de São Francisco, o Papa Francisco abriu "simbolicamente" o Sínodo reunindo representantes dos povos originários da Amazónia nos Jardins do Vaticano, consagrando o Sínodo para a Amazónia ao santo de Assis.





O Sínodo conta com a participação de 185 Padres sinodais, 6 Delegados Fraternos, 12 Enviados especiais, 25 especialistas, 55 auditores e auditoras, entre os quais especialistas e agentes pastorais provenientes de todo o território pan-amazónico: “Entre eles, destaca-se a presença de 16 representantes de diversas etnias indígenas e povos originários que trazem a voz, o testemunho vivo das tradições, da cultura e da fé das suas populações”.

Os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a Amazónia, convocado pelo Papa em 15 de Outubro de 2017, tiveram início na manhã desta Segunda-feira (07Out) com um momento de oração diante do túmulo de São Pedro, na Basílica do Vaticano.
No dia 26 de Outubro será feita a votação do Documento e a conclusão dos trabalhos.




SANTA MISSA PARA A ABERTURA DO SÍNODO DOS BISPOS PARA A AMAZÓNIA
HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
XXVII Domingo do Tempo Comum, 6 de Outubro de 2019
Basílica do Vaticano

O apóstolo Paulo, o maior missionário da história da Igreja, ajuda-nos a «fazer Sínodo», a «caminhar juntos»; parece dirigido a nós, Pastores ao serviço do povo de Deus, aquilo que escreve a Timóteo.

Começa dizendo: «Recomendo-te que reacendas o dom de Deus que se encontra em ti, pela imposição das minhas mãos» (2 Tm 1, 6).
Somos bispos, porque recebemos um dom de Deus.
Não assinamos um acordo; colocaram-nos, não um contrato de trabalho nas mãos, mas mãos sobre a cabeça, para sermos, por nossa vez, mãos levantadas que intercedem junto do Senhor e mãos estendidas para os irmãos.
Recebemos um dom, para sermos dons.
Um dom não se compra, não se troca nem se vende: recebe-se e dá-se de prenda.
Se nos apropriarmos dele, se nos colocarmos a nós no centro e não deixarmos no centro o dom, passamos de Pastores a funcionários: fazemos do dom uma função, e desaparece a gratuitidade; assim acabamos por nos servir a nós mesmos, servindo-nos da Igreja.
Ao passo que a nossa vida, dom recebido, é para servir.
No-lo recorda o Evangelho, que fala de «servos inúteis» (Lc 17, 10); expressão esta, que pode querer dizer também «servos sem fins lucrativos».
Por outras palavras, não trabalhamos para obter lucro, um ganho nosso, mas, sabendo que gratuitamente recebemos, gratuitamente damos (cf. Mt 10, 8).
Colocamos toda a nossa alegria em servir, porque fomos servidos por Deus: fez-Se nosso servo.
Queridos irmãos, sintamo-nos chamados aqui para servir, colocando no centro o dom de Deus.

Para sermos fiéis a esta chamada, à nossa missão, São Paulo lembra-nos que o dom deve ser reaceso.
O verbo usado é fascinante: reacender, no original, significa literalmente «dar vida a uma fogueira» [anazopurein].
O dom que recebemos é um fogo, é amor ardente a Deus e aos irmãos.
O fogo não se alimenta sozinho; morre se não for mantido vivo, apaga-se se a cinza o cobrir.
Se tudo continua igual, se os nossos dias são pautados pelo «sempre se fez assim», então o dom desaparece, sufocado pelas cinzas dos medos e pela preocupação de defender o status quo.
Mas «a Igreja não pode de modo algum limitar-se a uma pastoral de “manutenção” para aqueles que já conhecem o Evangelho de Cristo.
O ardor missionário é um sinal claro da maturidade de uma comunidade eclesial» (Bento XVI, Exort. ap. pós-sinodal Verbum Domini, 95).
Porque a Igreja está sempre em caminho, sempre em saída; nunca fechada em si mesma.
Jesus veio trazer à terra, não a brisa da tarde, mas o fogo.

O fogo que reacende o dom é o Espírito Santo, dador dos dons.
Por isso, São Paulo continua: «Guarda, pelo Espírito Santo que habita em nós, o precioso bem que te foi confiado» (2 Tm 1, 14).
E antes escrevera: «Deus não nos concedeu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de prudência» (1, 7).
Não um espírito de timidez, mas de prudência.
Alguém pode pensar que a prudência seja a virtude «alfândega», que, para não errar, faz parar tudo.
Mas não! A prudência é virtude cristã, é virtude de vida; mais, é a virtude do governo.
E Deus deu-nos este espírito de prudência.
Em oposição à timidez, Paulo coloca a prudência.
Que é, então, esta prudência do Espírito?
Como ensina o Catecismo, a prudência «não se confunde com a timidez ou o medo», mas «é a virtude que dispõe a razão prática para discernir, em qualquer circunstância, o nosso verdadeiro bem e para escolher os justos meios de o atingir» (n. 1806).
A prudência não é indecisão, não é um comportamento defensivo.
É a virtude do Pastor que, para servir com sabedoria, sabe discernir, sensível à novidade do Espírito.
Então, reacender o dom no fogo do Espírito é o oposto de deixar as coisas correr sem se fazer nada.
E ser fiéis à novidade do Espírito é uma graça que devemos pedir na oração.
Ele, que faz novas todas as coisas, nos dê a sua prudência audaciosa; inspire o nosso Sínodo a renovar os caminhos para a Igreja na Amazónia, para que não se apague o fogo da missão.

O fogo de Deus, como no episódio da sarça ardente, arde mas não consome (cf. Ex 3, 2).
É fogo de amor que ilumina, aquece e dá vida; não fogo que alastra e devora.
Quando sem amor nem respeito se devoram povos e culturas, não é o fogo de Deus, mas do mundo.
Contudo quantas vezes o dom de Deus foi, não oferecido, mas imposto!
Quantas vezes houve colonização em vez de evangelização!
Deus nos preserve da ganância dos novos colonialismos.
O fogo ateado por interesses que destroem, como o que devastou recentemente a Amazónia, não é o do Evangelho.
O fogo de Deus é calor que atrai e congrega em unidade.
Alimenta-se com a partilha, não com os lucros.
Pelo contrário, o fogo devorador alastra quando se quer fazer triunfar apenas as próprias ideias, formar o próprio grupo, queimar as diferenças para homogeneizar tudo e todos.

Reacender o dom; receber a prudência audaciosa do Espírito, fiéis à sua novidade; São Paulo faz uma última exortação: «Não te envergonhes de dar testemunho (…), mas compartilha o meu sofrimento pelo Evangelho, apoiado na força de Deus» (2 Tm 1, 8).
Pede para testemunhar o Evangelho, sofrer pelo Evangelho; numa palavra: viver para o Evangelho.
O anúncio do Evangelho é o critério primeiro para a vida da Igreja: é a sua missão, a sua identidade.
Mais adiante, Paulo escreve: «Estou pronto para oferecer-me como sacrifício» (4, 6).
Anunciar o Evangelho é viver a oferta, é testemunhar radicalmente, é fazer-se tudo por todos (cf. 1 Cor 9, 22), é amar até ao martírio.
Agradeço a Deus por haver no Colégio Cardinalício alguns irmãos Cardeais mártires, que provaram, na vida, a cruz do martírio.
De facto, como assinala o Apóstolo, serve-se o Evangelho, não com a força do mundo, mas simplesmente com a força de Deus: permanecendo sempre no amor humilde, acreditando que a única maneira de possuir verdadeiramente a vida é perdê-la por amor.

Queridos irmãos, olhemos juntos para Jesus Crucificado, para o seu coração aberto por nós.
Comecemos dali, porque dali brotou o dom que nos gerou; dali foi derramado o Espírito que renova (cf. Jo 19, 30).
Dali, sentimo-nos chamados, todos e cada um, a dar a vida.
Muitos irmãos e irmãs na Amazónia carregam cruzes pesadas e aguardam pela consolação libertadora do Evangelho, pela carícia de amor da Igreja.
Muitos irmãos e irmãs gastaram a sua vida na Amazónia.
Permiti que repita as palavras do nosso amado Cardeal Hummes: quando fores àquelas pequenas cidades da Amazónia, vai aos cemitérios procurar o túmulo dos missionários.
Um gesto da Igreja por aqueles que gastaram a vida na Amazónia.
E depois, com um pouco de astúcia, disse ao Papa: «Não se esqueça deles. Merecem ser canonizados».
Por eles, pelos que agora estão a dar a vida, pelos outros que lá gastaram a própria vida, com eles, caminhemos juntos.




Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano

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