Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SONHO DE LUTHER KING DEVE SER HONRADO

Afirmou o Cardeal de Washington


O sonho de Martin Luther King continua vivo, depois de 50 anos.

Recordando os cinquenta anos do célebre discurso “Eu tenho um sonho” (I have a dream), de Martin Luther King, o Cardeal de Washington, Donald William Wuerl, ressalta o empenho da Igreja Católica nos EUA com a justiça racial e social.

A magistral estátua de King, no novo memorial em Washington, lembra-nos seu imponente compromisso em conduzir nossa nação à plena consciência da igualdade de todas as pessoas diante de Deus”, declara o cardeal, publicado no Osservatore Romano.

O seu sonho, tão enraizado na oração e na Sagrada Escritura, continua a encorajar-nos a vermos uns aos outros como irmãos e irmãs, filhos do mesmo amoroso Deus”, continua.

O Cardeal Wuerl recorda seu predecessor arcebispo de Washington até 1973, Dom Patrick Aloysius O'Boyle, que rezava para que “os ideais da liberdade, abençoados pela nossa fé e por nossa herança democrática, prevaleçam no país”.

Naqueles dias, o então arcebispo incentivou grupos católicos, paróquias e universidades a participarem da marcha de 28 de Agosto de 1963, oferecendo hospitalidade a quem vinha de fora e disponibilizando faixas e cartazes contra o racismo.

Hoje temos que honrar a sua herança e continuar o seu trabalho” – afirma o actual cardeal. “Este compromisso implica oferecer oportunidades educativas para as crianças, principalmente as mais pobres, que seriam destinadas a escolas mais ‘escassas’”.

Os 96 colégios católicos da Arquidiocese de Washington recebem quase 30.000 crianças da capital e do Estado de Maryland, salienta Dom Wuerl. “Muitas delas pertencem a minorias e não são católicas. Para o próximo ano académico, 2013-2014, a arquidiocese destinou 5,5 milhões de dólares em subvenções aos impostos escolásticos, uma ajuda que sextuplicou nos últimos anos”, revela Dom Wuerl.

Rádio Vaticano, 28-08-2013

I have a dream

Foi há 50 anos, no dia 28 de Agosto de 1963, que Martin Luther King proferiu, em Washington, o célebre discurso "I Have a Dream".

Nesse discurso histórico, o activista Martin Luther King pela igualdade de direitos entre negros e brancos, defendeu a igualdade de direitos para todos.

Três anos depois, na cidade americana de Memphis, Martin Luther King foi assassinado.





Hoje, nos EUA, os sinos das igrejas de todo o país vão soar no momento em que o discurso foi feito.


O Presidente Barack Obama vai pronunciar um discurso nas escadarias do Lincoln Memorial, o mesmo local onde Luther King disse as famosas palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário