Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 1 de julho de 2015

MENSAGEM DO NOSSO BISPO

Na sua mensagem à diocese a 29 de Junho de 2015 o nosso Bispo D. António
- convida-nos a reflectir sobre a encíclica ‘Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum’
- e anuncia a apresentação do Plano Diocesano de Pastoral 2015-2020 e a Ordenação de novos presbíteros e diáconos a caminho do Presbiterado




A mensagem do nosso Bispo D. António dos Santos:

Mensagem à Diocese

1. Laudato Si’

O Papa Francisco publicou, com data de 24 de Maio passado, uma nova encíclica, a segunda do seu pontificado e a primeira exclusivamente sua, sob o tema da ecologia e com o sugestivo título: Laudato Si’.

Apresento, deste modo, a toda a Diocese este belo texto do Papa Francisco, já traduzido e editado em português, e desejo que ele seja divulgado em todas as comunidades cristãs e reflectido profundamente nas famílias, nos grupos e nos movimentos apostólicos.

Trata-se de um texto pleno de oportunidade, inscrito na doutrina social da Igreja, que revela a coragem profética do Papa Francisco, ao trazer para a vanguarda da missão da Igreja a urgência de velarmos pelos dons da criação, de cuidarmos da casa comum da Humanidade e de velarmos pela “mãe terra, que nos sustenta e governa”.

As primeiras palavras do cântico das criaturas de São Francisco oferecem ao Papa a inspiração do título da encíclica e do desenvolvimento deste tema para que façamos da defesa da ecologia um verdadeiro cântico de louvor a Deus e de serviço à Humanidade.

Estamos unidos neste mesmo cântico e convocados por esta preocupação comum de salvaguardarmos os dons da criação, porque nada deste mundo nos é indiferente. Este texto, mais do que uma oportuna reflexão, é um convite e um alerta do Papa Francisco dirigidos a todos os habitantes da terra, nossos irmãos e conterrâneos, em ordem a um compromisso comum, a uma cultura nova e a uma educação diferente em prol de uma aliança entre a humanidade e o ambiente, fundamentos essenciais de um estilo de vida sóbrio e feliz.

Cuidar da casa comum da humanidade é também uma verdadeira e bela missão da Igreja, hoje.

2. Felizes os misericordiosos! (Mt, 5,7)

Vamos apresentar, no próximo dia 10 de Julho, às 21h30, na Casa Diocesana de Vilar, o Plano Diocesano de Pastoral 2015-2020.

Abre este Plano Diocesano de Pastoral do Porto para uma nova perspectiva eclesial e para um horizonte temporário de cinco anos, 2015-2020.

Continuará a guiar-nos o lema: A alegria do Evangelho é a nossa missão. Partimos para este Plano Diocesano de Pastoral conscientes da importância de termos um Lema que nos una e nos congregue, um Plano que nos anime e mobilize, um Programa que nos organize e incentive e um Calendário que nos informe das actividades delineadas e dê visibilidade às acções realizadas.

Enraizados em Cristo, alicerce firme da nossa fé e farol do nosso caminho pastoral, faremos da Alegria do Evangelho fonte da nossa missão e encontraremos no magistério do Papa Francisco o programa do nosso ministério e o paradigma da nossa acção pastoral.

Atentos ao sonho de Deus para a Igreja do Porto, queremos, neste Ano Jubilar da Misericórdia, acolher os dons de Deus e traduzi-los em obras de misericórdia, conscientes de que isso só é possível se vivermos e agirmos de acordo com as Bem-aventuranças do Evangelho.

A apresentação, assim antecipada no tempo, deste Plano Diocesano de Pastoral é um gesto pedagógico a anunciar um verdadeiro caminho sinodal que a todos envolva e mobilize para a acção pastoral. Os secretariados, os serviços diocesanos, as vigararias e as paróquias foram chamados, ao longo deste ano em curso, a participar e a colaborar na elaboração deste Plano através das diversas instâncias de corresponsabilidade pastoral, concretamente nas várias reuniões do Conselho Episcopal, Conselho Presbiteral, Conselho Diocesano de Pastoral e Encontro de Vigários.

Este Plano é o fruto deste trabalho comum e deste esforço conjunto. Importa, agora, conhecer este texto que é de todos, para que aí se inspire um trabalho coordenado e concretizado nos planos dos secretariados e serviços, das vigararias e das paróquias, das comunidades religiosas e dos movimentos apostólicos. Estamos, assim o cremos, a delinear novos traços do rosto belo da Igreja do Porto.

Convido, por isso, os sacerdotes, diáconos, consagrados, leigos, os secretariados, serviços, movimentos apostólicos, instituições e comunidades da nossa Diocese para a apresentação do Plano Diocesano de Pastoral, no próximo dia 10, às 21,30, na Casa Diocesana.

Convido expressamente as Comissões Permanentes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral ou representantes de cada paróquia, onde não houver Conselhos Pastorais, a participar na apresentação do Plano Diocesano de Pastoral para que juntamente com os Párocos possam implementar a sua concretização em todas as comunidades da nossa Diocese.

3. Louvado sejas meu Senhor, pelos novos sacerdotes e diáconos!

Vamos celebrar, no próximo dia 12 de Julho, a Ordenação de novos presbíteros e diáconos a caminho do Presbiterado.

Queremos preparar este dia na oração, na alegria e na gratidão para podermos viver as Ordenações de novos servidores da Igreja como uma bênção de Deus concedida à Igreja do Porto.

Um dia de Ordenações nasce sempre no coração generoso dos jovens que se decidem a ouvir o chamamento do Mestre e a seguir Jesus. Prossegue, depois, no ambiente da Família, no longo tempo de formação vivido nos Seminários, no percurso académico da Universidade Católica e completa-se na vida e na inserção pastoral das Comunidades cristãs.

Um dia de Ordenações supõe e exige um longo e demorado tempo prévio, trabalhado pela oração pessoal dos candidatos, consolidado pela vivência humana e espiritual da comunidade formativa, fortalecido pela doação e testemunho dos formadores, amparado pelo ambiente e estímulo das comunidades de origem e de estágio pastoral, incentivado pela bondade e generosidade de amigos e beneméritos dos nossos Seminários e ampliado na vida e na alegria da Igreja diocesana que forma, educa e acolhe.

São muitos, aqueles a quem devemos e a quem agradecemos e dedicamos este abençoado dia de Ordenações!

Convido, com muita alegria e renovada gratidão, toda a Diocese para a celebração, na nossa Sé, no próximo dia 12 de Julho, às 16 horas, da ordenação de presbíteros de João Emanuel Pinheiro Pereira, José Joaquim Santos Ribeiro, Mário Jorge de Sousa Ferreira, e Prabesh Jacob, da nossa Diocese, e de André Bruno Teixeira de Olim, da Ordem de S. Bento, Igor André Barbosa de Oliveira e Jorge André Ferreira Magalhães, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

Serão ordenados diáconos rumo ao Presbiterado os alunos do nosso Seminário: Diogo José de Oliveira Barbosa Pereira, Júlio Dinis Osório de Castro Taveira Lobo e Vítor Emanuel Dionísio Ramos.

Junta-se a esta bênção da ordenação de novos diáconos e presbíteros a alegria de celebrarmos, no próximo dia 8 de Julho, o jubileu sacerdotal de 25 anos de ordenação dos Padres Fernando Silvestre Rosas Magalhães e José da Rocha Ramos e, no dia 1 de Agosto, o jubileu de 50 anos de ordenação do Cónego Arnaldo Cardoso de Pinho e dos Padres Adriano Leite Gomes, Américo de Sá Rebelo, António Augusto de Pinho Alves, António Maria de Sousa Moreira da Silva, António Orlando Ramos dos Santos, Joaquim de Jesus Ferreira da Cunha, Joaquim de Sousa Ribeiro e José da Fonseca Lemos.

Uns e outros constituem uma bênção de gratidão e de esperança para a Igreja do Porto. Por eles e em nome de toda a Diocese, quero dizer, como quem reza, agradece e louva: Louvado sejas meu Senhor pelos sacerdotes e diáconos dados a esta amada Igreja do Porto!

Porto, 29 de Junho, na solenidade litúrgica de S. Pedro e S. Paulo, de 2015.

António Francisco, Bispo do Porto



Fonte: Diocese do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário