Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

O IDEAL É A FAMÍLIA UNIDA, NÃO A SEPARAÇÃO!




Na catequese desta Quarta-feira o Papa Francisco falou da alegria de participar do Encontro Mundial das Famílias

   
   
E também na «dor e amargura» ao enfrentar o escândalo dos abusos na Igreja.

Como faz habitualmente depois de uma viagem apostólica, o Papa Francisco dedicou sua catequese aos principais momentos de sua visita à Irlanda, realizada nos dias 25 e 26 de Agosto.

O Papa Francisco voltou a exprimir «dor e amargura» devido aos sofrimentos causados pelo escândalo dos abusos cometidos por alguns membros da Igreja.
Recordou em particular a «marca profunda» que deixou no seu coração o encontro que teve na nunciatura de Dublin com oito «sobreviventes», reafirmando que várias vezes pediu «perdão ao Senhor por estes pecados, pelo escândalo e pelo sentido de traição que causaram».

Depois de ter evocado o significado do momento de oração no santuário de Knock – de onde dirigiu «uma saudação cordial» ao povo da Irlanda do Norte encorajando «o processo de reconciliação, pacificação, amizade e cooperação ecuménica» – o Papa Francisco confirmou que o encontro de Dublin «foi uma experiência profética, confortadora, de muitas famílias comprometidas no caminho evangélico do casamento e da vida familiar».

E se hoje está «na moda» falar sobretudo de divórcio, o Papa reafirmou que «o ideal não é a separação, o ideal não é a destruição da família. O ideal é a família unida».




Resumo da catequese do Papa Francisco disponibilizado pela Santa Sé:

A minha viagem Apostólica à Irlanda teve por fim confirmar as famílias cristãs que participavam no Encontro Mundial das Famílias na sua vocação de dar testemunho da alegria e da fecundidade do amor de Deus, sem esmorecer na missão de colaborar com a transmissão do dom divino da vida, de educar os jovens na fé e nos valores autênticos e de construir uma cultura mais solidária.

Neste sentido, lembrei às Autoridades Civis que a Igreja, por ser uma família de famílias, deve ajudar as famílias a realizarem o seu papel insubstituível na sociedade.
Já o encontro com casais na Pro-catedral de Santa Maria foi um testemunho de como o amor é um dom de Deus que deve ser cultivado diariamente na família que é uma igreja doméstica.
Depois, com os padres Capuchinhos, encontrei algumas famílias que enfrentam dificuldades.
O ponto alto do Encontro foi a festa da família e a Missa solene no Phoenix Park, com um belo testemunho sobre a importância da comunicação entre as gerações para transmitir a fé.
Por fim, no Santuário Mariano de Knock, confiando à protecção de Nossa Senhora as famílias do mundo, pedi perdão pelos abusos contra menores perpetuados por membros da Igreja e animei os Bispos irlandeses a avançar nos esforços para remediar os erros do passado e, com coragem evangélica e confiança no Senhor, inaugurar uma nova etapa de renovação para a Igreja na Irlanda.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; L’Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário