Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 11 de maio de 2019

D. ANTÓNIO AUGUSTO É O NOVO BISPO DE VILA REAL






Por nomeação do Papa Francisco datada de hoje
   
   
D. António Augusto de Oliveira Azevedo tem 56 anos e é natural da vizinha freguesia de São Pedro de Avioso.

No dia 9 de Janeiro de 2016 foi nomeado Bispo Auxiliar do Porto pelo Papa Francisco e a sua ordenação episcopal foi celebrada na Sé do Porto no dia 19 de Março de 2016.

D. António Augusto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde Maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

A entrada solene na Diocese de Vila Real vai decorrer no dia 30 de Junho.


Nota da Conferência Episcopal Portuguesa:

A Conferência Episcopal congratula-se com a nomeação, pelo Papa Francisco, de D. António Augusto Azevedo como Bispo de Vila Real e agradece a D. Amândio Tomás a missão que exerceu como Pastor dessa diocese.

Natural de [São Pedro de] Avioso (Concelho da Maia), D. António Azevedo foi ordenado padre a 13 de Julho de 1986 e doutorou-se em Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma. Leccionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, e colaborou ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

A 9 de Janeiro de 2016, quando era Reitor do Seminário Maior do Porto, o Papa Francisco nomeou-o Bispo auxiliar do Porto, sendo ordenado a 19 de março na Sé Catedral do Porto. Ao tomar como lema episcopal «Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor» (Salmo 89), afirmou na altura: «Escolhi-o porque traduz o meu sentimento e corresponde à minha atitude e propósito de ser testemunha alegre da Boa Nova da misericórdia de Deus».

A Conferência Episcopal deseja a D. António Azevedo um fecundo ministério episcopal nesta nova missão junto do Povo de Deus na Diocese de Vila Real e agradece o precioso contributo que presta ao serviço da Conferência Episcopal, em particular como Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Lisboa, 11 de maio de 2019
P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP



Mensagem de Saudação e Agradecimento do nosso Bispo:

Para dotar a vizinha Diocese de Vila Real de um novo Pastor, Sua Santidade o Papa Francisco escolheu o, até agora, Bispo Auxiliar desta Diocese do Porto, o Ex.mo e Rev.mo Senhor D. António Augusto de Oliveira Azevedo.
Agradecemos ao Santo Padre a confiança que lhe mereceu mais um clérigo desta nossa grande Diocese.

Simultaneamente, todos nós, fiéis do Porto, queremos dar os parabéns ao senhor D. António Augusto, pois, usando as palavras da liturgia, “foi considerado digno” de presidir a esta Igreja Irmã de Vila Real, historicamente relacionada com a do Porto a muitos títulos, mas fundamentalmente na formação inicial e contínua do seu clero.
Agradecemos-lhe, também, o muito que o novo Bispo diocesano deu a esta Diocese donde é natural: como Pároco zeloso, empenhado formador do Seminário, dedicado docente e capelão da Universidade Católica e, ultimamente, solícito e prestimoso Bispo Auxiliar.

Que a graça e a bênção do Bom Pastor acompanhem o Senhor D. António Augusto no exercício pastoral.
Que o seu novo ministério seja coroado com o dom da felicidade.
E que estas duas Dioceses Irmãs estreitem ainda mais os laços de fraternidade e colaboração que as caracterizam.

+ Manuel Linda
Bispo do Porto


Saudação à Diocese de Vila Real:

Neste dia em que é anunciada a minha nomeação como novo Bispo da Diocese de Vila Real, quero manifestar a minha profunda gratidão e comunhão para com o Santo Padre, o Papa Francisco, por este sinal de confiança na minha pessoa e pela sua solicitude para com a diocese.

Saúdo com afecto o meu antecessor, Dom Amândio Tomás, por quem nutro, há muito anos, profunda estima e amizade.
Saúdo com alegria todos os sacerdotes que servem dedicadamente a diocese, bem como os diáconos, os religiosos, as religiosas e os seminaristas.
Conto com todos vós porque sois colaboradores próximos do bispo.

Saúdo todos os leigos da diocese, os que exercem os vários serviços e ministérios, os membros das várias associações, grupos ou movimentos laicais.
O vosso compromisso no exercício da corresponsabilidade será indispensável para todos construirmos uma Igreja mais viva e missionária.

Saúdo todas as autoridades autárquicas, académicas, civis e militares, presentes na área da diocese de Vila Real, bem como as Misericórdias e todas as instituições de carácter social, cultural, recreativo ou desportivo.
Manifesto o meu apreço pela vossa actividade específica e a disponibilidade para estabelecer laços de cooperação.

Saúdo as famílias, os casais, as crianças, os mais velhos e os doentes a quem apresento todo o meu carinho.
Saúdo também os jovens, por quem terei uma especial deferência porque são o «agora» de Deus e o futuro da diocese.
Saúdo ainda todos aqueles e aquelas que não são católicos, pertencem a outra confissão cristã ou professam outra religião.

Para mim será uma grande honra e motivo de alegria servir a diocese de Vila Real como Bispo.
Tenho um grande respeito pela sua história de diocese quase centenária, cujas raízes cristãs mergulham bem fundo na história.
Reitero a minha admiração pelo carácter e a cultura das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Para mim e para vós, para toda a diocese, este é um dia que marca o futuro com o sinal da esperança.
Vou chegar com total disponibilidade para caminhar convosco e assim construirmos em conjunto uma Igreja que responda aos grandes, difíceis mas belos desafios do nosso tempo; uma Igreja reunida à volta de Jesus Cristo, convertida à novidade do seu Evangelho e animada pelo seu Espírito.

Conto com todos e cada um de vós, com a força da vossa fé, a lealdade da vossa colaboração e com o alento das vossas orações.

Que Maria, Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, continue a ser a grande intercessora para que Deus nos encha das suas graças e bênçãos.

+António Augusto de Oliveira Azevedo
11 de Maio de 2019



Fontes: Diocese do Porto; Conferência Episcopal Portuguesa; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário