Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 26 de junho de 2019

NÃO HÁ LUGAR PARA O EGOÍSMO NA ALMA DO CRISTÃO



A primeira comunidade cristã foi o tema da quarta catequese do Papa sobre os Actos dos Apóstolos
   
   
O Papa indicou-nos os quatro traços do bom cristão: ouvir assiduamente o ensinamento apostólico, praticar uma alta qualidade de relações interpessoais, lembrar o Senhor através da Eucaristia e dialogar com Deus na oração.

Ao contrário da sociedade humana, onde há uma tendência a satisfazer os próprios interesses independentemente ou mesmo às custas dos outros, a comunidade de crentes baniu o individualismo para promover a compartilha e a solidariedade.
Não há lugar para o egoísmo na alma do cristão: se o teu coração é egoísta, não és cristão, és uma pessoa mundana que só pensa no próprio lucro.
E Lucas diz-nos que os crentes estão juntos (ver Actos 2:44).
A proximidade e a união são o estilo dos crentes: vizinhos, preocupados com o outro, não para falar do outro, não, para ajudar, para aproximar-se.”

O Papa Francisco concluiu:


Peçamos ao Espírito Santo para que faça das nossas comunidades lugares onde possamos acolher e praticar uma vida nova, obras de solidariedade e de comunhão, lugares onde as liturgias sejam um encontro com Deus, que se torna comunhão com os irmãos e irmãs, lugares que sejam portas abertas na Jerusalém celeste.”




Resumo da catequese do Santo Padre:

A primeira Comunidade cristã de Jerusalém, nascida no dia de Pentecostes com a efusão do Espírito Santo, é o paradigma de toda a comunidade.

Nos Actos dos Apóstolos, vemos que os membros dessa comunidade “perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, na fracção do pão e nas orações” (2, 42).
A escuta assídua do ensinamento apostólico animava-os a deixar de lado individualismos, antagonismos e divisões.
Viviam como homens e mulheres redimidos: na solidariedade e na unidade, onde a partilha - não só da Palavra, mas também do pão daquilo que cada um tinha necessidade - fazia da comunidade matriz de uma nova humanidade.
E, nessa estrada de comunhão e partilha com os necessitados, eram capazes de seguir uma autêntica vida litúrgica, sobretudo na Eucaristia, a fracção do pão, onde a Igreja expressa a sua essência, encontrando o Ressuscitado e experimentando o seu amor.
Por fim, o diálogo com Deus através da oração enchia-os de uma força que fascina e conquista muitos para a fé.



Nota: As Audiências Gerais serão interrompidas no mês de Julho.
O próximo encontro está marcado para 7 de Agosto.



Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário