Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 27 de fevereiro de 2021

SEMANA NACIONAL CÁRITAS 2021

 


Decorre de 28 de Fevereiro a 7 de Março

e tem por tema “Cáritas 65 Anos: O Amor que Transforma

   


Vivida em contexto de Pandemia, a Semana Cáritas reveste-se este ano de um peso especial, num período em que a COVID-19 deixou muitas famílias em situações difíceis.

Durante esta semana, as diferentes Cáritas Diocesanas que compõem a rede nacional Cáritas, promovem o envolvimento público e de animação local. Uma das principais actividades desta semana é o Peditório Nacional de rua. Face às dificuldades que a pandemia impôs, e pelo segundo ano consecutivo, ele não se realiza nos formatos habituais. A Cáritas adopta, por isso, uma estratégia digital, com a realização de um peditório nacional online. Este peditório tem como objectivo a angariação de verbas que vão reforçar a capacidade da rede Cáritas na resposta aos atendimentos sociais e no desenvolvimento e implementação de projecto sociais locais. Adaptado às circunstâncias em que vivemos e sem esquecer a sua principal missão: a solidariedade e a erradicação da pobreza.

Em 2020, a rede Cáritas atribuiu apoios financeiros, directo à população, de cerca 1,5 milhões de euros, ao qual se somam, ainda, os apoios em produtos alimentares e bens essenciais bem como outras respostas sociais de emergência. Desde Abril de 2020 a Fevereiro de 2021, através da implementação do programa nacional “Vamos Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”, foi possível responder directamente a cerca de 10 mil pessoas, que viram os seus rendimentos afectados pela COVID-19. Um apoio que corresponde a cerca de 10 por centro do total de apoios da rede nacional.

A redução significativa de rendimentos pela perda de posto de trabalho, ou por rendimentos insuficientes, seja salário ou reforma, são as principais razões que motivam o apoio da Cáritas que tem respondido com o pagamento de rendas de habitação, despesas de saúde e medicamentos e pagamento de despesas de electricidade.

Na Quaresma de 2021, a Cáritas Portuguesa oferece, pela primeira vez, um itinerário de preparação para a Páscoa, com propostas que vão da oração individual pelos doentes, pelos jovens, a iniciativas mais concretas de partilha quaresmal ou de gestos de solidariedade e amizade, como, por exemplo, um telefonema para uma pessoa amiga ou um familiar.





Fontes: Cáritas Portuguesa; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário