Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

2 DE FEVEREIRO DIA DA SENHORA DAS CANDEIAS

 


A Eucaristia de Acção de Graças à Senhora das Candeias é celebrada amanhã às 19H00 na Igreja Paroquial e transmitida via digital



No dia em que termina a Semana do Consagrado e neste tempo de pandemia, a transmissão da Eucaristia será efectuada no facebook do Grupo de Jovens a partir das 19H00 de amanhã, dia 2 de Fevereiro.


A Festa da Nossa Senhora das Candeias, da Candelária, ou da Luz, ou ainda dos Navegantes é celebrada no dia da Festa da Apresentação do Senhor no Templo.


O dia 2 de Fevereiro recorda o cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico. Quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de "purificação" e apresentar o filho ao Senhor, no templo. Desde o século IV, essa festa era chamada "Purificação de Maria".

Com a reforma litúrgica (1960), passou-se a valorizar o sentido da "apresentação", oferta de Jesus ao Pai, para que seu destino se cumprisse, marcando em consequência a aceitação por parte de Maria do que o Pai preparara para o fruto de sua gestação. A data passou a ser lembrada então como a da "Apresentação do Senhor".

Esta festa já era celebrada em Jerusalém, no século IV. Chamava-se festa do encontro, hypapántè , em grego. Em 534, a festa estendeu-se a Constantinopla e, no tempo do Papa Sérgio, chegou a Roma e ao Ocidente. Em Roma, a festa incluía uma procissão até à Basílica de S. Maria Maior. No século X, começaram a benzer-se as velas.

José e Maria levam o Menino Jesus ao templo, oferecendo-o ao Pai. Como toda a oferta implica renúncia, a Apresentação do Senhor é já o começo do mistério do sofrimento redentor de Jesus, que atingirá o seu ponto culminante no Calvário. Maria e José unem-se à oferta do seu divino Filho estando a seu lado e colaborando, cada um a seu modo, na obra da Redenção.


Anterior publicação sobre o Dia da Senhora das Candeias.


Semana do Consagrado

Entrevista ao Padre Pedro Fernandes, vice-presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal:




Fontes: Notícias do Vaticano; Agência Ecclesia; Dehonianos

Sem comentários:

Enviar um comentário