Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 5 de fevereiro de 2023

VIAGEM APOSTÓLICA ao SUDÃO do SUL


 


O Papa Francisco

despede-se do Sudão do Sul

   


Depois de percorrer cerca de 5.000 Km em 6h45 de voo, o Papa Francisco chegará a Roma concluindo a sua 40ª Viagem Apostólica Internacional. Deixou o Sudão do Sul às 11h56, (hora local) desta manhã de Domingo com destino a Roma onde deve chegar por volta das 17H15, hora local, ao aeroporto de Internacional Leonardo da Vinci, Roma-Fiumicino.


No seu último dia de visita ao Sudão do Sul, o Papa celebrou a Santa Missa no Mausoléu de “John Garang” na manhã deste domingo 5 de Fevereiro na presença, segundo as autoridades locais, de mais de 100 mil pessoas.

Na sua homilia, o Papa Francisco recordou as palavras do Apóstolo Paulo à comunidade de Corinto quando disse: “Não me apresentei com o prestígio da linguagem ou da sabedoria, para vos anunciar o mistério de Deus. Julguei não dever saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo e, Este, crucificado” (1 Cor 2, 1-2).

Em primeiro lugar, somos sal da terra” observou o Papa , pois o sal “é o ingrediente invisível que dá gosto a tudo. Por isso mesmo, desde a antiguidade, foi visto como símbolo da sabedoria, uma virtude que não se vê, mas que dá gosto à vida e sem ela a existência torna-se insípida, sem sabor”.

Nós, que somos sal da terra, estamos chamados a testemunhar a aliança com Deus na alegria, com gratidão, mostrando que somos pessoas capazes de criar laços de amizade, viver em fraternidade, impedir que prevaleçam a corrupção do mal, a patologia das divisões, a sujeira dos negócios iníquos, a praga da injustiça.”

Depois o Papa Francisco passou à segunda imagem usada por Jesus: “Vós sois a luz do mundo”. Deus Pai enviou o seu Filho; é Ele a luz do mundo. Mas o próprio Jesus, luz do mundo, diz aos seus discípulos que também eles são luz do mundo. Isto significa que nós, acolhendo a luz de Cristo, a luz que é Cristo, tornamo-nos luminosos, irradiamos a luz de Deus.

Irmãos e irmãs, o convite de Jesus para ser luz do mundo é claro: nós, seus discípulos, somos chamados a refulgir como uma cidade situada no alto, como um candelabro cuja chama não deve ser apagada.”

Esta terra, tão bela e tão martirizada, precisa da luz que tem cada um de vós, ou melhor, da luz que cada um de vós é.”

Por fim o Papa concluiu fazendo votos que que todos sejam o sal que se espalha e derrete generosamente para dar sabor ao Sudão do Sul com o gosto fraterno do Evangelho; serem comunidades cristãs luminosas que lancem uma luz benéfica sobre todos e mostrem que é belo e possível viver a gratuitidade, ter esperança, construir todos juntos um futuro reconciliado”.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário