Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

JORNADA DE ORAÇÃO E JEJUM PELA PAZ

 



Este Domingo dia 6

e Segunda-feira dia 7

   


Na Missa de abertura da segunda sessão do Sínodo sobre a sinodalidade, o Papa Francisco convocou todos os fiéis a implorarem de Maria o dom da paz "neste momento dramático de nossa história, enquanto os ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e inteiras nações" - uma súplica de paz no dia 6 de Outubro e um dia de oração e jejum no dia 7.

No Domingo, 6 de Outubro, o Papa Francisco vai à Basílica de Santa Maria Maior em Roma para rezar o terço junto aos membros do Sínodo em súplica a Nossa Senhora. Na segunda-feira, dia 7, há exactamente um ano do ataque terrorista do Hamas a Israel, o dia será de oração e jejum para invocar o dom da paz no mundo.



Nota Informativa de D. Manuel Linda:

Nesta hora dramática de nossa história, enquanto os ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras” (Papa Francisco), a humanidade corre riscos de sobrevivência e muitos inocentes sofrem o mais puro terror e a angústia da destruição, sem qualquer gesto de misericórdia.

Por isso, invocando o “serviço” que a fé deve prestar à humanidade, o mesmo Papa Francisco convida-nos à oração do terço, especialmente na tarde do próximo Domingo, 6 de Outubro e ao jejum no dia 7, memória da Virgem Santa Maria do Rosário.

Convido todos os fiéis a esta «comunhão dos santos» universal pela paz e peço aos sacerdotes que lembrem isto nas Missas dominicais.

Que Deus, por intermédio da Rainha da paz, dê a paz ao mundo e, a toda a humanidade conceda bom senso para resolver os problemas por vias pacíficas.

4 de Outubro de 2024

+ Manuel, Bispo do Porto


Nota da CEP: Oração e Jejum pela Paz:

Na Missa de abertura da segunda sessão do Sínodo sobre a sinodalidade, o Papa Francisco convocou todos os fiéis a rezar pela paz no mundo, nos próximos dias 6 e 7 de Outubro, pedindo a intercessão de Nossa Senhora.

A comunidade cristã está sempre a serviço da humanidade para proclamar a alegria do Evangelho a todos. Precisamos disso, especialmente nesta hora dramática de nossa história, enquanto os ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras” (Papa Francisco).

No dia 6 de Outubro, às 16h de Portugal, o Papa Francisco rezará o terço na Basílica de Santa Maria Maior, em conjunto com os participantes da Assembleia Sinodal, oriundos dos cinco continentes. Já para dia 7 de Outubro, o Papa convocou um dia de oração e jejum pelo dom da paz no mundo.

D. José Ornelas, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, afirma que juntarmo-nos em oração e em jejum significa “aderir ao projecto de Deus, que é um projecto de redenção do mundo, não pela violência, mas pela paz, pela fraternidade, pela capacidade de encontrar caminhos em que juntos encontramos soluções para os problemas que temos, sem ter de recorrer às armas para que elas sejam solução, que não são solução nenhuma, são sempre a ausência de caminhos verdadeiramente humanizadores”.

Em comunhão com o Santo Padre, a Conferência Episcopal Portuguesa convida todos os cristãos, famílias, paróquias, comunidades religiosas, dioceses e outras instituições eclesiais a unirem-se em oração nestas duas ocasiões.

Lisboa, 3 de Outubro de 2024




Fontes: Notícias do Vaticano; Conferência Episcopal Portuguesa; Diocese do Porto; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário