Escutar a voz do Pastor
é seguir Cristo
O quarto Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos, neste domingo, somos convidados a escutar um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe, hoje, à nossa reflexão.
O Evangelho apresenta Cristo como o Pastor bom e verdadeiro, que ama as suas ovelhas e que conhece cada uma delas. Aqueles e aquelas que querem fazer parte do rebanho de Jesus, devem escutar as suas indicações, acolher as suas propostas, dispor-se a segui-l’O. Jesus conduzi-las-á onde há vida verdadeira e nunca permitirá que as suas ovelhas – essas ovelhas a quem Ele tanto quer – lhe sejam roubadas.
A primeira leitura fala-nos de pessoas que assumem atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) apresenta. De um lado estão “ovelhas” comodamente instaladas nas suas certezas, no seu orgulho, nas suas velhas seguranças, na sua auto-suficiência, que recusam pertencer ao rebanho de Jesus; de outro, estão ovelhas interessadas em escutar a voz de Jesus e dispostas a segui-l’O até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.
A segunda leitura mostra-nos o reencontro final de Jesus com as suas ovelhas. Aquelas ovelhas que escutaram a voz de Jesus e O seguiram, venceram a injustiça, a violência e a morte. No final do seu caminho na terra, reencontraram Jesus, o Bom Pastor; com Ele acederão eternamente às fontes da água viva.
Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:
LEITURA I – Actos dos Apóstolos 13,14.43-52
Leitura dos Actos dos Apóstolos
Naqueles dias, Paulo e Barnabé seguiram de Perga até Antioquia da Pisídia.
A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. Terminada a reunião da sinagoga, muitos judeus e prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, que nas suas conversas com eles os exortavam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra do Senhor. Ao verem a multidão, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfémias. Corajosamente, Paulo e Barnabé declararam:
«Era a vós que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Uma vez, porém, que a rejeitais e não vos julgais dignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios, pois assim nos mandou o Senhor: ‘Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra’».
Ao ouvirem estas palavras, os gentios encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé e a palavra do Senhor divulgava-se por toda a região. Mas os judeus,
instigando algumas senhoras piedosas mais distintas e os homens principais da cidade, desencadearam uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. Estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, seguiram para Icónio. Entretanto, os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 99 (100)
Refrão: Nós somos o povo de Deus, somos as ovelhas do seu rebanho.
Aclamai o Senhor, terra inteira, servi o Senhor com alegria, vinde a Ele com cânticos de júbilo.
Sabei que o Senhor é Deus, Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.
O Senhor é bom, eterna é a sua misericórdia, a sua fidelidade estende-se de geração em geração.
LEITURA II – Apocalipse 7,9.14b-17
Leitura do Livro do Apocalipse
Eu, João, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. Um dos Anciãos tomou a palavra para me dizer:
«Estes são os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas
e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, servindo-O dia e noite no seu templo. Aquele que está sentado no trono
abrigá-los-á na sua tenda. Nunca mais terão fome nem sede, nem o sol ou o vento ardente cairão sobre eles. O Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água viva. E Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos».
EVANGELHO – João 10,27-30
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus:
«As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só».
Avisos à Comunidade Paroquial:
Ofertório para as Vocações
Os Ofertórios das Eucaristias deste fim-de-semana destinam-se às Vocações.
Encerramento do Mês de Maria
Este ano encerramento do Mês de Maria, no Sábado dia 31 de Maio, é a cargo dos lugares da Igreja e de Matos. Na próxima Quarta-feira dia 14 de Maio, às 20H30, vai realizar-se uma reunião de preparação das cerimónias de encerramento do Mês de Maria em casa do Sr. Filipe Silva.
Peregrinação Jubilar
Como anunciamos anteriormente, no Domingo dia 25 de Maio, a nossa Vigararia vai realizar uma Peregrinação Jubilar entre as duas Igrejas Jubilares, a Capela da Nossa Senhora das Dores e a Igreja de Vairão. A peregrinação tem início às 7H30 na Capela da Nossa Senhora das Dores e termina na Igreja de Vairão com a Celebração da Eucaristia. A inscrição tem o custo simbólico de 2,50€ (inclui kit e seguro). Quem quiser participar pode ainda fazer a sua inscrição (quer para o percurso completo, quer para o percurso simples) junto do Sr. Padre Ricardo.
Nesse dia, Domingo dia 25 de Maio, não será celebrada Eucaristia na Igreja Paroquial.
Peregrinação Diocesana ao Santuário de Fátima
No Sábado dia 20 de Setembro, a nossa diocese vai realizar uma Peregrinação ao Santuário de Fátima. A nossa paróquia terá disponível um autocarro com o custo de 20,00€ por participante. Quem quiser participar pode desde já fazer a sua inscrição junto do Sr. Padre Ricardo.
Celebrações Eucarísticas
Domingo dia 11Mai, às 9H30, IV Domingo de Páscoa – Ano C
Quarta-feira dia 14Mai, às 19H00, Eucaristia
Sábado dia 17Mai, às 17H00, Eucaristia Vespertina
Domingo dia 18Mai, às 9H30, V Domingo de Páscoa – Ano C
Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário