INTENÇÃO DE ORAÇÃO:
Pelas condições de trabalho
Intenção de Oração:
Rezemos para que, através do trabalho, se realize toda a pessoa, sejam sustentadas as famílias com dignidade e se humanize a sociedade.
(O vídeo com a intenção de oração pontifícia para o mês de Maio muda de formato com o falecimento do Papa Francisco. Para favorecer a reflexão, o tema sobre o trabalho é apresentado através de mensagens de João Paulo II, Bento XVI e Francisco que reafirmam que as pessoas devem ser prioridade para que, através dele, "cada pessoa se realize, as famílias sejam sustentadas com dignidade e se humanize a sociedade”.)
Reflexão
Este mês, rezemos para que, através do trabalho, toda a pessoa se realize e sejam sustentadas as famílias com dignidade, tornando a sociedade mais humana. O Papa Francisco destaca a importância do trabalho não apenas como meio de subsistência, mas como uma via para a realização pessoal.
Para o Santo Padre, o trabalho digno é um elemento-chave para construir uma sociedade mais humana e justa. Um emprego que respeita a dignidade humana contribui para a coesão social, reduz a desigualdade e promove a paz e a estabilidade.
O Papa criticou diversas vezes as práticas laborais exploradoras, como a escravidão moderna e a precarização do emprego, mas também a busca de lucros à custa dos trabalhadores. Por isso propõe um modelo económico que dê prioridade ao desenvolvimento humano integral, assegurando que todos tenham a oportunidade de prosperar, de modo a que as famílias vivam com dignidade.
O Papa evidencia o valor da solidariedade e da responsabilidade social, tanto das empresas quanto dos consumidores, para promover práticas laborais justas. Isso inclui apoiar políticas que fomentem o emprego digno e consumir de maneira a respeitar o trabalho humano. «Que as vozes dos pobres sejam escutadas neste tempo de preparação para o Jubileu [2025] que, segundo o mandamento bíblico, restitui a cada um o acesso aos frutos da terra... Tudo isto será possível se formos capazes de recuperar o sentido de fraternidade universal, se não fecharmos os olhos diante do drama da pobreza crescente que impede milhões de homens, mulheres, jovens e crianças de viverem de maneira digna» (Papa Francisco)
Oração
Jesus,
Tu conheceste o trabalho neste mundo, conheces as suas fadigas e alegrias…Escuta hoje a nossa oração. Trabalhar é próprio da pessoa humana… O trabalho é sagrado… A beleza da terra e a dignidade do trabalho foram feitas para estar unidas… A terra torna-se bela quando o homem a trabalha… Sabes, Senhor, que acreditamos com convicção nisto que proclamamos, mas desejamos que se torne plenamente real entre nós. Entristece-nos que nem todos os irmãos encontrem trabalho nem vivam a dignidade de levar pão para casa. Dá-nos a luz do teu Espírito, abre os nossos corações, não permitas que a indiferença nos vença. Ajuda-nos a recuperar o dom da fraternidade universal. Pedimos-te um coração grande como o de Jesus para que acolhamos o chamamento ao trabalho que dá dignidade às pessoas e às famílias.
Ámen.
Atitudes
Promover um trabalho que humanize - O que podes fazer para que o emprego seja digno e para que o pão ganho com dignidade chegue às famílias? Consegues ajudar de forma concreta uma família que sofre com o desemprego? O teu testemunho e forma de estar responsável no trabalho podem ajudar muito.
Favorecer ambientes de colaboração - Cuidas do teu trabalho e das relações com os teus colegas? Lembra-te que és membro de uma comunidade. Se fizeres bem a tua parte, estás a fazer com que o todo funcione e a criar mais empregos para os outros.
Conhecer e contribuir com os meus talentos - Tu és único e irrepetível. Conheces os teus dons? Colocas os teus dons ao serviço dos outros no teu trabalho? Deus conta contigo para que os faças render para bem de todos.
Partilhar o aprendido - Partilhas o que recebeste de Deus na tua família e nos lugares por onde passas? O que foste aprendendo é para ser oferecido, especialmente àqueles que precisam de aprender a ganhar a vida. Pensa numa forma concreta de mudar a realidade à tua volta.
Cuidar da justiça no trabalho - Abre os teus olhos. Quem, à tua volta, precisa de ajuda, de um trabalho digno? Pergunta ao Senhor o que podes fazer para que a fraternidade não seja apenas uma utopia, pelo menos para aqueles que estão mais perto de ti.
O VÍDEO DO PAPA – Pelas condições de trabalho
"Na publicação anual das intenções de oração para 2025, o Papa Francisco tinha-nos convidado a rezar em maio pelas condições de trabalho…
A Rede Mundial de Oração confia ao Senhor a missão do novo Papa e continua a sua tarefa apostólica, confiando a Deus os desafios da humanidade e da missão da Igreja…
Este mês, deixemo-nos inspirar por este vídeo com as palavras dos três últimos papas: Francisco, Bento XVI e São João Paulo II.
Durante uma audiência geral em 2022, o Papa Francisco afirmou: “Os evangelistas Mateus e Marcos definem José como marceneiro ou carpinteiro. Jesus exerceu o ofício do pai, um trabalho bastante duro. Do ponto de vista económico, não garantia grandes rendimentos”. “Este dado biográfico de José e de Jesus” fazia-o “pensar em todos os trabalhadores do mundo”.
“O trabalho – acrescentou o Papa Francisco – é uma unção de dignidade. O que confere dignidade não é levar o pão para casa. O que confere dignidade é ganhar o pão”.
Também o Papa Bento XVI, dirigindo-se a todos os trabalhadores na festa de São José, em 2006, sublinhou que “o trabalho reveste uma importância primária para a realização do homem e para o desenvolvimento da sociedade, e por este motivo é necessário que ele seja sempre organizado e levado a cabo no pleno respeito da dignidade humana e ao serviço do bem comum. Ao mesmo tempo, — observou o Papa Bento XVI —, é indispensável que o homem não se deixe escravizar pelo trabalho, que não o idolatre, com a pretensão de encontrar nele o sentido último e definitivo da vida”.
E São João Paulo II, por ocasião da celebração do Jubileu dos Trabalhadores em 2000, disse que “o Ano jubilar suscita uma redescoberta do sentido e do valor do trabalho. Depois, convida a encarar os desequilíbrios económicos e sociais existentes no mundo do trabalho, restabelecendo a justa hierarquia dos valores, atribuindo o primeiro lugar à dignidade do homem e da mulher que trabalham, à sua liberdade, responsabilidade e participação”. João Paulo II exortou ainda a “resolver as situações de injustiça” e a não esquecer “aqueles que sofrem devido à falta de emprego, a um salário insuficiente e à carência dos meios materiais”.
Rezemos para que, através do trabalho, se realize toda a pessoa, sejam sustentadas as famílias com dignidade e se humanize a sociedade. "
Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa
Sem comentários:
Enviar um comentário