Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 17 de maio de 2025

V DOMINGO DE PÁSCOA – Ano C




 

Amar como Jesus nos ama

    


No 5º domingo da Páscoa, a liturgia recorda-nos que a comunidade nascida de Jesus tem como tarefa fundamental, no mundo e na história, ser sinal vivo do amor de Deus por todos os seus filhos. Foi essa a tarefa que Jesus, ao despedir-se, deixou aos seus discípulos.

O Evangelho, leva-nos à sala onde Jesus, pouco antes de ser preso e condenado à morte, celebrou uma ceia de despedida com os discípulos. Convida-nos a escutar e a tomar nota do “testamento” de Jesus: “dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros”. Este “mandamento” resume toda a vida, todos os ensinamentos, todas as palavras e gestos, todas as propostas de Jesus.

A primeira leitura fala-nos de algumas das comunidades cristãs da Ásia Menor nascidas do labor missionário de Paulo e Barnabé. São comunidades que acolheram a Boa nova de Jesus e que aceitaram o desafio de viverem e de testemunharem o “mandamento novo”. Enquanto comunidades fraternas, animadas pelo dinamismo do Reino, elas são sal que dá sabor e luz que ilumina o mundo.

A segunda leitura apresenta-nos a meta final para onde caminhamos: o novo céu e a nova terra, “a morada de Deus com os homens”, a casa definitiva dos que foram chamados a viver no amor, a cidade nova onde os filhos amados de Deus encontrarão vida em abundância.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:


LEITURA I – Actos 14,21b-27

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, a Icónio e a Antioquia.

Iam fortalecendo as almas dos discípulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na fé, «porque – diziam eles – temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus». Estabeleceram anciãos em cada Igreja, depois de terem feito orações acompanhadas de jejum, e encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. Atravessaram então a Pisídia e chegaram à Panfília; depois, anunciaram a palavra em Perga e desceram até Atalia. De lá embarcaram para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para a obra que acabavam de realizar. À chegada, convocaram a Igreja, contaram tudo o que Deus fizera com eles e como abrira aos gentios a porta da fé.


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 144

Refrão: Louvarei para sempre o vosso nome, Senhor, meu Deus e meu Rei.

O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. O Senhor é bom para com todos e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas.

Graças Vos dêem, senhor, todas as criaturas e bendigam-Vos os vossos fiéis. Proclamem a glória do vosso reino e anunciem os vossos feitos gloriosos.

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder, a glória e o esplendor do vosso reino. O vosso reino é um reino eterno, o vosso domínio estende-se por todas as gerações.


LEITURA II – Apocalipse 21,1-5a

Leitura do Livro do Apocalipse

Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia.

Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da presença de Deus, bela como noiva adornada para o seu esposo. Do trono ouvi uma voz forte que dizia: «Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará com os homens: eles serão o seu povo e o próprio Deus, no meio deles, será o seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; nunca mais haverá morte nem luto, nem gemidos nem dor, porque o mundo antigo desapareceu».

Disse então Aquele que estava sentado no trono: «Vou renovar todas as coisas».


EVANGELHO – João 13,31-33a.34-35

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Quando Judas saiu do cenáculo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, Deus também O glorificará em Si mesmo e glorificá-l’O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros».


Avisos à Comunidade Paroquial:


Encerramento do Mês de Maria

Este ano encerramento do Mês de Maria, no Sábado dia 31 de Maio, é a cargo dos lugares da Igreja e de Matos.


Peregrinação Jubilar

Como anunciamos anteriormente, no Domingo dia 25 de Maio, a nossa Vigararia vai realizar uma Peregrinação Jubilar entre as duas Igrejas Jubilares, a Capela da Nossa Senhora das Dores e a Igreja de Vairão. A peregrinação tem início às 7H30 na Capela da Nossa Senhora das Dores e termina na Igreja Jubilar de Vairão com a Celebração da Eucaristia às 11H30.

Nesse dia, Domingo dia 25 de Maio, não será celebrada Eucaristia na Igreja Paroquial.


Peregrinação Diocesana ao Santuário de Fátima

No Sábado dia 20 de Setembro, a nossa diocese vai realizar uma Peregrinação ao Santuário de Fátima. A nossa paróquia terá disponível um autocarro com o custo de 20,00€ por participante. Quem quiser participar pode desde já fazer a sua inscrição junto do Sr. Padre Ricardo.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 18Mai, às 9H30, V Domingo de Páscoa – Ano C


Quarta-feira dia 21Mai, às 19H00, Eucaristia - 7º Dia de Maria Lucinda Ferreira da Silva Maia


Sábado dia 24Mai, às 17H00, Eucaristia Vespertina

Domingo dia 25Mai, às 11H30, VI Domingo de Páscoa – Ano C – na Igreja Jubilar de Vairão


Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário