Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 28 de junho de 2019

25º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DOS SACERDOTES




Celebra-se hoje, dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
   
   
O Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes está ligado à figura do padre Mario Venturini, que dedicou sua vida e apostolado à santificação do clero e fundou, em 1926, a Congregação Jesus Sacerdote.

A 25 de Março de 1995 o Papa João Paulo II assumia a proposta da Congregação para o Clero de se celebrar um Dia pela Santificação dos Sacerdotes, por ocasião da solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
Almejava que tal iniciativa ajudasse os sacerdotes a “conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor”.

O Papa Francisco insistiu muitas vezes no carácter específico do apelo sacerdotal, que confere ao sacerdote o compromisso de ser um pastor à imagem de Cristo.
Em particular, nas homilias das Missas Crismais, acentuou que o pastor é ungido pelo Espírito para ungir, por sua vez, a vida daqueles que lhe foram confiados, com a alegria do Evangelho e a consolação do amor de Deus.
Na sua recente homilia da Missa de Crisma deste ano, comentando o Evangelho de S. Lucas, o Papa Francisco destacou os quatro grupos para os quais era destinada, de modo preferencial, a unção do Senhor, isto é, os pobres, os prisioneiros, os cegos e os oprimidos.


Na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate sobre o apelo à santidade no mundo actual, o Papa recorda que a Igreja não precisa de sacerdotes muitos burocratas e funcionários, “mas de missionários apaixonados, devorados pelo entusiasmo de comunicar a verdadeira vida. Os santos surpreendem, desinstalam, porque a sua vida chama-nos a sair da mediocridade tranquila e anestesiadora” (138).

No final da Audiência Geral da passada Quarta-feira, o Papa Francisco pediu as orações dos fiéis pelos sacerdotes e pelo seu ministério petrino, “para que toda acção pastoral seja marcada pelo amor que Cristo tem por cada homem”.




Nota da Conferência Episcopal Portuguesa:

No dia 28 de Junho ocorre a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, em cuja ocasião se celebra anualmente o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
É uma preciosa ocasião para os presbíteros fazerem memória do dom recebido, redescobrirem-no de maneira nova e partilharem as dificuldades e as alegrias do ministério pastoral.
Todo o Povo de Deus é convidado a associar-se, sobretudo na oração, em acção de graças pelo grande dom do Ministério Sacerdotal à Igreja e pedindo especialmente a santificação dos seus sacerdotes.





Hoje, às 19H00, nas Irmãs Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus em São Mamede, é celebrada a Eucaristia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.




Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano; Diocese do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário