Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 4 de junho de 2014

TER PIEDADE NÃO É FAZER CARA DE SANTO, MAS SERVIR OS IRMÃOS

Continuando o ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo, o Papa Francisco abordou hoje o dom da Piedade explicando que se a piedade nos faz crescer na relação e na comunhão com Deus, ao mesmo tempo ajuda-nos a dirigir este amor também aos outros.



O Santo Padre sublinhou que a piedade é o dom do Espírito Santo que nos permite viver a vida cristã com autêntico espírito religioso e com uma profunda confiança em Deus.
Longe de ser um dever ou imposição, este dom garante que a nossa relação com Deus brote genuinamente do nosso coração – afirmou o Papa Francisco que esclareceu que o Espírito Santo leva-nos a perceber a presença de Deus e todo o seu amor por nós, o que suscita em nós gratidão e louvor, e faz-nos viver como seus filhos.

É preciso esclarecer, desde logo, que este dom não se identifica com o ter compaixão de alguém, ter piedade do próximo, mas indica a nossa pertença a Deus e a nossa ligação profunda com Ele, uma ligação que dá sentido a toda a nossa vida e que nos mantém em comunhão com Ele, mesmo nos momentos mais difíceis e complicados.”

Se o dom da piedade nos faz crescer na relação e na comunhão com Deus e nos leva a viver como seus filhos, ao mesmo tempo ajuda-nos a transmitir este amor também sobre os outros e a reconhecê-los como irmãos.
Então seremos movidos por sentimentos de piedade – não de pietismo!
Por que digo não ao Pietismo?
Algumas pessoas pensam que ter piedade é fechar os olhos e fazer cara de santo. Fazer de conta que é um santo. Mas este não é o dom da piedade.
O dom da Piedade é o que nos torna capazes de alegrar-nos com quem se alegra, chorar com quem chora, estar próximo de quem está só ou angustiado, corrigir quem está no erro, consolar quem está aflito, acolher quem passa necessidade.
Há uma relação muito estreita entre o dom da piedade e da mansidão, que nos faz tranquilos, pacientes, em paz com Deus: a serviço com mansidão dos outros.”

O Santo Padre conclui:

Peçamos ao Senhor que o dom do seu Espírito possa vencer o nosso temor e as nossas incertezas, e também o nosso Espírito inquieto, impaciente. E possa tornar-nos testemunhas alegres de Deus e do seu amor, adorando o Senhor em verdade e também nos serviços ao próximo, com mansidão e com o sorriso que sempre nos dá na alegria o Espírito Santo.
Que Ele nos dê a todos este dom da piedade.”


Fonte: Santa Sé e Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário