Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 13 de setembro de 2014

Boletim Paroquial nº 114

Semana de 14 a 21 de Setembro de 2014
XXIV Domingo do Tempo Comum - Ano A


FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ


A liturgia deste dia, Festa da Exaltação da Santa Cruz, convida-nos a contemplar a cruz de Jesus.
Ela é a expressão suprema do amor de um Deus que veio ao nosso encontro, que aceitou partilhar a nossa humanidade, que quis fazer-se servo dos homens, que se deixou matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos.
Oferecendo a sua vida na cruz, em dom de amor, Jesus indicou-nos o caminho para chegar à vida plena.


A primeira leitura fala-nos de um Deus que nunca abandona o seu Povo em caminhada e que está sempre lá, ajudando-o a perceber o sem sentido das suas opções erradas e convidando-o continuamente a nunca parar nessa busca da vida e da verdadeira liberdade.
A serpente de bronze levantada sobre um poste, através da qual Deus dá vida ao seu Povo e o protege das forças destruidoras que ele enfrenta ao longo da sua peregrinação pelo deserto, traduz a vontade de Deus em dar vida ao homem; e é, por outro lado, um símbolo dessa força salvífica que se derrama da cruz de Cristo - o homem levantado ao alto para dar vida a todo o mundo.

Na segunda leitura, Paulo apresenta aos crentes de Filipos uma leitura da incarnação de Cristo.
Jesus, o Filho amado de Deus, prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher o caminho da obediência ao Pai e do serviço aos homens, até ao dom da vida.
A cruz é a expressão máxima desse caminho e dessa opção.
É esse mesmo caminho de vida que os crentes de todas as épocas e lugares são convidados a acolher e a percorrer.

No Evangelho, João recorda-nos que Deus nos amou de tal forma, que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna.
Convida-nos a olhar para a cruz de Jesus, a aprender com ele a lição do amor total, a percorrer com ele o caminho da entrega e do dom da vida.
É esse o caminho da salvação, da vida plena e definitiva.


IGREJA/SOCIEDADE: REALIDADE ACTUAL PEDE «MAIOR CORAGEM» E «OUSADIA»
Encontro nacional da Pastoral Social em Fátima apontou ainda para a importância da proactividade e do trabalho em rede no sector


Fátima, Santarém, 11 set 2014 (Ecclesia) – O director do Secretariado Nacional da Pastoral Social acredita que o encontro geral do sector, que terminou hoje em Fátima, vai motivar os agentes católicos a enfrentarem “com maior coragem” os dramas humanos que são chamados a resolver.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre José Manuel Pereira de Almeida recorda as “muitas pessoas” que se dedicam, “no quotidiano”, a “transformar uma realidade que é difícil” e que precisam de ser ajudadas para não baixarem os braços.

Aberto na terça-feira, o encontro nacional de Pastoral Social teve como tema a “Dimensão social do anúncio do Evangelho”, retirado do 4.º capítulo da exortação apostólica “A alegria do Evangelho”, do Papa Francisco.

Na opinião do padre José Manuel Pereira de Almeida, cada um dos participantes teve a oportunidade de “ler melhor ou ler mesmo” os desafios contidos naquele documento.

Uma aprendizagem que se deverá agora traduzir em “gestos ousados”, no meio daqueles que mais precisem e em “palavras oportunas de denúncia e anúncio do muito bem que existe e das injustiças existentes”, frisa aquele responsável.

Um dos aspectos “sublinhados” ao longo dos três dias de reunião foi a necessidade de cada cristão assumir maior “protagonismo” no campo da Pastoral Social, de cada paróquia ou comunidade estar atenta aos problemas das pessoas e ser proactiva na sua resolução, sem estar à espera de uma orientação “central”.

Há muitas ideias que se podem compaginar e complementar.
No concreto da realidade cada comunidade saberá hierarquizar as suas prioridades e enfrentar os problemas trabalhando em rede para que eles possam ser resolvidos da melhor maneira possível”, aponta o director do Secretariado Nacional da Pastoral Social.

Em causa está a importância de erradicar do sector “uma mentalidade que não trabalha em equipa, que exclui e não resolve” e também a “indiferença” de quem pensa que já faz o suficiente.

Importa de facto ir mais longe, trabalhar com outros, com humildade, fazendo o que é possível sabendo que diante dos desafios existentes há seguramente coisas para poder aprender com o Papa, nos seus gestos e nas suas palavras”, concluiu o padre José Manuel Pereira de Almeida.


Vaticano: «SER CRISTÃO É TORNAR-SE INSENSATO», DISSE O PAPA FRANCISCO


Cidade do Vaticano, 11 set 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco explicou hoje que “o Evangelho é uma novidade difícil de levar em frente” porque significa “seguir Jesus” e a sua misericórdia, durante a missa matutina na capela da Casa de Santa Marta.

Ser cristão é tornar-se insensato, num certo sentido. Renunciar àquela esperteza do mundo para fazer tudo o que Jesus nos diz”, acrescentou Francisco, depois da leitura do Evangelho de São Lucas (6, 27-38).

O Papa apontou que “caminhar com Jesus” é andar na “misericórdia” e salientou que “a vida cristã não é autorreferencial” porque “sai de si mesma para se dar aos outros”.

É um dom, é amor e o amor não é egoísta, dá-se”, acrescentou.

Para Francisco o trecho de São Lucas, do Evangelho desta quinta-feira, é uma exortação a não julgar: “Muitas vezes parece que nos nomearam juízes dos outros, mexericamos, falamos mal, julgamos todos”.

Por isso, apelou que se leia e releia, “até quatro vezes se for necessário”, todo o sexto capítulo de São Lucas, não apenas a passagem de hoje, e recordou como Jesus deu “a lei do amor, amar a Deus e amar-nos como irmãos”.

Uma primeira leitura assusta”, observou no final da homilia, revela o jornal L’Osservatore Romano.

Segundo Francisco, a “novidade do Evangelho” consiste em “dar-se a si mesmo, dar o coração aos inimigos” para não ser apenas uma “troca” e analisou os verbos que Jesus usa - “amai, praticai o bem; abençoai; orai, oferecei, não rejeiteis; oferecei”.

Jesus com isto mostra-nos o caminho que devemos seguir, um caminho de generosidade”, revelou o Papa, que assinala que Jesus pede também aos cristãos que “pratiquem o bem” àqueles que os “odeiam” ou que abençoem “quantos os maldizem”.

Se não consegues, é um problema teu mas este é o caminho cristão que Jesus nos ensina”, frisou.

Antes de terminar a reflexão, o Papa Francisco disse que “não é fácil ser cristão” e recomendou uma oração diária: “Senhor, dai-me a graça de me tornar um bom cristão, uma boa cristã, porque sozinho não consigo”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 16 de Setembro, às 19:00
Sábado, dia 20 de Setembro, às 17:00 – 30º Dia José Carlos da Costa Pereira
Domingo, dia 21 de Setembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30.

NOTAS
Na próxima Sexta-feira, dia 19, recomeçam os encontros de preparação para o Crisma de Adultos.
Será às 21:30, no Salão Paroquial de São Cristóvão do Muro.

Em meu nome pessoal e em nome das comunidades a que presido, quero publicamente agradecer a disponibilidade, colaboração e amizade do Sr. Padre Casimiro.
Peço também a todos que o tenhamos sempre nas nossas orações, para que seja sempre testemunho do Evangelho de Cristo.
Ao Padre Casimiro muito obrigado.

Relembro só que os ofertórios das Eucaristias deste fim de semana revertem para a Missão que o Padre Casimiro desenvolve na Tanzânia.

Sem comentários:

Enviar um comentário