Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 28 de setembro de 2014

Boletim Paroquial nº 116

Semana de 28 de Setembro a 5 de Outubro de 2014
XXVI Domingo do Tempo Comum - Ano A

EMPENHO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO NOVO


A liturgia do 26º Domingo do Tempo Comum deixa claro que Deus chama todos os homens e mulheres a empenhar-se na construção desse mundo novo de justiça e de paz que Deus sonhou e que quer propor a todos os homens.
Diante da proposta de Deus, nós podemos assumir duas atitudes: ou dizer “sim” a Deus e colaborar com Ele, ou escolher caminhos de egoísmo, de comodismo, de isolamento e demitir-mo-nos do compromisso que Deus nos pede.
A Palavra de Deus exorta-nos a um compromisso sério e coerente com Deus – um compromisso que signifique um empenho real e exigente na construção de um mundo novo, de justiça, de fraternidade, de paz.


Na primeira leitura, o profeta Ezequiel convida os israelitas exilados na Babilónia a comprometerem-se de forma séria e consequente com Deus, sem rodeios, sem evasivas, sem subterfúgios.
Cada crente deve tomar consciência das consequências do seu compromisso com Deus e viver, com coerência, as implicações práticas da sua adesão a Jahwéh e à Aliança.

O Evangelho diz como se concretiza o compromisso do crente com Deus…
O “sim” que Deus nos pede não é uma declaração teórica de boas intenções, sem implicações práticas; mas é um compromisso firme, coerente, sério e exigente com o Reino, com os seus valores, com o seguimento de Jesus Cristo.
O verdadeiro crente não é aquele que “dá boa impressão”, que finge respeitar as regras e que tem um comportamento irrepreensível do ponto de vista das convenções sociais; mas é aquele que cumpre na realidade da vida a vontade de Deus.

A segunda leitura apresenta aos cristãos de Filipos (e aos cristãos de todos os tempos e lugares) o exemplo de Cristo: apesar de ser Filho de Deus, Cristo não afirmou com arrogância e orgulho a sua condição divina, mas assumiu a realidade da fragilidade humana, fazendo-se servidor dos homens para nos ensinar a suprema lição do amor, do serviço, da entrega total da vida por amor.
Os cristãos são chamados por Deus a seguir Jesus e a viver do mesmo jeito, na entrega total ao Pai e aos seus projectos.



Media: REDES DIGITAIS DEIXAM TRANSPARECER ANSEIOS DAS CIDADES E PARÓQUIAS
D. Pio Alves sublinha importância de procurar respostas nestes espaços

Fátima, Santarém, 25 set 2014 (Ecclesia) - O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais disse hoje em Fátima que as redes digitais são habitadas pelas mesmas pessoas das paróquias e cidades, que exigem uma resposta da Igreja.

Nas redes e fora das redes estamos a falar dos mesmos habitantes: estamos a falar das pessoas. Pelas suas potencialidades (rapidez, visibilidade, acesso livre, gratuidade, anonimato) o mundo das redes acaba por se transformar no grande escaparate da sociedade. Mas não a inventa”, afirmou D. Pio Alves, na abertura das Jornadas Nacionais de Comunicação Social que decorrem até sexta-feira.

O bispo auxiliar do Porto insistiu na importância de reconhecer que os utilizadores destas redes são “os mesmos que caminham ou vagueiam” pelas ruas, que vivem nas cidades ou nas “nas aldeias despovoadas”, que se escondem“no anonimato da multidão”, que “frequentam despersonalisadamente” igrejas e paróquias.

D. Pio Alves citou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2014, no qual se sugerem respostas que “não são, efectivamente, tecnológicas, mas humanas: a pausa, a calma, o silêncio, a paciência”.

Estas interrogações e respostas são, certamente, potenciadas e sugeridas pelas redes, mas não se encontram aí como em condomínio fechado. São combustível e espelho da sociedade”, acrescentou.

Neste contexto, aludiu às questões levantadas pela velocidade da informação, a variedade das opiniões, o isolamento relativamente ao próximo mais próximo ou o risco da exclusão.

Quem frequenta, ainda que moderadamente as redes, a par de conteúdos notáveis, depara-se, facilmente, com imagens chocantes, linguagens inapropriadas, insultos”, admitiu o responsável, para quem a “culpa” não está nas redes.

Mas onde é que não existem covis de cobardes? Apenas mudaram de sítio: para um sítio mais cómodo, mais seguro, mais rentável. Seria caso para dizer: pobres das redes! Que culpa têm?”, prosseguiu D. Pio Alves.

'Uma Rede de Pessoas' é o tema das jornadas que decorrem na Domus Carmeli, promovidas e coordenadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Socais.



Vaticano: DIRETOR DO CENTRO TELEVISIVO DESTACA POTENCIAL DA IMAGEM DE PAPA FRANCISCO PARA A COMUNICAÇÃO DA IGREJA
Padre Dario Edoardo Viganò diz que este é o «Papa do encontro»

Lisboa, 25 set 2014 (Ecclesia) - O director do Centro Televisivo do Vaticano (CTV) disse hoje à Agência ECCLESIA que Francisco é um “Papa do encontro” que tem sabido potenciar as imagens para comunicar a mensagem da Igreja.

A comunicação do Papa, efectivamente, passa pelo meio que está hoje mais difundido, que é o da imagem: mais do que ler, hoje vê-se e escuta-se”, referiu o padre Dario Edoardo Viganò, que vai participar nas jornadas anuais promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, a decorrer em Fátima.

Para o director do CTV, a estratégia mediática do Papa é “não ter nenhuma”, procurando sempre “ter uma relação constante com Deus para servir a Igreja de Deus, caminhando nos caminhos que o Evangelho nos aponta: o anúncio e o cuidado dos doentes”.

Esta é a sua força, acredito. Quando lhe perguntamos como está, o Papa não responde nunca ‘bem’, responde ‘estou em paz’. Uma paz que é ter um coração que bate ao ritmo do coração de Deus”, revela.

Monsenhor Viganò sustenta que a palavra de Francisco “tem a força da sua história”, como se vê diariamente nas homilias das Missas a que o Papa preside na capela da Casa de Santa Marta, por exemplo.

O CTV transmite excertos dessas intervenções para responder às solicitações de quem quer ver o “essencial” das reflexões pontifícias.

Uma palavra é uma palavra, mas depende de quem a diz, de como a diz. Todo o não-verbal revela a verdade da vida do Papa”, precisa.

O Papa não nos diz quais são os deveres de um cristão, diz-nos aquilo que ele rezou com Deus. Essas palavras têm o peso, a força da sua vida e é isso que cativa as pessoas”, acrescenta.

O CTV tem investido nas novas tecnologias para chegar a todo o mundo com transmissões televisivas em Ultra HD (4 vezes superior à alta definição) e em 3 dimensões, já ensaiadas nas canonização de João XXII e João Paulo II, a 27 de abril deste ano.

A experiência vai repetir-se na beatificação do Papa Paulo VI, do Vaticano a Milão, a 19 de Outubro (Ultra HD), e na Missa de Natal de este ano, na Praça de São Pedro (3 dimensões).

'O Papa Francisco e a cultura do encontro: o poder das imagens' é o tema para a conferência que o sacerdote vai fazer na manhã desta sexta-feira, segundo dia das Jornadas de Comunicação Social, participando depois num debate com os participantes sobre a mesma temática.

O padre Dario Edoardo Viganò, director do Centro Televisivo Vaticano desde Janeiro de 2013, pouco antes da resignação de Bento XVI; foi ordenado sacerdote em Milão em 1987, tendo iniciado de seguida a investigação académica na área do cinema e do audiovisual, que o levou à leccionação e ao trabalho no sector, primeiro na Diocese de Milão e depois na Conferência Episcopal Italiana.

'Uma Rede de Pessoas' é o tema das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que decorrem na Domus Carmeli até sexta-feira.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 30 de Setembro, às 18:30
Sábado, dia 4 de Outubro, às 17:00 - 1º Anivº Manuel Ferreira Rodrigues
Domingo, dia 5 de Outubro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:15.

NOTAS
Os ofertórios das Eucaristias do fim de semana de 13 e 14 de Setembro que reverteram para a missão do Padre Casimiro na Tanzânia renderam 1.138,54€.

Do dia 1 a 4 de Maio de 2015 há uma viagem a Roma, organizada pela Junta de Freguesia de São Cristóvão do Muro.
Quem estiver interessado, pode inscrever-se junto de algum elemento da Junta de Freguesia ou na própria Junta.

Sem comentários:

Enviar um comentário