Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 26 de julho de 2016

ATENTADO EM ROUEN



Sacerdote de 86 anos assassinado em atentado terrorista em plena Igreja na diocese de Rouen, Normandia, França
   
   
(Apesar de os meios de comunicação social terem relatado à exaustão o atentado, reproduzimos o texto publicado pela Fundação AIS – Ajuda à Igreja que Sofre, para memória e oportunidade de oração pela paz, reconciliação e fraternidade)

O atentado terrorista, já reivindicado pelo auto-proclamado “Estado Islâmico” ocorreu hoje durante a missa da manhã, na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvrav, na diocese de Rouen.

Dois homens, munidos de facas entraram no edifício e sequestraram os presentes: o padre, três freiras e dois fiéis.
Uma das freiras conseguiu escapar e deu o alerta às autoridades.

Na sequência do sequestro, o padre, Jacques Hamel acabaria por ser degolado, e um dos fiéis foi ferido com gravidade.
Após a intervenção da polícia, os dois terroristas – que entraram na Igreja a gritar “Estado Islâmico” – acabariam por ser abatidos.
A polícia deteve, pouco depois, um menor por alegada cumplicidade com os dois terroristas.

O Papa Francisco foi logo informado do atentado e manifestou o seu “horror” por mais esta manifestação de “violência absurda”.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, revelou que o Papa manifestou ainda a sua “proximidade à comunidade de Rouen e a todo o povo atingido por este ataque”.
O arcebispo de Rouen, Dominique Lebrun, que se encontrava na Polónia a acompanhar a Jornada Mundial da Juventude, regressou a França para acompanhar pessoalmente a comunidade paroquial que se encontra em estado de “choque”.

Em Portugal sucederam-se as mensagens de repúdio pelo atentado e de solidariedade para com as vítimas.
Além do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também a Conferência Episcopal Portuguesa, através do seu porta-voz, o padre Manuel Barbosa, expressou a sua condenação por este atentado odioso numa igreja católica.

Por seu lado, o arcebispo de Paris, Monsenhor André Vingt-Trois, falou de “um sentimento de horror e o coração elevado pela desproporção horrível entre o ódio e a violência do ataque e a fraqueza das vítimas”.
Atacar um velho de 86 anos é a barbárie”, acrescentou.

O ataque à comunidade cristã não surpreendeu o arcebispo, que recordou que “há vários anos que os cristãos do Oriente são perseguidos, expulsos das suas terras e das suas raízes”.
O prelado, em declarações ao canal TF1, deixou ainda uma pergunta para o futuro: “Devemos acreditar que os cristãos do resto do mundo estão protegidos desta violência?”




Vídeo registado pelo Instituto Nacional do Audiovisual, francês, no dia 25 de Dezembro de 2009, quando o padre Jacques Hamel celebra a Missa de Natal na Igreja de Sainte-Thérèse em Saint-Etienne-du-Rouvray:




Fontes: Fundação AIS; Institut National de l'Audiovisuel

Sem comentários:

Enviar um comentário