Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 21 de julho de 2016

MENSAGEM VÍDEO DO PAPA POR OCASIÃO DAS JMJ 2016


Foi divulgada nesta Terça-feira a mensagem vídeo do Papa Francisco aos participantes na Jornada Mundial da Juventude 2016
Deixou também uma palavra para a população polaca
   
   

A mensagem vídeo legendada em português do Brasil:



O texto da mensagem do Papa Francisco em português:

MENSAGEM VÍDEO DO PAPA FRANCISCO
POR OCASIÃO DA VIAGEM APOSTÓLICA À POLÓNIA
[27-31 DE JULHO DE 2016]

Queridos irmãos e irmãs!

Já está próxima a trigésima primeira Jornada Mundial da Juventude, que me chama a encontrar os jovens de todo o mundo, reunidos em Cracóvia, proporcionando-me também a feliz ocasião de encontrar a amada nação polaca.
Tudo será vivido sob o signo da Misericórdia, neste Ano Jubilar, e com grata e devota memória de São João Paulo II, que foi o artífice das Jornadas Mundiais da Juventude e a guia do povo polaco no seu caminho histórico recente rumo à liberdade.

Queridos jovens polacos, sei que desde há tempos estais a preparar, sobretudo com a oração, o grande encontro de Cracóvia.
De coração vos agradeço tudo aquilo estais a fazer e o amor com que o fazeis; desde já vos abraço e abençoo.

Queridos jovens das várias partes da Europa, África, América, Ásia e Oceânia!
Abençoo também os vossos países, os vossos anseios e os vossos passos rumo a Cracóvia, para que seja uma peregrinação de fé e fraternidade.
Que o Senhor Jesus vos conceda a graça de experimentar em vós mesmos esta sua palavra: «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7).

Sinto um grande desejo de vos encontrar para oferecer ao mundo um novo sinal de harmonia, um mosaico de rostos diferentes, de tantas raças, línguas, povos e culturas, mas todos unidos no nome de Jesus, que é o Rosto da Misericórdia.

E agora uma palavra para vós, queridos filhos e filhas da nação polaca!
Sinto que é um grande dom do Senhor poder ir até junto de vós, porque sois um povo que na sua história passou por muitas provações, algumas muito duras, mas avançou com a força da fé, sustentado pela mão materna da Virgem Maria.
Estou certo de que a peregrinação ao Santuário de Czestochowa será para mim uma imersão nesta fé provada, que me fará muito bem.
Agradeço-vos as orações com que estais a preparar a minha visita.
Agradeço aos Bispos e sacerdotes, aos religiosos e religiosas, aos fiéis leigos, especialmente às famílias, a quem idealmente entrego a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris laetitia.
A «saúde» moral e espiritual duma nação vê-se pelas suas famílias: por isso São João Paulo II tinha tanto a peito os noivos, os jovens casais e as famílias.
Continuai por esta estrada!

Queridos irmãos e irmãs, mando-vos esta mensagem como penhor do meu afecto.
Permaneçamos unidos na oração.
Adeus! Até à Polónia.



O próximo encontro mundial de jovens realiza-se em Cracóvia (Polónia), entre 26 a 31 de Julho, com um programa religioso e cultural, prevendo-se a participação de cerca de 7 mil portugueses num total de 335 mil inscritos.

Mais de 600 jovens da diocese do Porto acompanharão o nosso Bispo D. António, que será um dos representantes da Igreja Católica em Portugal nas Jornadas Mundiais da Juventude de Cracóvia.

O Santo Padre partirá de Roma no dia 27 de Julho para a sua Viagem Apostólica à Polónia.
No dia 28, Quinta-feira, depois de rezar no Mosteiro de Jasna Gora junto da Virgem Negra da Polónia e de presidir à Missa na área do Santuário de Czestochowa - por ocasião dos 1050 anos do Baptismo da Polónia, regressa a Cracóvia para a cerimónia de acolhimento dos jovens no Parque Jordan em Blonia.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.



Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário