Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE DEZEMBRO

 




Para uma vida de oração

   

Intenção de oração pela Evangelização:

Rezemos para que a nossa relação pessoal com Jesus Cristo se alimente da Palavra de Deus e de uma vida de oração.


REFLEXÃO

No último mês deste ano, o Santo Padre conduz o nosso coração para o fundamento da nossa vida cristã: a oração. É na oração que acontece o encontro com o Senhor, a escuta da sua Palavra e daquilo que ecoa dentro de nós quando confrontamos a vida com o sopro do Espírito. A oração alimenta, faz ler os acontecimentos, ilumina e dá forças para continuar o caminho com o Pai, numa atitude de dar a vida como Jesus.

Este ano 2020 foi um ano surpreendente, doloroso e ainda estamos a recuperar do que aconteceu e continua a acontecer por causa da pandemia do Coronavírus. Ficam na memória acontecimentos marcantes na nossa vida de fé: a oração do Papa Francisco na Praça de S. Pedro vazia, a 27 de Março, a Semana Santa e a Páscoa celebradas em igrejas vazias. No nosso país, a celebração do 12 e 13 de Maio em Fátima sem peregrinos. Os momentos mais icónicos deste tempo, que ficarão para a história, colocam-nos diante do silêncio, do despojamento e remetem-nos apenas para a oração. É em Deus e na sua misericórdia que colocamos a nossa vida e as nossas intenções, por nós, pelo mundo, por todos os que precisam.

Este ano de 2020 alertou-nos para a necessidade da confiança e da solidariedade e de como estas nascem e se alimentam da oração. É neste ambiente que se geram as atitudes necessárias, que não fazem cair no desânimo e na incapacidade, mas elevam os olhos e o coração para a missão e para a transformação da realidade naquilo que é querido e sonhado por Deus: o seu reino de paz e de justiça.

Na celebração dos 175 anos do Apostolado da Oração, em Junho de 2019, em Roma, o Santo Padre disse que «O coração da missão da Igreja é a oração». Rezemos para que tenhamos sempre esta frase como um mote para a nossa vida pessoal, das famílias e comunidades. Quando tudo parece faltar, é a oração que nos mostra e confirma que a fidelidade amorosa do Pai nunca nos falta. Neste tempo de Advento, esperando o nascimento de Jesus, esperamos também o nascimento da vida nova e da sua luz, nas noites que atravessamos.


ORAÇÃO


Senhor Jesus,

enquanto esperamos o teu nascimento,

pedimos-Te a graça de cuidarmos na nossa vida

o espaço e o tempo da oração.


Que a oração seja o ambiente onde tudo começa e tudo acaba.

Na oração recebemos a tua inspiração

que nos leva a amar e a servir os nossos irmãos.

Na oração trazemos todos os acontecimentos

para os agradecer e aprender com eles.

Pedimos-Te a graça da fidelidade

e a alegria do encontro contigo no nosso coração.


Pai Nosso...


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Procurar viver de modo mais intenso este Advento e Natal, na oração pessoal, em família e em comunidade, preparando melhor os momentos de oração e enriquecendo-os com criatividade e profundidade.

  • Fazer uma releitura orante do ano que está a terminar, do que se retirou de todos os momentos mais difíceis, os momentos mais simbólicos, e deixar que o Senhor fale no nosso coração para encontrar um sentido e uma aprendizagem para tudo.

  • Procurar conhecer e praticar algumas pedagogias de oração, de modo particular as que são promovidas pela Rede Mundial de Oração do Papa: a plataforma Click To Pray e O Caminho do Coração.


O VÍDEO DO PAPA – Por uma vida de oração



Rezemos para que nossa relação com Jesus Cristo se alimente da Palavra de Deus e de uma vida de oração.

Papa Francisco – Dezembro 2020

"O coração da missão da Igreja é a oração. A oração é a chave para podermos entrar em diálogo com o Pai. Cada vez que lemos uma pequena passagem do Evangelho escutamos Jesus que nos fala. Conversamos com Jesus. Escutamos Jesus e respondemos. E isto é a oração.

Rezando, mudamos a realidade. E mudamos nossos corações. O nosso coração muda quando reza. Podemos fazer muitas coisas, mas sem oração não funciona. Rezemos para que nossa relação com Jesus Cristo se alimente da Palavra de Deus e de uma vida de oração. Em silêncio, cada um reze com o coração.”


Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário