Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 2 de outubro de 2021

27.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B

 




Reflexo do amor de Deus

   


As leituras do 27º Domingo do Tempo Comum apresentam, como tema principal, o projecto ideal de Deus para o homem e para a mulher: formar uma comunidade de amor, estável e indissolúvel, que os ajude mutuamente a realizarem-se e a serem felizes. Esse amor, feito doação e entrega, será para o mundo um reflexo do amor de Deus.

A primeira leitura diz-nos que Deus criou o homem e a mulher para se completarem, para se ajudarem, para se amarem. Unidos pelo amor, o homem e a mulher formarão "uma só carne". Ser "uma só carne" implica viverem em comunhão total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com o outro, unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo.

No Evangelho, Jesus, confrontado com a Lei judaica do divórcio, reafirma o projecto ideal de Deus para o homem e para a mulher: eles foram chamados a formar uma comunidade estável e indissolúvel de amor, de partilha e de doação. A separação não está prevista no projecto ideal de Deus, pois Deus não considera um amor que não seja total e duradouro. Só o amor eterno, expresso num compromisso indissolúvel, respeita o projecto primordial de Deus para o homem e para a mulher.

A segunda leitura lembra-nos a "qualidade" do amor de Deus pelos homens... Deus amou de tal forma os homens que enviou ao mundo o seu Filho único "em proveito de todos". Jesus, o Filho, solidarizou-Se com os homens, partilhou a debilidade dos homens e, cumprindo o projecto do Pai, aceitou morrer na cruz para dizer aos homens que a vida verdadeira está no amor que se dá até às últimas consequências. Ligando o texto da Carta aos Hebreus com o tema principal da liturgia deste domingo, podemos dizer que o casal cristão deve testemunhar, com a sua doação sem limites e com a sua entrega total, o amor de Deus pela humanidade.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:


LEITURA I - Gn 2,18-24

Leitura do Livro do Génesis

Disse o Senhor Deus:

«Não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele».

Então o Senhor Deus, depois de ter formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, conduziu-os até junto do homem, para ver como ele os chamaria, a fim de que todos os seres vivos fossem conhecidos pelo nome que o homem lhes desse. O homem chamou pelos seus nomes todos os animais domésticos, todas as aves do céu e todos os animais do campo. Mas não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. Então o Senhor Deus fez descer sobre o homem um sono profundo e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma costela, fazendo crescer a carne em seu lugar. Da costela do homem o Senhor Deus formou a mulher e apresentou-a ao homem. Ao vê-la, o homem exclamou:

«Esta é realmente osso dos meus ossos e a minha carne. Chamar-se-á mulher, porque foi tirada do homem».

Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne.


LEITURA II - Heb 2,9-11

Leitura da Epístola aos hebreus

Irmãos:

Jesus, que, por um pouco, foi inferior aos Anjos, vemo-l'O agora coroado de glória e de honra por causa da morte que sofreu, pois era necessário que, pela graça de Deus, experimentasse a morte em proveito de todos. Convinha, na verdade, que Deus, origem e fim de todas as coisas, querendo conduzir muitos filhos para a sua glória, levasse à glória perfeita, pelo sofrimento, o Autor da salvação. Pois Aquele que santifica e os que são santificados procedam todos de um só. Por isso não Se envergonha de lhes chamar irmãos.


EVANGELHO - Mc 10,2-16

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo,

Aproximaram-se de Jesus uns fariseus para O porem à prova e perguntaram-Lhe: «Pode um homem repudiar a sua mulher?»

Jesus disse-lhes: «Que vos ordenou Moisés?»

Eles responderam: «Moisés permitiu que se passasse um certificado de divórcio, para se repudiar a mulher».

Jesus disse-lhes: «Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, 'Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne'. Deste modo, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu».

Em casa, os discípulos interrogaram-n'O de novo sobre este assunto.

Jesus disse-lhes então: «Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério».

Apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas.

Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele».

E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo a mão sobre elas.



Avisos à Comunidade Paroquial:


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 30Set, 27º Domingo do Tempo Comum - Ano B:

- às 09H00 – Eucaristia na Igreja Paroquial

- às 10H30 – Eucaristia e Profissão de Fé no Salão Paroquial

Quarta-feira dia 6Out, às 19H00 – Eucaristia na Igreja Paroquial

Sábado dia 9Out, às 17H00 – Eucaristia Vespertina no Salão Paroquial

Domingo dia 10Out, às 9H30 Eucaristia do 28º Domingo do Tempo Comum - Ano B, no Salão Paroquial


Nota: De acordo com as novas orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, quanto ao levantamento progressivo das restrições por mor da pandemia de covid-19, a partir do dia 16 de Outubro de 2021 as Eucaristias passam a ser celebradas na Igreja Paroquial.

    - Quarta-feira às 19H00

    - Sábado às 17H00

    - Domingo às 9H30


Catequese Paroquial

Reuniões com os pais:

- 14Out, Quinta-feira às 21H00, no Salão Paroquial: Reunião com os pais das crianças do 2.º ao 10.º ano da catequese.

- 16Out, Sábado às 11H00, no Salão Paroquial: Reunião com os pais das crianças do 1.º ano da catequese.


Início da Catequese Paroquial: 23Out, Sábado às 10H00, no Salão Paroquial.



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário