INTENÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO:
Discípulos missionários
Intenção de oração pela Evangelização:
Rezemos para que cada baptizado seja envolvido na evangelização e disponível para a missão, através de um testemunho de vida que tenha o sabor do Evangelho.
REFLEXÃO
Nos últimos anos, o Papa Francisco tem dedicado a sua intenção de oração, para o mês de Outubro, ao tema da Missão, já que neste mês se celebra o Dia Mundial das Missões (dia 24). Para o Santo Padre, toda a existência cristã e eclesial é marcada pela missão. Na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, em 2019, afirma explicitamente isso: «Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada baptizada e baptizado é uma missão. Quem ama, põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida. Para o amor de Deus, ninguém é inútil nem insignificante. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque é fruto do amor de Deus».
A missão não é algo que se tem, ou que é confiado, é algo que se é, faz parte da identidade. Por isso, a expressão «discípulos missionários», tão cara ao Santo Padre, une as duas dimensões da vida de fé: o aprender de Jesus, como discípulo, ouvindo a voz do Mestre e seguindo-o, e o ser enviado, sobretudo porque foi tocado pela Boa Notícia de Jesus e deseja transmiti-la aos outros.
A vida é missão. Se encararmos assim os nossos dias, entramos num dinamismo muito positivo para as nossas palavras, gestos e acções. Damos sabor à vida e um sabor particular, o «sabor do Evangelho», que fala sobretudo de ternura, misericórdia, entrega da vida, cuidado...
É importante dar-nos conta que a Missão de evangelizar não está reservada aos padres, consagrados ou consagradas, mas é algo inerente ao ser baptizado. Cada cristão é um missionário. Se todos crescermos nesta consciência, as nossas comunidades cristãs e as nossas famílias serão certamente luz e sinal de esperança e caridade neste mundo, tão sedento da graça de Deus, especialmente nas vidas de quem se sente só e desamparado. Fiquemos com esta ideia: a missão não deixa ninguém para trás.
ORAÇÃO
Deus, nosso Pai,
que nos enviaste o teu Filho Jesus para anunciar a todos a tua salvação.
Ao dar a sua vida, ao aproximar-se dos mais frágeis e desfavorecidos, o teu Filho Jesus deixou-nos um testemunho de como devemos ser discípulos e apóstolos.
Dá-nos a graça de anunciarmos sem medo que a vida tem sentido e é maior se tiver o sabor do Evangelho de Jesus.
Pai-Nosso...
DESAFIOS PARA O MÊS
Dar testemunho de vida, assumindo-me, enquanto baptizado, como discípulo missionário, fazendo com que a minha vida reflicta o sabor do Evangelho.
Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, através da oração pessoal e da intimidade com Cristo, que faz descobrir os apelos que a realidade me faz, para lhe levar a consolação.
Ser disponível para a missão de Cristo, oferecendo diariamente a vida, as acções e as palavras para bem daqueles que mais precisam de experimentar a compaixão do Senhor.
Ser missionário na vida quotidiana, como parte da Igreja que é enviada ao mundo para anunciar a proximidade do Reino, nos ambientes onde me movo.
O VÍDEO DO PAPA – Discípulos Missionários
"Jesus pede a todos nós, e a ti também, que sejamos discípulos missionários. Estás preparado?
Basta estarmos disponíveis ao seu apelo e vivermos unidos ao Senhor nas coisas mais quotidianas, no trabalho, nos encontros, nas ocupações diárias, nas casualidades de cada dia, deixando-nos sempre guiar pelo Espírito Santo.
Se Cristo te move, se fazes as coisas porque Cristo te orienta, os outros notarão isso facilmente.
E o teu testemunho de vida provocará admiração, e a admiração fará com que os outros se perguntem: "Como é possível que seja assim?" ou "De onde esta pessoa tira o amor com que trata os outros, a amabilidade, o bom humor?"
Recordemos que a missão não é fazer proselitismo. A missão baseia-se no encontro entre as pessoas, no testemunho de homens e mulheres que dizem: "Eu conheço Jesus, gostaria que tu também O conhecesses".
Irmãos e irmãs, rezemos para que cada baptizado participe na evangelização e que cada baptizado esteja disponível para a missão através do seu testemunho de vida. E que este testemunho de vida tenha o sabor do Evangelho."
Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa
Sem comentários:
Enviar um comentário