Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 9 de outubro de 2021

28.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B

 




Fazer escolhas

      


A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum convida-nos a reflectir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que nem sempre o que reluz é ouro e que é preciso, por vezes, renunciar a certos valores perecíveis, a fim de adquirir os valores da vida verdadeira e eterna.

Na primeira leitura, um "sábio" de Israel apresenta-nos um "hino à sabedoria". O texto convida-nos a adquirir a verdadeira "sabedoria" (que é um dom de Deus) e a prescindir dos valores efémeros que não realizam o homem. O verdadeiro "sábio" é aquele que escolheu escutar as propostas de Deus, aceitar os seus desafios, seguir os caminhos que Ele indica.

O Evangelho apresenta-nos um homem que quer conhecer o caminho para alcançar a vida eterna. Jesus convida-o renunciar às suas riquezas e a escolher "caminho do Reino" - caminho de partilha, de solidariedade, de doação, de amor. É nesse caminho - garante Jesus aos seus discípulos - que o homem se realiza plenamente e que encontra a vida eterna.

A segunda leitura convida-nos a escutar e a acolher a Palavra de Deus proposta por Jesus. Ela é viva, eficaz, actuante. Uma vez acolhida no coração do homem, transforma-o, renova-o, ajuda-o a discernir o bem e o mal e a fazer as opções correctas, indica-lhe o caminho certo para chegar à vida plena e definitiva.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I - Sab 7,7-11

Leitura do Livro da Sabedoria

Orei e foi-me dada a prudência; implorei e veio a mim o espírito de sabedoria. Preferi-a aos ceptros e aos tronos e, em sua comparação, considerei a riqueza como nada. Não a equiparei à pedra mais preciosa, pois todo o ouro, à vista dela, não passa de um pouco de areia e, comparada com ela, a prata é considerada como lodo. Amei-a mais do que a saúde e a beleza e decidi tê-la como luz, porque o seu brilho jamais se extingue. Com ela me vieram todos os bens e, pelas suas mãos, riquezas inumeráveis.


LEITURA II - Heb 4,12-13

Leitura da Epístola aos Hebreus

A palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que uma espada de dois gumes: ela penetra até ao ponto de divisão da alma e do espírito, das articulações e medulas, e é capaz de discernir os pensamentos e intenções do coração. Não há criatura que possa fugir à sua presença: tudo está patente e descoberto a seus olhos. É a ela que devemos prestar contas.


EVANGELHO - Mc 10,17-30

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo,

ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d'Ele e Lhe perguntou:

«Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?»

Jesus respondeu:

«Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: 'Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe'».

O homem disse a Jesus:

«Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude».

Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu:

«Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me».

Ouvindo estas palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhando à volta, disse aos discípulos:

«Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!»

Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo:

«Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus».

Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros:

«Quem pode então salvar-se?»

Fitando neles os olhos, Jesus respondeu:

«Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível».

Pedro começou a dizer-Lhe:

«Vê como nós deixámos tudo para Te seguir».

Jesus respondeu:

«Em verdade vos digo: Todo aquele que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna».



Avisos à Comunidade Paroquial:


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 10Out, às 9H30, Eucaristia do28º Domingo do Tempo Comum - Ano B, no Salão Paroquial.


Quarta-feira dia 13Out, às 19H00 – Eucaristia na Igreja Paroquial; 7.º dia do falecimento de Arnaldo Costa Lima.

Sábado dia 16Out, às 17H00 – Eucaristia Vespertina na Igreja Paroquial.

Domingo dia 17Out, às 9H30 Eucaristia do 29º Domingo do Tempo Comum - Ano B, na Igreja Paroquial.


Nota: De acordo com as novas orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, quanto ao levantamento progressivo das restrições por mor da pandemia de covid-19, a partir do dia 16 de Outubro de 2021 as Eucaristias vespertinas e dominicais passam também a ser celebradas na Igreja Paroquial.


Catequese Paroquial

Reuniões com os pais:

- 14Out, Quinta-feira às 21H00, no Salão Paroquial: Reunião com os pais das crianças do 2.º ao 10.º ano da catequese.

- 16Out, Sábado às 11H00, no Salão Paroquial: Reunião com os pais das crianças do 1.º ano da catequese.


Início da Catequese Paroquial: 23Out, Sábado às 10H00, no Salão Paroquial.



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário