Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 30 de dezembro de 2023

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ - Ano B

 




Que família somos nós?

   


Caminhada do Advento ao Baptismo do Senhor

Festa da Sagrada Família: A alegria do amor em família: o júbilo da Igreja

Estamos a celebrar a Festa da Sagrada Família, ao cair o pano do velho ano. Nunca esqueçamos isto: “a alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja. Apesar dos numerosos sinais de crise no matrimónio «o desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens, e isto incentiva a Igreja». Como resposta a este anseio, «o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia» (AL 1). Podemos pensar, neste dia, ou neste tempo, algumas formas de valorização da família.


Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: A alegria da paz: o respiro do cristão

Os textos do dia, centrados na maternidade divina de Maria, recordam-nos a alegria fundante de nos sabermos filhos de Deus: é a alegria fundamental da nossa filiação divina. O contexto de guerra na Ucrânia, na Terra Santa, no Sudão e em tantas partes do mundo, far-nos-á certamente acentuar e invocar a Paz e compreender a sua relação com a alegria. Este é afinal também o Dia Mundial da Paz. Examinemos um pouco a relação entre a alegria e paz, ambos frutos do Espírito Santo.

Diz-nos o Papa Francisco que a alegria é o respiro, o modo de se expressar do cristão. A alegria não é algo que se compra ou que se obtém com esforço: não, é um fruto do Espírito Santo! Não se pode viver de modo cristão sem alegria, pelo menos no seu primeiro grau, que é a paz. Com efeito, o primeiro grau da alegria é a paz: sim, quando chegam as provações, sofremos; mas descemos e encontramos a paz e aquela paz ninguém no-la pode tirar. Alegria não significa viver de risada em risada. Porque a alegria cristã é a paz, a paz que se encontra nas raízes, a paz do coração, a paz que somente Deus nos pode dar: esta é a alegria cristã. Peçamos ao Espírito Santo que nos dê a alegria, que nos dê a consolação, pelo menos no primeiro grau: a paz. Cientes de que ser homens e mulheres de alegria significa ser homens e mulheres de paz.


Tema da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José - Ano B:

O Deus que se vestiu de menino frágil e se apresentou aos homens no presépio de Belém encontrou abrigo numa família humana, a família de José e de Maria, dois jovens esposos de Nazaré, uma aldeia situada nas colinas da Galileia. Neste domingo, ainda em contexto de celebração do Natal do Senhor, a liturgia convida-nos a olhar para essa Sagrada Família; e propõe-nos que a vejamos como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares.

O Evangelho leva-nos, com a Sagrada Família, até ao Templo de Jerusalém, onde Jesus vai ser apresentado a Deus, conforme a Lei judaica determinava (cf. Nm 18,15-16). O quadro, profundamente interpelador, mostra uma família fiel e crente, que escuta a Palavra de Deus, que procura concretizá-la na vida e que consagra a Deus os seus membros.

A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram o convite para ser “Homem Novo”. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.

A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais… É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I – Sir 3,3-7.14-17a

Leitura do Livro de Ben-Sirá

Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles a autoridade da mãe. Quem honra seu pai obtém o perdão dos pecados, e acumula um tesouro quem honra sua mãe. Quem honra o pai encontrará alegria nos seus filhos e será atendido na sua oração. Quem honra seu pai terá longa vida, e quem lhe obedece será o conforto de sua mãe. Filho, ampara a velhice do teu pai e não o desgostes durante a sua vida. Se a sua mente enfraquece, sê indulgente para com ele e não o desprezes, tu que estás no vigor da vida, porque a tua caridade para com teu pai nunca será esquecida e converter-se-á em desconto dos teus pecados.


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 127 (128)

Refrão: Felizes os que esperam no Senhor e seguem os seus caminhos.

Feliz de ti, que temes o Senhor e andas nos seus caminhos. Comerás do trabalho das tuas mãos, serás feliz e tudo te correrá bem.

Tua esposa será como videira fecunda no íntimo do teu lar; teus filhos serão como ramos de oliveira ao redor da tua mesa.

Assim será abençoado o homem que teme o Senhor. De Sião te abençoe o Senhor: vejas a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida.


LEITURA II – Col 3, 12-21

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses

Irmãos:

Como eleitos de Deus, santos e predilectos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também. Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só corpo. E vivei em acção de graças. Habite em vós com abundância a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão. E tudo o que fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus Pai. Esposas, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai as vossas esposas e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, não exaspereis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo.


EVANGELHO – Lc 2,22-40

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor.

Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor; e veio ao templo, movido pelo Espírito. Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino, para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando:

«Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo».

O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe:

«Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; – e uma espada trespassará a tua alma – assim se revelarão os pensamentos de todos os corações».

Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos após o tempo de donzela e viúva até aos oitenta e quatro. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. Estando presente na mesma ocasião, começou também a louvar a Deus e a falar acerca do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia, tornava-Se robusto e enchia-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.


Avisos à Comunidade Paroquial:


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 31Dez, às 09H30 – Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José - Ano B

Segunda-feira 1Jan, às 9H30 – Eucaristia da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus – Ano B


Quarta-feira 3Jan, às 19H00 – Eucaristia


Sábado dia 6Jan, às 17H00 – Eucaristia Vespertina na Capela de São Pantaleão

    - 7º Dia de Paulo Manuel Tavares Oliveira

    - 30º Dia de Maria da Conceição Dias Ferreira de Sá

Domingo dia 7Jan, às 09H30 – Solenidade da Epifania do Senhor - Ano B

- Celebramos todos os falecidos na nossa Comunidade Paroquial durante o ano de 2023



Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário