Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 9 de dezembro de 2023

II DOMINGO DO ADVENTO - Ano B

 




Dar todo o espaço para Cristo

   


Caminhada do Advento ao Baptismo do Senhor

2.ª semana do Advento: A alegria de dar alegria: a alegria que nasce do serviço.

A 1.ª leitura deste Domingo (Is 40,1-5.9-11) deixa-nos uma exortação à consolação (“Consolai, consolai o meu Povo”), ao cuidado dos outros, ao bem que se difunde. E nós fazemo-lo, na confiança de que “há mais alegria em dar do que em receber” (At 20,35).

Leia-se, a este propósito, a Nota pastoral do nosso Bispo: “São Paulo atribui a Jesus uma frase que vai nesta direcção: “Há maior alegria em dar do que em receber” (At 20, 35). E o Papa Francisco, no encontro com representantes de centros de assistência e caridade, em Lisboa, citou o nosso S. João de Deus que pedia esmola para os pobres usando sempre o mesmo estribilho: “Fazei bem, irmãos. Fazei bem a vós mesmos”. O teólogo Armando Matteo recomenda-nos: “Em vez do prazer, [importa] descobrir a alegria de dar alegria, num tempo em que o gozo se tornou o nosso primeiro dever”.

Propusemos, no nosso Plano Diocesano de Pastoral 2023-2024, “a alegria do bem que se difunde, a alegria de dar alegria aos outros, a alegria de levar a todos a consolação de Deus, no serviço desinteressado, na caridade e nas obras de misericórdia, em vez da procura individualista do prazer, num tempo em que o gozo se tornou o nosso primeiro dever; “ser feliz com Deus significa: amar como Ele, ajudar como Ele, doar como Ele, servir como Ele” (Santa Madre Teresa de Calcutá)” (PDP, III.4.11).

Na sua Nota Pastoral, Dom Manuel Linda escreve: “a alegria não é produto comerciável. Pode ser favorecida artificialmente por eventos sociais ou substâncias psicotrópicas. Mas, no primeiro caso, dura somente enquanto decorre o contexto que a motiva e, na outra situação, é substituída imediatamente pela ressaca e pela náusea. E retira a liberdade pessoal ao criar o círculo vicioso da depressão/compensação/depressão. A alegria ou se edifica a partir de resolutas coordenadas interiores, de uma escala de valores que se ousa seguir, ou não acontece. Coincide com o sentido que se dá à vida, no serviço solidário que se presta aos irmãos, na certeza de que «uma vida que não sabe servir, não serve para nada»” (Dom Manuel Linda, Nota Pastoral «A alegria que nasce do serviço»).

Redescubramos, pois, nesta semana, “a alegria do sim fiel e do serviço, nas diversas vocações e ministérios (instituídos ou ordenados), que deve sobrepor-se à ideia de uma vida pesada e triste” (PDP, III.4.9).

Recordemos as palavras sábias de R. Tagore: “Dormia e sonhava que a vida era só alegria. Acordei e vi que a vida era serviço. Servi e aprendi que o serviço era alegria”.



A liturgia do segundo domingo de Advento constitui um veemente apelo à conversão, ao reencontro de cada um de nós com Deus. Por sua parte, Deus está sempre disposto a oferecer a todos um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando cada um aceitar reformar o seu coração, abrindo-o aos valores de Deus.

Na primeira leitura, um profeta anónimo da época do Exílio garante aos exilados a fidelidade de Deus e a sua vontade de conduzir o Povo – através de um caminho fácil e direito – em direcção à terra da liberdade e da paz. Ao Povo, por sua vez, é pedido que dispa os seus hábitos de comodismo, de egoísmo e de auto-suficiência e aceite, outra vez, confrontar-se com os desafios de Deus.

No Evangelho, João Baptista convida os seus contemporâneos (e, claro, as pessoas de todas as épocas) a acolher o Messias, aquele que traz a Boa Notícia da salvação. A missão do Messias – diz João – será oferecer a todos esse Espírito de Deus que gera vida nova e permite viver numa dinâmica de amor e de liberdade. No entanto, só poderá estar aberto à proposta do Messias quem tiver percorrido um autêntico caminho de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade.

A segunda leitura aponta para a parusia, a segunda vinda de Jesus. Convida-nos à vigilância, isto é, a vivermos dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-nos na transformação do mundo e na construção do Reino. Se os crentes pautarem a sua vida por esta dinâmica de contínua conversão, encontrarão no final da sua caminhada terrena “os novos céus e a nova terra onde habita a justiça”.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I – Isaías 40,1-5.9-11

Leitura do Livro de Isaías

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém e dizei-lhe em alta voz que terminaram os seus trabalhos e está perdoada a sua culpa, porque recebeu da mão do Senhor duplo castigo por todos os seus pecados. Uma voz clama:

«Preparai no deserto o caminho do Senhor, abri na estepe uma estrada para o nosso Deus. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas. Então se manifestará a glória do Senhor e todo o homem verá a sua magnificência, porque a boca do Senhor falou».

Sobe ao alto dum monte, arauto de Sião! Grita com voz forte, arauto de Jerusalém! Levanta sem temor a tua voz e diz às cidades de Judá:

«Eis o vosso Deus. O Senhor Deus vem com poder, o seu braço dominará. Com Ele vem o seu prémio, precede-O a sua recompensa. Como um pastor apascentará o seu rebanho e reunirá os animais dispersos; tomará os cordeiros em seus braços, conduzirá as ovelhas ao seu descanso».


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 79 (80)

Refrão: Mostrai-nos o vosso amor e dai-nos a vossa salvação.

Escutemos o que diz o Senhor: Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis. A sua salvação está perto dos que O temem e a sua glória habitará na nossa terra.

Encontraram-se a misericórdia e a fidelidade, abraçaram-se a paz e a justiça. A fidelidade vai germinar da terra e a justiça descerá do Céu.

O Senhor dará ainda o que é bom e a nossa terra produzirá os seus frutos. A justiça caminhará à sua frente e a paz seguirá os seus passos.


LEITURA II – 2 Pedro 3,8-14

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Pedro

Há uma coisa, caríssimos, que não deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não tardará em cumprir a sua promessa, como pensam alguns. Mas usa de paciência para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos possam arrepender-se. Entretanto, o dia do Senhor virá como um ladrão: nesse dia, os céus desaparecerão com fragor, os elementos dissolver-se-ão nas chamas e a terra será consumida com todas as obras que nela existem. Uma vez que todas as coisas serão assim dissolvidas, como deve ser santa a vossa vida e grande a vossa piedade, esperando e apressando a vinda do dia de Deus, em que os céus se dissolverão em chamas e os elementos se fundirão no ardor do fogo! Nós esperamos, segundo a promessa do Senhor, os novos céus e a nova terra, onde habitará a justiça. Portanto, caríssimos, enquanto esperais tudo isto, empenhai-vos, sem pecado nem motivo algum de censura, para que o Senhor vos encontre na paz.


EVANGELHO – Marcos 1,1-8

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías:

«Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’».

Apareceu João Baptista no deserto a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pelos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia:

«Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».



Avisos à Comunidade Paroquial:


Boletim Vicarial

No final da Eucaristia foi distribuído o Boletim Vicarial de Dezembro de 2023. Em anexo ao boletim é divulgado o calendário da Visita Pastoral de D. Joaquim Dionísio à nossa vigararia. Na nossa paróquia, D. Joaquim vai estar de 6 a 12 de Maio de 2023.


Sagrada Família

Durante a próxima semana, o Grupo de Jovens vai distribuir em todas as casas uma mensagem de Natal do nosso pároco e também a informar do retomar a visita da Sagrada Família às nossas famílias, indicando o responsável de cada zona. Quem quiser receber em sua casa a visita da Sagrada Família, deve contactar até ao final do ano o responsável da sua zona ou a Dona Isabel na sacristia.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 10Dez, às 09H30, II Domingo do Advento - Ano B


Quarta-feira 13Dez, às 19H00 – Eucaristia – 30º Dia de Maria Adelaide da Silva Ferreira Barbosa


Sábado dia 16Dez, às 17H00 – Eucaristia Vespertina

Domingo dia 17Dez, às 09H30, III Domingo do Advento - Ano B


Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário