Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 2 de dezembro de 2023

I DOMINGO DO ADVENTO - Ano B

 




Como viver o Advento?

   


Caminhada do Advento ao Baptismo do Senhor

1.ª semana do Advento: A alegria de uma espera: alegres na esperança

A liturgia do 1.º domingo do Advento sugere-nos a espera vigilante (cf. Evangelho: Mc 13,33.37). Fazemos parte daqueles que “esperam a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo” (cf. 2.ª leitura: 1 Cor 1,3-9) e pomos a confiança num Deus que faz tudo por tudo “em favor daqueles que n’Ele esperam” (1.ª leitura: Is 63,16-17; 64,2-7). Queremos viver esta semana “alegres na esperança” (Rm 12,12), como no-lo recorda o lema episcopal do nosso Bispo e o tema do próximo Dia Mundial da Juventude.

Pensando nestes tempos de guerra, vêm ao de cima as palavras sábias de São Paulo VI: “Apesar de tudo, uma tal situação, não nos há de impedir de falar da alegria, de esperar pela alegria; antes pelo contrário. É no meio das suas desgraças que os nossos contemporâneos precisam de conhecer a alegria e de ouvir o seu cântico” (São Paulo VI, Gaudete in Domino, 9.5.1975 - GD).

O optimismo e a esperança acompanham sempre a alegria. Umas vezes entramos pela esperança para terminar na alegria, outras vezes empenhamo-nos para conseguir a alegria e terminamos na esperança.

Esta 1.ª semana inclui também a Solenidade da Imaculada Conceição. A mulher grávida é um ícone da esperança que vivemos no Advento.



A liturgia do primeiro Domingo do Advento convida-nos a encarar a nossa caminhada pela história com a certeza de que “o Senhor vem”. Apresenta também indicações concretas acerca da forma como devemos viver enquanto esperamos o Senhor.

A primeira leitura é um apelo dramático a Deus que é “pai” e “redentor”, no sentido de vir mais uma vez ao encontro de Israel para o libertar do pecado e para recriar um Povo de coração novo. O profeta está absolutamente convicto de que a essência de Deus é amor e misericórdia; e esses atributos de Deus são a garantia da sua intervenção salvadora em cada passo da caminhada histórica do Povo de Deus.

O Evangelho convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que “o Senhor vem”. Propõe que esse tempo de espera seja um tempo de “vigilância”, isto é, um tempo de compromisso activo e efectivo com a construção do Reino.

A segunda leitura mostra como Deus Se faz presente na história e na vida de uma comunidade crente, através dos dons e carismas que gratuitamente derrama sobre o seu Povo. Sugere também aos crentes que se mantenham atentos e vigilantes, a fim de acolherem os dons de Deus.


Comentário do padre Manuel Barbosa, scj:



LEITURA I – Isaías 63,16b-17.19b; 64,2b-7

Leitura do Livro de Isaías

Vós, Senhor, sois nosso Pai e nosso Redentor, desde sempre, é o vosso nome. Porque nos deixais, Senhor, desviar dos vossos caminhos e endurecer o nosso coração, para que não Vos tema? Voltai, por amor dos vossos servos e das tribos da vossa herança. Oh, se rasgásseis os céus e descêsseis! Ante a vossa face estremeceriam os montes! Mas Vós descestes e perante a vossa face estremeceram os montes. Nunca os ouvidos escutaram, nem os olhos viram que um Deus, além de Vós, fizesse tanto em favor dos que n’Ele esperam. Vós saís ao encontro dos que praticam a justiça e recordam os vossos caminhos. Estais indignado contra nós, porque pecámos e há muito que somos rebeldes, mas seremos salvos. Éramos todos como um ser impuro, as nossas acções justas eram todas como veste imunda. Todos nós caímos como folhas secas, as nossas faltas nos levavam como o vento. Ninguém invocava o vosso nome, ninguém se levantava para se apoiar em Vós, porque nos tínheis escondido o vosso rosto e nos deixáveis à mercê das nossas faltas. Vós, porém, Senhor, sois nosso Pai e nós o barro de que sois o Oleiro; somos todos obra das vossas mãos.


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 79 (80)

Refrão: Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar,

mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.

Pastor de Israel, escutai, Vós que estais sentado sobre os Querubins, aparecei. Despertai o vosso poder e vinde em nosso auxílio.

Deus dos Exércitos, vinde de novo, olhai dos céus e vede, visitai esta vinha. Protegei a cepa que a vossa mão direita plantou, o rebento que fortalecestes para Vós.

Estendei a mão sobre o homem que escolhestes, sobre o filho do homem que para Vós criastes; e não mais nos apartaremos de Vós: fazei-nos viver e invocaremos o vosso nome.


LEITURA II – 1 Coríntios 1,3-9

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

A graça e a paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças a Deus, em todo o tempo, a vosso respeito, pela graça divina que vos foi dada em Cristo Jesus. Porque fostes enriquecidos em tudo: em toda a palavra e em todo o conhecimento; e deste modo, tornou-se firme em vós o testemunho de Cristo. De facto, já não vos falta nenhum dom da graça, a vós que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele vos tornará firmes até ao fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor.


EVANGELHO – Marcos 13,33-37

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»



Avisos à Comunidade Paroquial:


Visita aos Doentes

Como foi anunciado anteriormente, quem pretender que o Sr. Padre José Ricardo visite um familiar que esteja doente ou impossibilitado de sair de casa, deve comunicar-lhe para que possa programar a visita e organizar a distribuição da Sagrada Comunhão.


Visitas Pastorais

Na próxima Sexta-feira, dia 8 de Dezembro, às 21H00, no Salão Paroquial, vai ser feita a apresentação das Visitas Pastorais que irão decorrer na nossa vigararia durante o ano de 2024. Na nossa paróquia a Vista Pastoral decorrerá de 6 a 12 de Maio. Neste encontro inicial estará connosco o Sr. D. Joaquim Dionísio, Bispo responsável pela nossa vigararia. Todos os paroquianos estão convidados a estar presentes.


Celebrações Eucarísticas

Domingo dia 3Dez, às 09H30, I Domingo do Advento - Ano B


Quarta-feira 6Dez, às 19H00 – Eucaristia

Sexta-feira 8Dez, às 9H30 – Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria (Festa da Avé Maria para as crianças do 1.º ano da Catequese Paroquial)


Sábado dia 9Dez, às 17H00 – Eucaristia Vespertina (Missa das Equipas de Nossa Senhora)

Domingo dia 10Dez, às 09H30, II Domingo do Advento - Ano B


Fontes: Dehonianos; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário